sábado, 12 de novembro de 2016

Levanta-te e anda!

Meditação sobre a cura do paralítico de Betesda. base bíblica, Jo 5:1-9.

"Ora em Jerusalém há, próximo a porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu, Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos; cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas..." (v 2 e 3). 
A multidão de enfermos em volta daquele tanque tornava a luta pela cura em luta persistente. Assim, os mais cansados tinham suas chances de cura altamente reduzidas. Mas nem por isso desistiam. Tanto é assim que ali estava um paralítico que há 38 anos esperava por uma oportunidade de cura, sem que ninguém se prontificasse a ajudá-lo. (v 5). 
Não podemos duvidar de que o Senhor Jesus estava ali, movido por amor e compaixão pelo longo sofrimento do paralítico. A situação dele parecia não ter jeito. Mas... "Jesus vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são"? (v 6)
Não importa o quão preso você se sinta nas suas enfermidades, nos seus problemas e conflitos. Deus pode restaurar as suas mais profundas necessidades.
Olhando para este texto, podemos perceber que não se trata apenas de um paralítico. É uma história sobre cada um de nós. Ele tem um problema, assim como você e eu.
É bem provável que você não goste de ser descrito dessa maneira. Talvez prefira se ver na coragem de Davi ou na obediência de José. Mas antes que cada um de nós possa ser como eles, precisamos admitir que somos como aquele paralítico. Inválidos! Em sentido figurado são as nossas imperfeições, os nossos pecados!
Como será que Deus se sente quando olha para nós e ver a nossa situação de inválidos!?! Veja o que nos mostra Isaías 63:9. "Em toda a aflição do seu povo Ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou.  Em seu amor e em sua misericórdia Ele os resgatou; foi Ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados".
De que maneira aquele paralítico poderia representar a nossa vida? É fácil perceber. Basta olhar a nossa situação desagradável diante de Deus. Por isso o que se pede para nós em Hebreus 12:14 é: "Esforcem-se para viver em paz com todos e serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor".
Esta é a nossa situação, apenas os que estão santificados na presença de Deus, o verão. Santidade é pré-requisito para o céu. A perfeição é uma exigência para a eternidade.
Deus é quem estabelece o padrão. E o padrão é muito alto! Sendo assim, qual foi a norma dada por Ele a cada um de nós? "Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que estás nos céus", Mt. 5:48.
Nossa única esperança é a misericórdia de Deus e a esperança de que Ele fará por nós o que fez pelo homem no tanque de Betesda. O mundo é um grande hospital, onde todos são pobres e necessitados, e nós fazemos parte desse cenário.
Mas Paulo faz uma descrição do que Deus fez por cada um de nós em, Cl. 1:13-15) "O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é a imagem do deus invisível, o primogênito de toda a criação".
Portanto, quem realiza a grande obra em nós é Deus" sem Ele somos paralisados, inválidos! Estávamos mortos, em nossos delitos e pecados, Ef 2:1. Mas Ele nos deu vida!
Não vamos deixar que os problemas ou as dificuldades nos façam perder a esperança. Deus pode ter uma obra especial para que possamos realizar, apesar da nossa condição. O nosso caminhar consciente, é que vai nos ajudar a fazer o que deus espera de nós. Por isso, "Levanta-vos e andai; porque não será aqui o vosso descanso...", Mq. 2:10.
Maria José Santos




Um comentário:

Ivon Pereira da Silva disse...

Como já havia comentado antes, estes ensinos renova em nós o prazer da boa leitura e meditação nas ações de Deus em favor do seu povo. Alegremos e Louvemos a Deus pelos seus feitos registrados para aprendizado dos amam e servem ao Senhor de coração.