quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Testemunho de Hermes Barros



“Acaso o nosso coração não ardia pelo caminho, quando ele nos falava e nos abria as Escrituras?”

Vivemos um momento na história em que a “religião” tem falado muito, tem gritado inclusive, em nome de Deus, e esse grito não atinge o coração.

Entretanto, quando o Criador fala é impossível não arder o coração. Sua voz é inconfundível, sua Palavra produz transformação.

Cresci em lar cristão com problemas que talvez muitos lares enfrentam. Existe uma árdua tarefa, a de alinhar ensinamento a partir das práticas, e se houver incoerência infelizmente isso pode apresentar como um ensino. Para nós a assimilação da vivência do evangelho está muito ligada à exemplificação.
Com a idade, fui crescendo e os questionamentos na alma também:
- Por que muitas vezes a Palavra precisa ser poderosa no outro, porém nunca em mim? - Por que em momentos cruciais em que esperávamos uma “solução” do céu e no momento oportuno experimentamos apenas manifestações das obras da carne?
Isso sempre deixou minha alma amarga e angustiada, sempre fui aterrorizado com pensamentos!
Mas Deus tem planos lindos para nossas vidas.
Penso que para muitos de nós, “evangélicos” de berços, crescemos com deformações na fé. Sabemos também que esse é o plano do inimigo. Imagino que isso pode gerar pessoas com alienação, pessoas que negam o poder de Deus ou até mesmo chegar a um ceticismo completo.
Mas Deus tem nos acompanhado a todo momento em nossas vidas.
Com 15 (quinze) anos de idade fui acometido por um câncer, naquela época (1995) o tratamento era muito agressivo, o estágio da doença já estava bem avançado.
No dia que soube do diagnóstico tive um gelo dos pés até na cabeça, por um momento senti meu corpo flutuar. Não foi fácil, mas tentei não preocupar com aquilo, até porque não sabia muita coisa mas tudo o que eu sabia era que essa doença matava.
O tratamento subjugou minha alma, em meio a tantas coisas pude experimentar momentos de paz.
Era tão sofrido que durante todo o tratamento não havia um dia que eu não sentisse dor e agonia. Em pé, sentado ou deitado nada estava bom. Até ao ponto de em uma noite pensar que se por ventura eu chegasse a morrer não teria mais um dia dor.
Relacionamento com Deus é pessoal, meus irmãos, e é uma construção.
“A mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar; nem o seu ouvido está surdo, para que não possa ouvir.” Isaias 59:1
Comecei a ler o novo testamento, aquele doado pelos gideões, comecei a devora-lo. Fiz muitas anotações e de tanto ler, precisou fazer uma nova capa.
Lembro-me do primeiro texto que falou a meu coração - Lucas 24, os discípulos no caminho de Emaús - como esse texto mexeu comigo! Fiquei muito feliz naquela tarde.
Comecei até a escrever com giz em algumas paredes de casa os versículos que falavam comigo.
Deus nos fala através de sua Palavra que é viva e produz vida.
Durante aquele tempo Deus foi falando em meu coração. Deus trabalhou em minha vida. Deus é muito bom, foi uma experiência que mudou muita coisa em minha mente e comportamento.
Graças a Deus que nos dá a vitória em Cristo. Foram muitas orações. Muitas demonstrações de amor. O tratamento foi ruim porém fiquei curado completamente do câncer! Tudo é a Graça de Deus!
Ficaram sequelas que não me deixam esquecer que Deus é bom e que está sempre no controle cuidando de cada um de nós.
As vezes vejo pessoas que estão acometidas por doenças, correm de um lado para o outro, confiam na fé de um aqui, de outro ali, Parece que o objetivo é só ficar curado e pronto.
Penso que precisamos saber o que Deus quer falar aos nossos corações, o que Ele pode nos ensinar diante das circunstâncias, que vai muito além das coisas terrenas, porque curados estaremos quando estivermos onde não há mais choro, dor e nem tristezas. Ai sim estaremos CURADOS.
Precisamos gastar tempo com nossos irmãos, daqui nada se leva.
E gosto de lembrar que a Vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Quem poderia tem melhores planos para nós?
Depois de estar curado cometi alguns equívocos, escolhas erradas que sempre foram norteadas pela satisfação dos desejos.
Jovens, nunca escolham esse caminho. A estrada é curta, os prejuízos virão com você, tristeza, frustração, vergonha e feridas que precisarão ser tratadas com o tempo, serão noites que vocês se sentirão tão solitários como aquele filho pródigo em terras estranhas.
E quando fizer oração pedindo ajuda e transformação saibas que não existe outro método de reconstrução sem antes o vaso ser quebrado, para que Ele faça Tudo novo, isso dói! Não tem outro jeito!
Hoje estou casado, uma esposa idônea, paciente, que veio me equilibrar, graças a Deus por ela existir em minha vida, creio que o inimigo não ficou feliz com nossa união.
Hoje caminhamos na Graça de nosso Senhor Jesus Cristo, confiando em seu amor, pois Ele nos faz novas criaturas, Ele faz tudo novo, Ele desfaz as obras do enganador.
E o mais importante Ele nos perdoa de toda culpa, e dela não se lembra mais, a escrita de dívida foi cravada na Cruz. Está lá porque Ele pagou por mim.
Sou muito grato a Deus pela minha família, meus irmãos, meu pai que sempre muito trabalhador fez de seu trabalho sua “religião”, minha mãe que com amor e força sempre cuidou de mim.
Sou grato a Deus pelos irmãos na fé, amigos e parentes.
Que Deus abençoe nossas vidas enchendo nossos corações de Alegria, a mesma que invadiu o coração dos discípulos no caminho de Emaús.
Que sua presença seja real, que nada nos atrapalhe de vê-lo, afinal Ele está em nós através do Espírito Santo.
Que nossa Fé seja viva, demonstrando o amor de Deus, e que possamos entender o privilégio de sermos participantes da GRAÇA de Deus.
Essa é meu desejo, essa é minha oração.
A Ele seja Louvor, Honra e Glória.

HERMES BARROS

“Rendei graças ao Senhor, pois Ele é bom, e seu amor dura para sempre”
Salmos 136:1








3 comentários:

Zigomar disse...

Muito lindo seu reconhecimento irmão Hermes, do que Deus fez e seguirá fazendo por você e sua família! Dou graças a Deus pela bênção que você tem sido! continue com esse coração grato ao Todo Poderoso! Realmente só a Ele pertence toda a glória!

Grande abraço pra você!

Ivon Pereira da Silva disse...

Gratificante seu testemunho, Hermes. Fiquei feliz em ler o seu relato e saber que tudo que aconteceu com você produziu uma compreensão profunda dos planos de Deus em sua vida. Que o Senhor continue te abençoando e fortalecendo sua vida na presença do Soberano Senhor ao lado da sua maravilhosa esposa Raquel.

Unknown disse...

Os grandes homens de Deus foram aqueles que atravessaram os maiores desertos na vida. Se Queremos ser grandes nas mãos de Deus estejamos prontos para atravessar os desertos da vida. O senhor irmão Hermes é um grande homem de Deus!!