sábado, 25 de agosto de 2018

A educação do crente


A educação do crente

Izaias Resplandes de Sousa

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13:15.

A vida cristã deve ser apreciada não apenas pelas palavras que dissermos uns aos outros, mas por nossas ações em prol dos demais. Os pais devem ser exemplos de vida para os filhos. Os mais velhos devem ser exemplos para os mais novos. As viúvas devem ser exemplos para as jovens senhoras. Os discípulos devem ser exemplos uns para os outros. Os líderes devem ser exemplos para os que conduzem. E Jesus é o grande exemplo para todos.

O pai e a mãe ensinam os filhos através de seus exemplos de vida. Não apenas com simples palavras, mas com a prática daquilo que ensinam. E os filhos prudentes prestam atenção, aprendem e praticam os ensinamentos de seus pais.

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço. Provérbios 1:7-9.

Os idosos ensinarão os mais jovens, mostrando com o seu exemplo de vida as coisas certas para que possam praticá-las e as erradas para que possam evitá-las.

Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento. Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem. Jó 12:12,13.

Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança. Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada. Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade. Tito 2:2-7.

Cada um de nós deve ser exemplo para os outros, praticando aquilo que aprendemos do Senhor para que os outros possam imitar-nos.

Pois tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor, em ti está a minha confiança desde a juventude. Desde o ventre materno dependo de ti; tu me sustentaste desde as entranhas de minha mãe. Eu sempre te louvarei! Tornei-me um exemplo para muitos, porque tu és o meu refúgio seguro. Salmos 71:5-7.

Os líderes também devem ensinar por meio da prática de boas obras. Os discípulos se habituarão a fazer, fazendo do mesmo jeito que seus líderes fazem.

Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada: Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. 1 Pedro 5:1-3.

Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não conforme a tradição que receberam de nós. Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês, nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Pelo contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês, não por que não tivéssemos tal direito, mas para que nos tornássemos um modelo para ser imitado por vocês. 2 Tessalonicenses 3:6-9.

E para que não se diga que somente nós temos que servir de exemplo para os demais, Cristo Jesus foi para nós o grande exemplo. Tudo o que ele fez foi para o nosso exemplo, para que tenhamos um modelo a seguir.

Escravos, sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis, mas também aos maus. Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. 1 Pedro 2:18-23.

Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem". João 13:13-17.

Nós somos a família de Deus. Ele é o Pai Nosso. Nós todos devemos imitá-lo.

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Efésios 5:1,2.

Cada um de nós tem a responsabilidade de cuidar do outro, porque somos uma família. É por isso que cantamos com alegria: “Que maravilha é ser uma família! Uma família em Cristo Jesus. Uma família unida. Uma família real. Uma família que ama. Uma família celestial”. Sim, cantamos assim porque é mesmo maravilhoso ser uma família. E pra isso, não basta apenas reunir a todos e estar juntos o máximo possível. Isso faz parte, mas o ser família vai muito além de simplesmente estar junto.

Ser família é agir em prol e em favor do grupo. É não deixar que nenhum pereça, mas se esforçar para que todos cheguem juntos ao destino estabelecido. É de lembrar que esse é o desejo de Deus. Vejamos: O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9.

Todas as nossas ações devem ser voltadas para cooperar na salvação material e espiritual dos outros, sempre começando pelos mais próximos de nós, os nossos familiares. E isso somente acontecerá se nossas palavras forem corroboradas por ações que deem credibilidade a elas. É de ver que o Senhor falava, mas não apenas falava. Ele fazia o que dizia. E por isso era respeitado.

Vejamos o que Jesus disse a Filipe: Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:10-12.

Cada um de nós deve mostrar para o outro, com obras, que é um crente fiel e que se importa com ele. Jesus disse que fazia as obras do Pai e que nós, se de fato crêssemos nele, também faríamos as mesmas obras. Se fizermos ao invés de apenas dizermos o que precisa ser feito, teremos muito maior credibilidade.

É de ver que Jesus alertou as multidões contra os líderes que mandavam, mas nada faziam. Disse Ele: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; Mateus 23:2-4.

A educação do crente, tanto para aprender como para ensinar, deve ser feita com base no princípio da imitação e do exemplo. É assim que nos ensina a Palavra. E os nossos procedimentos que vão servir como exemplo de vida para os outros, devem estar de acordo com a Palavra de Deus, de acordo com aquilo que aprendemos através dela. É assim que vamos deixando a criancice cristã e alcançando a maturidade espiritual.

Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão somente vivamos de acordo com o que já alcançamos. Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. Filipenses 3:15-19.

Sabemos que a nossa tarefa de inspirar os outros a seguirem no mesmo caminho que nós seguimos não é fácil. Mas foi para isso que fomos chamados. Assim, cada um nós se esforce para fazer a sua parte da melhor forma possível. E que o Senhor abençoe a todos nós.

Nenhum comentário: