quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Exemplo V do Senhor Jesus Cristo. Jo. 9.

Jesus ia caminhando com Seus discípulos e viu um cego de nascença. Assim como na morte de Lázaro, aquela enfermidade era para que se manifestasse a glória de Deus através da vida e do testemunho daquele homem, diante das pessoas. Jesus iria mostrar a todos que Ele era a luz do mundo. Ele já havia dito isto em Jo. 8:12 dizendo: "Eu sou a luz do mundo, quem me seque não andará em trevas, pelo contrário, terá a luz da vida". E aqui, Jesus fala outra vez aos discípulos dizendo: "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo". Ele iria colocar luz nos olhos daquele cego. E, diante da preocupação e indagações dos discípulos sobre quem havia pecado para que aquele homem nascesse cego, ele ou seus pais, Jesus cuspiu no chão, fez um lodo com a saliva e terra e untou os olhos daquele cego, e mandou que ele fosse ao Tanque de Siloé e se lavasse.
Chama a atenção o método que Jesus usara para curar aquele cego de nascença. Mas Jesus usou em outras oportunidades esses métodos, digamos, diferentes para curar outros enfermos, como por exemplo, na cura do surdo e mudo em Mc. 7:33, quando Jesus colocou o dedo nos ouvidos do surdo e mudo e com saliva tocou na ponta der sua língua e ele voltou a ouvir e falar perfeitamente.  Em outra ocasião, na cidade de Betsaida, na Galileia, trouxeram a Ele um cego, rogando para que Jesus o tocasse. Jesus tomou-o pela mão, tirou-o para fora da aldeia, cuspiu nos olhos dele e impôs-lhe as mãos por duas vezes e ele ficou completamente curado. Mc. 8:22-26.  Mas o que mais me chama a atenção em tudo isto é que Jesus mandou que aquele cego de nascença fosse se lavar no Tanque de Siloé. Por que Jesus não o curou ali mesmo?
Provavelmente esse cego, que também era mendigo, conhecesse bem o caminho para o tanque.Quantas vezes ele não havia estado ali, talvez mendigando para as pessoas, umas esmolas! No momento em que Jesus ordenou que ele fosse, ele simplesmente saiu dali e foi. Não perguntou nada, não reclamou de nada, Ele foi. Porque estava ao seu alcance, ir até ao tanque. Ele foi estando cego. Somente na volta, depois de ter se lavado é que estava vendo. Jo. 9:7. "Foi, pois, se lavou e voltou vendo".  Pelo que o próprio cego relata no versículo 11, ele se abaixou no tanque, cego e se levantou, já vendo.  Porque ele agora estava vendo? Porque se lavou, como o Senhor Jesus mandara. Quando os fariseus que estavam criando uma baita encrenca pelo fato de Jesus ter curado no sábado, e, conhecendo eles aquele mendigo cego que agora via e estava em perfeito estado,perguntaram-lhe como foi que havia acontecido aquilo.O cego só disse a eles o seguinte: "Eu não sei onde ele está; Ele botou lodo em meus olhos e me mandou lavar, eu fui, lavei e vejo". Simples assim! Os fariseus não ficaram satisfeitos e insistiram perguntando também aos pais daquele homem. Como foi mesmo isto? ele foi curado mesmo? De que jeito? A resposta do pai dele é até engraçada; ele respondeu: "Olha, eu e a mãe dele sabemos que é nosso filho, e que nasceu cego, e que agora está vendo; se querem saber mais, perguntem a ele, pois ele já é grandinho e falará por si mesmo". 
Depois de tantas perguntas insistentes da parte dos fariseus e de tantas acusações fortes a Jesus, de que Ele era um pecador, o que era cego, perdendo a paciência respondeu: "Se ele é pecador eu não sei; mas uma coisa eu sei; eu era cego e agora vejo". Em outras palavras ele estava dizendo o seguinte: Estou falando a horas, tentando explicar da melhor maneira e vocês não querem entender, então pra que eu vou ficar repetindo isso o tempo todo? É porque vocês querem ser discípulos dele? Com isto os fariseus ficaram tão nervosos que expulsaram aquele homem que testemunhava de Deus perante as pessoas, que, por mais pecadores que sejam os homens, se alguém resolve temer a Ele e faz a Sua vontade, esse é ouvido por Deus.
Jesus, depois encontrando com aquele Ex-cego, vendo seu testemunho perante os fariseus e os demais, e, sabendo que ele fora expulso, perguntou-lhe: "Crês tu no filho de Deus?" O que fora curado respondeu: "Quem é ele ele Senhor, para que  nele creia?".  Jesus lhe disse: "É este que fala contigo". o que fora curado disse "creio Senhor, e o adorou". 
Será que esse cego teria sido curado se fosse para sua casa sem se lavar no tanque? Ou será que, se ele se lavasse em outro lugar que não fosse o tanque para onde Jesus o mandara, estaria vendo? As normas, quem dita é o Senhor. Tem que ser como ele mandou.  "Manda quem pode, obedece quem tem juízo". diz o ditado."fui, me lavei e agora vejo", testemunhava aquele ex-mendigo. Se ele não tivesse se lavado no Tanque de Siloé o testemunho certamente seria: Jesus passou um lodo de saliva com terra nos meus olhos, mandou que eu me lavasse no tanque de Siloé, mas eu não fui, porque é complicado ir até lá, principalmente para um cego, e, por outro lado eu achei que seria um desaforo o que ele fez comigo, e, por isto ainda sou cego e agora estou pior porque a saliva se secou e meus olhos estão cheios de terra. Mas ele foi e fez exatamente como o Senhor mandou e o testemunho era: "Agora vejo." Se Deus manda é porque sabe que nós podemos, e, como diz Paulo, "Posso todas as coisas, naquele que me fortalece". Fp. 4:13. O que nós podemos fazer, Deus não faz por nós. 
Grande abraço.

4 comentários:

Ivon Pereira da Silva disse...

Amado irmão, mais uma vez estou agraciado por ler este conteúdo importante para mim, e creio que aos irmão que amam e guardam as palavras de Deus. Continue produzindo esses preciosos artigos e que eu e outros irmãos possamos desfrutar destas maravilhas.

Unknown disse...

Irmão Zigomar
Parabéns por essa série de estudo, que com certeza pode continuar com muito mais tópicos, e que possamos compreender que Deus nos enviou ao mundo para ser luz e sal da terra, fazendo aquilo que é para nós fazermos, no poder do Espírito Santo. Que entendamos que é preciso fazer o que está em nossas mãos para ser feito.

Zigomar disse...

Obrigado irmão Ivon! Deus abençoe sempre a tua leitura! A Palavra é viva e eficaz. Que Deus seja louvado!
Forte abraço!

Anônimo disse...

Gosto muito desses estudos, nos leva a refletir, meditar na Palavra de Deus e pô-la em pratica para nosso crescimento, maturidade e GLÓRIA de DEUS!