sábado, 1 de setembro de 2018

O caminho da salvação


O caminho da salvação

Izaias Resplandes de Sousa


Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14:12.

Ao nascermos, cada um de nós está em um plano central de onde emanam infinitas possibilidades de percurso. Iremos para a direita? Para a esquerda? Para cima? Para baixo? Para dentro? Para fora? Para onde iremos?
A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano. Provérbios 14:8.
Não é fácil escolher o caminho a seguir, mas existe um caminho que é melhor do que os demais e que haverá de nos levar ao porto seguro que tanto desejamos. Há um caminho que nos livrará da perdição no turbilhão das águas enfurecidas dos mares pelos quais navegamos. E precisamos de alguém que seja capaz de nos guiar por esses mares tenebrosos.
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7:13,14.
Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno embaixo. Provérbios 15:24.
Certamente, o caminho que nos interessa é esse que nos livra da perdição e nos leva para a vida. Todavia, não é fácil encontrá-lo. Poucos, verdadeiramente, o encontram. Muitos são levados a crer que o encontraram e raramente descobrem o seu equívoco; e não menos raro é a possibilidade de tais pessoas terem novamente a oportunidade de encontrar o caminho certo, porque são muitas as vozes dizendo que não há necessidades de alterações no percurso e que, no final, haverá um bom lugar para receber a todos. E as boas vozes que nos orientam, normalmente são sufocadas por elas.
Há tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação. 1 Coríntios 14:10.
Nós precisamos de sabedoria para saber identificar a significação de cada voz que escutamos. Precisamos do discernimento espiritual para que não sejamos enganados e não nos vejamos caminhando para a perdição, imaginando que estamos no caminho certo. Quantos há que caminham às cegas e imaginam que estão no caminho certo. Há um ditado que diz: “todos os caminhos levam a Roma”. Há quem também diga que não devemos nos preocupar e que no final tudo dará certo. No entanto, orientando de forma contrária a todas essas vozes, nós encontramos a Bíblia, que para nós é a Palavra de Deus. E ela nos diz que devemos nos preocupar, sim, com o caminho que estamos seguindo ou que pretendemos seguir.
Quando Jesus estava prestes a partir para o Reino de Deus, ele falou com seus discípulos a respeito do caminho certo para que também chegássemos lá. E disse...
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:1-6.


Na verdade, meus queridos, a Palavra não diz que todos os caminhos levam ao céu. A Palavra diz que apenas um caminho leva ao céu. Jesus é o único caminho que nos leva para o Céu. E, se realmente desejamos chegar lá, Ele é o nosso porto seguro. Somente nele poderemos encontrar a salvação para as nossas almas. Sim…
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:11,12.
E então, o caminho a ser escolhido é Jesus. Jesus, somente Jesus! Ele é o Mestre e nós somos os seus discípulos. Devemos segui-lo, andando sobre suas pegadas, imitando os seus atos. Ele é o exemplo que cada um de nós deve seguir. Assim diz o evangelho.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13:15.
Somente seguindo a Jesus podemos salvar as nossas vidas. No entanto, há muitas vozes querendo conturbar essa mensagem clara e cristalina da Bíblia. Desde o começo foi assim. Desde que Satanás enganou Eva lá no Éden, isso vem se repetindo. Essas pessoas não servem a Deus. Servem a Satanás. Essas pessoas não querem nos encaminhar de verdade para o céu. Elas querem nos encaminhar para Roma, que é figura da Babilônia, que é figura do Inferno. Assim, meus queridos, toda voz que aconselhe em sentido contrário a esse evangelho da salvação tão somente através de Jesus Cristo deve ser rejeitada. Deve ser rechaçada com veemência. Assim disse o apóstolo Paulo:
Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis. 2 Coríntios 11:2-4.
O princípio de que “só há salvação na pessoa de Jesus Cristo” não é o único princípio que nos orienta sobre o caminho a ser seguido por nós, cristãos. No entanto, esse é um princípio fundamental que deve ser observado por todos aqueles que almejam obter a salvação. Sigamo-lo...
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. 1 Timóteo 2:3-6.
Quando alguém, por qualquer modo vier nos falar sobre a salvação e, ainda que sutilmente, conjecturar outras possibilidades de salvação, peçamos desculpas, agradeçamos pela palavra e encerremos a conversa. Permaneçamos no evangelho simples e puro que temos aprendido e recebido. Lembremos do que disse Salomão:
Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. Provérbios 16:25.
Cada um de nós está no centro de um plano, com muitas possibilidades de caminho pela frente. Ouçamos o líder Josué…
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:14,15.
Meus queridos. Que não haja dúvidas em nossos corações. Só Jesus Cristo pode salvar-nos da perdição eterna. Muitos têm buscado outros meios, outras orientações, mas que isso não aconteça com nenhum de nós. Fiquemos com a Bíblia. Ela é a Palavra de Deus. Outros livros e outras orientações que estiverem em desacordo com a Bíblia devem ser colocados de lado. Eu fico muito triste quando vejo irmãos que estiveram no caminho certo por tanto tempo, acreditando piamente que “SÓ JESUS PODE SALVAR O HOMEM”, de repente, da noite para o dia, sem mais e nem menos abandonam o caminho e segue atrás daqueles “muitos” que entram pela porta larga e espaçosa que conduz à perdição. Isso é muito triste e desde os tempos do apóstolo Paulo já se via acontecer. Eis o que ele escreveu aos gálatas:
Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Gálatas 1:6-9.
Portanto, meus queridos irmãos, fiquem atentos em relação a isso, porque, principalmente nesses dias difíceis que estamos vivendo, aumentam o número de espertalhões querendo atrair-nos para os seus caminhos. Lembrem-se de que nenhum pastor, santo, objeto sagrado, coisa abençoada, oração poderosa, ou qualquer coisa ou pessoa que possam nos ser apresentadas tem poder para salvar as nossas almas da perdição eterna. Só Jesus é o caminho da salvação. Só Jesus pode nos salvar. Só Jesus. Só Jesus.
Que sejamos abençoados com essa palavra. Amém!

Nenhum comentário: