quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TRATANDO COM SERIEDADE AS COISAS DE DEUS.


As coisas do Senhor são muito sérias. Infelizmente tem pessoas que brincam, zombam, e tratam com leviandade as coisas do Senhor. Como diz em Jr. 48:10 a: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente”...
       Desde os tempos do Antigo Testamento, com Moisés, Quando o povo se rebelava, como no caso de Corá, Datã e Abirão em Nm. 16, quando muitos foram tragados vivos pela terra e desceram ao abismo, por se rebelarem contra Deus e contra Moisés. Deus não poupou nem mesmo o Sacerdote Arão e sua irmã Miriam, quando se rebelaram falando contra Moisés por ele haver tomado uma mulher Etíope, (cusita). Nm. 12. Depois em Nm. 16:41-49, quando morreram catorze mil e setecentos, e teria morrido mais, não fosse a intercessão de Arão e Moisés, a Deus. A Bíblia diz que o Senhor se indignou! v. 46.
Pela desobediência de Acã em Js. 7. Enquanto Josué reclamava, prostrado diante do Senhor, v. 6, O Senhor disse-lhe: “Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre teu rosto? Israel pecou”!... Josué queria culpar a Deus, mas Deus o fez ver que a culpa era sua como líder!
Em Os. 4:6 está escrito: “O meu povo está sendo destruído, porque falta o conhecimento. Porque tu sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que esqueceste da Lei do teu Deus, também eu me esquecei de teus filhos”.
O sacerdote é responsável pelo pecado na igreja, porque ele precisa saber, e ele sabe, porque assim como Deus mostrou a Moisés, a Josué, ele mostrará a todos aos que Ele mesmo unge ou delega como sacerdotes. E este, tem a responsabilidade de tratar o assunto para o bem da obra e da igreja! Deus está preocupado mais com a obediência, com a qualidade, do que com quantidade ou com sacrifícios. Foi o Samuel disse a Saul.
“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça a Sua Palavra? Eis que o obedecer é melhor que sacrificar, e o atender, melhor do que gorduras de carneiros. Porque a rebelião é como pecado de feitiçaria e a obstinação é como idolatria e culto a ídolos”... 1 Sm. 15:22-23a.
Rebelião e obstinação é o mesmo que teimosia. Para Deus é como idolatria e pecado de feitiçaria. Em outras palavras, tudo é para o Senhor, ABOMINAÇÃO! Reprovável, imundícia, repugnante...
Esse tipo de pecado acaba com a vida espiritual de qualquer igreja! E a culpa é do líder ou dos líderes!
Em Apocalipse, quando o Senhor falava ao anjo das igrejas, estava falando com o responsável pela igreja. “Os anjos são espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herda a salvação”.  Hb. 1.14. Nesse aspecto também vemos que o anjo de que se refere Ap. 1:20, são os ministros responsáveis pelas igrejas, constituídos pelo próprio Senhor  e confirmados pela igreja. Embora muitos não acreditem nesta explicação. A palavra anjo é frequentemente traduzido também como “mensageiro”. Enquanto João estava preso na Ilha de Patmos, ele escrevia as mensagens às sete igrejas da Ásia Menor e os sete anjos, ou seja, os líderes dessas igrejas tinham a responsabilidade de repassar as igrejas, tudo aquilo que o Senhor mandava através das escritas de João. João escrevia a toda a igreja mas a responsabilidade de transmitir era do “mensageiro, do líder, do anjo. Nós temos a responsabilidade de transmitir TUDO aquilo que o Senhor nos diz. Ainda que seja laborioso, temos o dever de tratar com muita seriedade, porque se trata de mensagens de Deus.
Ao anjo igreja de Éfeso, por exemplo o Senhor diz:  “Conheço as tuas obras, tanto o teu labor, como a tua perseverança e que não podes suportar homens maus, e que puseste a prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achastes mentirosos; e tens perseverança, e suportastes provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer”. Ap. 2:2,3.
Por outro lado, o Senhor diz ao anjo da igreja de Pérgamo: “Tenho todavia contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina dos de Balaão, o qual ensinava Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel, para comerem coisas sacrificadas a ídolos e praticaram a prostituição. Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas”.
Os nicolaítas eram cristãos, possivelmente discípulos de Nicolau, diácono que supostamente se desviou At 6:5, os quais, apesar de convertidos, de alguma maneira praticavam as obras da carne. Eles supervalorizavam a graça, faziam o trabalho do Senhor relaxadamente, acreditando que não precisavam praticar boas obras. Enquanto a igreja de Éfeso ODIAVA as obras dos nicolaítas, as quais o Senhor também odiava, Ap. 2:6, a igreja de Pérgamo sustentava, estas obras. As obras dos Nicolaítas eram uma seita no meio da igreja. Uma seita que comiam alimentos sacrificados a ídolos, e entregavam-se aos prazeres carnais. Mas tudo o que o Senhor aborrece, nós não podemos aceitar também.
Em 1 Tm. 4:1,2 está escrito: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem cauterizada a própria consciência”.
A Palavra de Deus diz: “Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Bem aventurados sois quando por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo disserem todo mal contra vós”. Mt. 5:10,11.
Ainda que custe muito, tratemos com justeza e seriedade as obras que o Senhor nos tem confiado. “Pois, aquele que faz injustiça receberá em troca a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas”. Cl. 3:25.
Se alguém quer perverter o evangelho de Cristo, é nós que temos que combater. Seja quem for, mesmo que seja um “anjo vindo do céu”, seja maldição, como está escrito em Gl. 1:7-9.
“Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade”. 2 Co. 13:8.  
Por preocupação com quantidade, tendemos a suportar aquilo que o Senhor aborrece, e, isto é muito perigoso. Sei que alguns que ler este texto vai me achar radical, mas o Senhor Jesus Cristo foi radical, quando precisou ser. Isso não é falta de amor, porque o principal mandamento é: “Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Mc. 12:30,31.
Em certa ocasião em que o Senhor Jesus falava sobre ele mesmo ser o pão da vida, Muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Jo. 6:66. A desculpa dos discípulos foi que o discurso era demasiadamente duro e que ninguém estava querendo ouvir. Estavam escandalizados com os ensinamentos de Jesus. Jo. 6:60,61. Foi então que O Senhor Jesus Cristo perguntou aos doze, aqueles que ele havia escolhido para andarem com Ele: “Porventura quereis também vós outros retirar-vos”?  Pedro respondeu: Senhor, para quem iremos tu tens palavra de vida eterna. V. 67.
Jesus Cristo ficaria só! Mas cumpriria, Ele, a vontade de Deus! A obra é do Senhor! Deus falou algumas vezes a Moisés, Saí você, Arão, Mirian, a congregação, do meio desse povo que eu o destruirei num momento. Como Moisés e Arão, e, como sacerdotes, também temos que interceder pelo povo, mas quando a rebelião continua, deixa Deus tratar o caso! 

2 comentários:

Rosangela Lins Almeida disse...

Diz a Palavra que "procurou o pregador achar palavras agradáveis mas o escrito é de retidão e de verdade". Muito bom o seu texto Zigo.
Que linda a foto com Ana Elise! Continue a cultivar essa amizade tão linda com ela. Um grande abraço, no amor do mestre. Rô

Adjair disse...

Graças a Deus por esta mensagem meu querido irmão, a igreja de Cristo precisa de pessoas com coragem para resistir as astutas siladas que o diabo está levantando, infelizmente dentro das congregações. Estamos vivendo no tempo da igreja de Laodicéia descrito em Apocalipse, onde a mornidão está tomando conta dos corações... isto é muito perigoso, pois Deus poderá nos "vomitar" de sua boca.
Realmente as coisas de Deus deve ser tratada com muita seriedade e responsabilidade.

Graça e Paz, Adjair.