quinta-feira, 21 de abril de 2011

Engano

O Missionário Ademar Soares de Lima, UMNT (foto ao lado, com sua esposa Elisabeti), abrindo a série de estudos para os jovens campistas presentes em Poxoréu, de 21 a 24 de abril de 2011, fez uma abordagem bíblica sobre o "Engano".
Segundo ele, nós podemos estar enganados em relação ao que pensamos, ao que falamos e ao que fazemos. Os enganos para com as coisas dessa vida trazem em si a possibilidade de serem saneados, mas nem sempre será possível a reparação quando o engano for afeto às coisas espirituais.

O crente deve agir de uma forma que agrade a Deus. Todavia, não poucos são os que distorcem a Palavra para que ela seja mais agradável ao ouvinte e venha de encontro com aquilo que este deseja ouvir. Considerando o que o apóstolo Paulo diz em 1 Ts 2:3 e seguintes, vemos que o discípulo aprovado por Deus não traz em sua pregação essa preocupação de agradar aos homens, mas tão somente a de ser aprovado, falando sem lisonjas e sem puxa-saquismos a verdade.

Aquele que tem um compromisso com Deus, também tem um compromisso com a verdade e busca preparar-se adequadamente para não incorrer em dúvidas e enganos.
Assim como a Terra está abaixo dos Céus, os pensamentos de Deus estão acima dos pensamentos terrenos, dos nossos pensamentos. Em nenhum momento devemos pensar que somos iguais a Deus. Ainda que Ele nos tenha feito à sua imagem e semelhança, Deus é Deus e nós somos apenas homens criados por ele. E a criatura jamais será igual ao Criador e o homem jamais será igual a Deus.

É pecado querer ser igual ao Altíssimo. Pecado gravíssimo, no qual incorreu Lúcifer, a estrela matutina. Ele imaginou que um dia subiria acima das mais altas núvens e seria semelhante ao Altíssimo. E por conta dessa sua pretensão ele caiu no mais profundo abismo.

Foi isso que aconteceu com Eva. Ela, enganada pelo Diabo, a antiga serpente, Satanás, desejou ser igual a Deus. Foi essa a provocação satânica: Deus sabia que no dia em que eles comessem do fruto proibido eles seriam semelhantes ao Altíssimo no que se referia ao conhecimento do bem e do mal.

E isso jamais será possível. Deus conhece o que realmente é bom e o que é de fato ruim para o homem, porque ele vê todos os tempos: o passado, o presente e o futuro. O homem é limitado. Não sabe o que vai acontecer amanhã. Faz planos loucos para o futuro, sem saber que sua alma pode ser requerida nesta mesma noite.

No desenvolvimento do estudo foram lidas as seguintes passagens bíblicas: 2 Co 4:2; 2 Ts 2:10-11; Pv 26:19; 12:5; Jo 17:9; Hb 3:12-13, Tg 4:7; 1 Pe 5:8-9; Ap 21:8; Sl 5:6; 120:3-4; e, Jr 50:36.

Dentre as conclusões tiradas do estudo, podem ser destacadas as seguintes:

1) A Igreja sofrerá a perda daqueles irmãos que, seguindo seus próprios pensamentos e idéias forem frustrados em seus intentos. Nem sempre aquilo que nós pensamos que vai dar certo, dá realmente certo. Há caminhos que parecem direitos ao homem, mas no final só levam à morte;

2) O Diabo é enganador. Sempre foi. Desde o princípio. Devemos resistir-lhe face a face, continuadamente. A nossa resistência implicará na sua fuga de nossa presença. Não devemos jamais brincar com a tentação.

3) O Diabo está sempre ao nosso derredor, buscando um becha, por menor que seja, para tentar nos corromper e nos levar ao engano e à dúvida. Não há nada pior para um crente do que perder as suas convicções de salvação.

Para que não ocorra conosco o que ocorreu com Ló, o sobrinho de Abraão, o qual fez suas escolhas com base nas visões terrenas e acabou perdendo tudo, devemos confiar em Deus e incorporar em nossas vidas aquilo que Ele tem destinado para nós. Por mais bela que seja a oferta alienígena, jamais devemos preferi-la em detrimento da verdade de Deus revelada em sua Palavra, a qual vale mais do que todos os tesouros dessa vida.

Que a verdade seja a nossa guia, o nosso padrão de vida e o nosso objetivo espiritual. Mentira e engano, nem de brincadeira. Afinal, o destino dos mentirosos é o lago ardente de fogo e enxofre, onde estes passarão a eternidade.

Um comentário:

Ivon Silva disse...

O Missionário Ademar e sua esposa Elizabeti, tem sido ricamente usados pelo Senhor, para ensinar não só os jovens, mas, toda a comunidade cristã neotestamentária do Brasil, que Deus continue lhe dando forças e alegria e plena saúde no obra de Deus.