sábado, 31 de agosto de 2013

Fazendo cada um a sua parte, Deus fará a Dele em nós.

Exemplo I do Senhor Jesus Cristo.

O livre arbítrio, que é o poder que cada pessoa tem de escolher suas ações, que caminho seguir, o que fazer de sua vida, claro que, arcando com as consequências se fizer errado, é um poder que o homem tem, dado por Deus desde o primeiro homem Adão e de sua companheira Eva. Isto quer dizer que Deus fez o homem com vontades próprias e não como um robô que é manipulado.  Esse poder foi dado ao homem desde a sua criação. Aliás, não foi dado só ao homem, foi dado também aos anjos, porque lúcifer e um terço dos anjos dos céus escolheram se rebelar contra Deus, e, claro, também arcaram com as consequências da desobediência, sendo expulsos dos céus, pelo Deus Todo poderoso.
Cada pessoa na terra tem esse poder de escolha. Para que nós alcancemos o perdão dos pecados que cometemos, precisamos fazer a escolha de nos entregarmos a Deus, aceitando ao Senhor Jesus Cristo, que é o único mediador entre Deus e os homens, como Salvador e Senhor de nossas vidas. Os que conhecem a Palavra de Deus sabem que tudo foi por causa de Adão e Eva que, valendo-se do livre arbítrio, deram ouvidos ao conselho da serpente, a “mais astuta de todas as alimárias do campo que o Senhor tinha feito”. Eva, aproveitando do poder de escolha que lhe fora dado, começou um longo diálogo com o diabo que se incorporou na serpente e com isto, como diz o ditado: “quem fala muito dá bom dia a cavalo”, foi facilmente enganada e depois levou também a Adão a pecar comendo do fruto que Deus havia proibido que comessem. Deus havia deixado diversas árvores boas para se comer. Não devemos nunca deixar espaço em nossos corações para pensarmos que os frutos das outras árvores eram ruins e que, da que Deus proibira ao homem de comer era melhor. Inclusive havia a árvore da vida no meio do jardim.  Mas, Eva escolheu experimentar também daquela que não podia.
Deus não deixa ninguém com dúvidas com respeito à escolha certa e a errada. Quem escolhe desobedecer, sabe exatamente o que está fazendo. Ele mostra o certo e o errado, mas deixa a escolha por conta de cada um. Isto é livre arbítrio. Quando Salomão diz por exemplo em Pv. 14:12, que “Há caminhos que ao homem parece direito mas o fim dele são os caminhos da morte”, temos que entender que isto é na visão do homem. Parece ao homem porque esse homem, com o direito de escolha que tem, fita nele com aquele pensamento que teve Eva, de que, “poder ser que Deus não tenha razão no que diz” e começa a se interessar por outro caminho. Jesus diz isto em Jo. 14:6. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”... Mas são poucos os que querem “o caminho” e que querem seguir “a verdade” para terem “a vida”. Deus é Justíssimo.  Ele sempre julga com equidade. No Velho testamento inteiro, a condição para se que se mantivesse no caminho era a obediência a Deus e a Seus mandamentos. Na dispensação da graça em que vivemos no Novo Testamento, para encontrarmos o caminho e andarmos nele, a condição é o arrependimento e a conversão, através da aceitação ao Senhor Jesus; mas são poucos os que querem, por achar que Deus pode estar exagerando nas “exigências”. Jesus disse que “a porta é estreita e são poucos os que entram por ela”; porque a grande maioria querem passar pela “porta espaçosa”. Mas é uma escolha deles e não de Deus. A escolha de Deus é que, apesar da porta ser estreita, é ela que conduz a vida e ponto. 
Então, como exemplo de que nós temos que fazer a parte que nos é devida fazer para que Deus faça a Dele em nós no que se refere a salvação, é o fato de Jesus dizer: “vinde a mim”. “Tomai o meu jugo”. “Aprendei de mim”. Jesus promete alívio ao cansado, mas esse cansado precisa vir a Ele. Ele pode dar alívio do jugo pesado, mas o que está sobrecarregado com jugo pesado nas costas precisa deixar o seu jugo pesado e tomar o leve que o Senhor oferece. Jesus promete descanso para a alma, mas, a pessoa precisa vir a Ele, aprender Dele para fazer jus a esse descanso. Mt. 11:28-30.
Em Mt. 7:7, diz: “Pedi e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á”. Quando batemos “na porta da casa de Deus” para buscarmos alguma coisa, pedindo a Ele, estamos fazendo a nossa parte, em obediência a Sua Palavra. A parte de Deus é atender. E, quanto a isto Jesus disse: “Aquele que pede recebe; e, o que busca encontra; e, o que bate, abrir-se-vos-á. E, qual dente vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma cobra? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos Céu, dará bens aos que lhe pedirem?”. Como o cego e mendigo Bartimeu que não só pediu, mas insistiu gritando apesar da repreensão das pessoas para que ele se calasse, contra tudo e todos ele continuava clamando. Jesus parou e mandou que o chamasse e ele se lançando a sua capa de si levantou-se e foi ter com Jesus, recebendo a graça da salvação e a cura da cegueira. Mc. 10:46-52. Esse cego filho de Timeu, até então, não podia ver, mas podia ouvir, falar e caminhar. Então, diante da oportunidade, ele fez o que podia fazer: gritou, clamou, suplicou, insistiu e conseguiu a sua graça.

Se olharmos para Zaqueu Lc. 19:1-10, o cobrador de impostos, chefe dos publicanos, “o maioral entre eles, e rico”. Mas queria ver a Jesus.  O problema é que ele era baixinho, mas podia correr e podia escalar uma árvore. Mesmo diante da multidão, olhando apenas para a sua necessidade que era de ver a Jesus, correu adiante de todos e subiu no sicômoro e esperou até que Jesus passasse. Jesus passando, olhou para cima e falou com ele e prometeu pousar em sua casa. Uma oportunidade única que Zaqueu teve de se regenerar, se arrependendo dos seus pecados e se entregando ao Senhor de todo coração. Se fizermos a nossa parte, Deus faz a Dele em nós.
Grande abraço.

4 comentários:

Ivon Pereira da Silva disse...

Amado irmão obrigado por seu estudos maravilhosos, tenho sido ricamente edificados pelos artigos, e rogo ao bom Deus que continue te abençoando para nos edificar a cada dia.Também, espero que outros irmãos leiam seus estudos e tenham o proveito que venho desfrutando destas maravilhas.
Deus te abençoe.

Zigomar disse...

Obrigado meu amado irmão Ivon! Que bom que há pessoas como você que leem O Blog da UMNT. Isso me da cada vez mais desejo de continuar escrevendo para a honra e glória de Deus.
Grande abraço.

Prof. Izaias Resplandes disse...

Muito boa a reflexão. Exemplos não faltam de que Deus não faz aquilo que nós podemos fazer. Tem muita gente esperando Deus descer dos céus para fazer o que ele, em sua falta de coragem, de ânimo e de disposição não faz. Ex.: Estou doente, mas não vou ao médico e nem vou tomar remédio. Vou orar e Deus vai me curar. E vai ficar esperando...
Parabéns pela riqueza com que nos brinda. Que o Senhor aqueça você e sua família nesses dias frios em Porto Alegre. Abraço fraterno. Saudades.

Prof. Izaias Resplandes disse...

O desejo de Deus é que todas os homens que criou o reconheçam como Deus e que recebam a Jesus como Deus, Senhor e Salvador de suas almas. Deus não faz acepção de pessoas. Mas como você disse, ele não é um tirano que obriga as pessoas a aceitarem o seu plano. Ele dá o Espírito Santo ao mundo para convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito convence a todos, mas nem todos optam por seguir o Caminho mostrado pelo Espírito. Esse é o licre arbítrio. Todos são chamados, todos são convencidos, Deus não tem prazer na morte de ninguém, não faz acepção de pessoas. deseja que todos cheguem ao conhecimento da verdade, se arrependam e sejam salvos, mas concede a liberdade para que cada um tome a sua decisão de receber ou não a Jesus. Mais uma segunda lida nessa excelente mensagem e mais aprendizado. Obrigado, irmão, por seu interesse por nós que desejamos aprender as coisas de Deus. Abraços fraternos.