quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Deus não faz o que nós podemos fazer

Um exemplo de Davi.
Dentre muitos exemplos que temos no Rei Davi, de que nós temos que fazer o que nos compete fazer, gostaria de mencionar um lindo exemplo de 1 Sm. 30:1-20. Davi estava retornando da terra dos Filisteus, da casa de Aquis o Rei dos Filisteus. Davi havia pedido refúgio a Aquis quando fugia de Saul e esteve em suas terras por um ano e quatro meses. “E disse Davi a Aquis: se eu tenho achado graça aos teus olhos, dá-me lugar numa das cidades da terra, para que eu ali habite; pois, porque razão habitaria teu servo contigo na cidade Real?  Então lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague...” 1 Sm. 27:5,6ª.
A cidade real era a cidade de Gate. Mas os príncipes dos Filisteus, ao saírem para uma guerra contra Israel, temendo a Davi, não aceitaram que ele fosse com eles. Então, Davi, aconselhado por Aquis, saiu no outro dia de madrugada com os seus homens, retornando a sua cidade. Depois de três dias de viagem, chegaram à cidade de Ziclague; porém, um povo nômade dos Amalequitas tinha invadido  e incendiado a cidade. E não só isto; tinham levado as mulheres de todos os homens, inclusive as de Davi, Ainoã e Abigail com seus filhos e a todos os que se encontravam em Ziclague. Simplesmente saquearam toda a cidade. Esse povo Amalequita vivia de saque. Era um povo amaldiçoado por Deus porque foi o primeiro povo a sair a luta com o podo de Deus quando saíram do Egito. Deus já havia dito a Moisés em Ex. 17:14,  que eliminaria esse povo de debaixo dos Céus. A Bíblia diz que Davi  e seus comandantes, porque eram poderosos, capitães do exército de Davi;mas, diante daquela tragédia, todos eles choraram alto, “alçaram a sua voz até que não houve mais forças para chorar”. “Davi, muito se angustiou porque o povo falava em apedrejá-lo porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa de seus filhos e das suas filhas, todavia, Davi se fortaleceu no Senhor”. V 6.
O que mais me chama a atenção é o fato de Davi ter se fortalecido no Senhor. E Davi consultou ao Senhor dizendo: “Perseguirei eu a tropa? Alcança-la ei? E o Senhor disse a Davi: Persegue-a, porque decerto a alcançará e a tudo libertará”. Davi não discutiu com Deus dizendo: “Senhor, porque o Senhor deixou que isto acontecesse,  só pra me ver ir atrás? Estamos cansados, depois de três dias de viagem! Se o Senhor preservou a eles com vida lá onde estão, porque não preservaste aqui mesmo? Se o senhor vai me dar este presente, porque tem que ser desta forma”?
Davi, simplesmente foi com os seiscentos homens que estavam com ele. No caminho, de tão cansados que estavam duzentos homens ficaram para trás, porque não conseguiram passar o ribeiro de Besor. Davi seguiu com os quatrocentos homens. Encontraram a um homem doente, com fome e sede, deram-lhe comida e água, e, interrogando-lhe, descobriram que era um egípcio, servo dos amalequitas que havia sido deixado para trás, por estar doente. Ele contou uma historinha a Davi e seus homens, dizendo que haviam invadido alguns lugares, inclusive a cidade de Ziclague que além de invadir haviam incendiado. Talvez nem soubesse com quem estava falando. Davi, provavelmente se revelando a ele quem era, pediu seu apoio para guiá-los até ao bando e, ele, depois de pedir que fosse poupada a sua vida topou. Davi e seus homens encontraram o bando comendo, bebendo e festejando pelos despojos que haviam conseguido. Davi e seus quatrocentos homens feriram a todos, menos quatrocentos que conseguiram fugir montados em seus mulos.  Durante mais quase dois dias, Davi e seus homens tiveram que lutar para reconquistar o que eram seus. Davi trouxe Tudo de volta. E não vemos Davi reclamando a Deus: “Se o Senhor ia me dar tudo de volta, porque não deixou lá mesmo e nos poupou esse tempo e força e comida e os animais etc”. Não! Porque Davi podia fazer o que fez. Afinal, ele se fortaleceu no Senhor. O que podemos fazer, façamos na força do Senhor. Se nos falta essa força, busquemo-la no Senhor nosso Deus como fez Davi.
Abraços.



2 comentários:

Ivon Pereira da Silva disse...

Amado irmão, como é bom meditar e aprender com seu ensinos. Obrigado e que Deus continue sustentando e guiando sua vida e da sua família.

Zigomar disse...

Grande abraço irmão Ivon! Bom é saber que tem pessoas como você que aprecia a leitura. Deus lhe abençoe!