segunda-feira, 7 de março de 2011

Versões Modernas da Bíblia - Parte I




Pr. Peter Rees Jr

Tendo como objetivo esclarecer os irmãos a respeito das diferenças entre as diversas versões modernas da Bíblia, esse foi o tema escolhido pelo irmão Peter Rees Jr, pastor da Neo de Vila Kelly, em Campo Grande, MS, neto do saudoso missionário João Reis, plantador da Igreja Neotestamentária em Poxoréu durante a década de 30, do século passado.

O preletor observou que diversos versículos não constam de algumas versões, sob a observação de que tais e tais não aparecem nos melhores manuscritos. Recomendou a utilização da versão Almeida Corrigida Fiel, produzida pela Sociedade Trinitariana.

Em relação ao Velho Testamento quase não existe controvérsia, haja vista que o mesmo foi preservado pelos judeus, os quais tinham muito cuidado em fazer as cópias dos mesmos. Era composto pela Torá, Neviim e Kethuvim. Totalizavam 24 livros que são equivalentes aos 39 livros que temos hoje.

A partir do ano 600, os massoretas assumiram o compromisso de continuar a preservação do Velho Testamento. Os textos massoréticos tiveram sua qualidade confirmada pela descoberta dos manuscritos do Mar Morto, descobertos em 1947.

O problema das versões se refere ao Novo Testamento. Aqui há muitas divergências entre as versões. Já nos próprios dias em que foram escritos, Pedro registra que haviam pessoas distorcendo a verdade dos textos.

O Canon do Novo Testamento somente foi definido no ano 400 depois de Cristo, constando de 27 livros.

Nenhum comentário: