quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Exemplo II do Senhor Jesus Cristo.

Temos outro exemplo clássico de Jesus fazendo Seu primeiro milagre num casamento em Caná da Galileia. Jo. 2:1-12. Havia acabado o vinho. Vinho na Bíblia representa a alegria, Sl. 104:15 o vinho que alegra o seu coração, o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que lhe fortalece o coração. Então acabou a alegria da festa, como vão ficar os noivos? Que descuido! Imediatamente correu a notícia ente as pessoas. Faltar vinho numa festa era um escândalo para os donos da festa, para o noivo, para a noiva, para a família. Podia até faltar comida, mas faltar vinho era um vexame. A mãe de Jesus ficou sabendo e também disse a Jesus: “não tem vinho”. E depois da resposta de Jesus a ela: “Mulher, que tenho eu contigo? ainda não é chegada a minha hora”. É como se Jesus dissesse: “mãe, ainda não comecei meu ministério, e a senhora precisa esperar que eu me revele na hora certa, isto não cabe à senhora coordenar; somos apenas convidados”. Claro que podemos também entender hoje que, onde Jesus está presente, sendo o convidado, a alegria é permanente e a felicidade é constante. Então sua mãe faz uma referência a obediência quando diz aos garçons: “fazei tudo o que ele vos disser”.
Haviam ali postas, seis talhas vazias; segundo alguns comentaristas o número seis representa o número de homem que foi criado no sexto dia. Estas talhas eram como potes feitos em pedras, que eram usadas para “as purificações dos judeus”, isto é, para se lavarem. Em cada uma dessa talhas, cabiam aproximadamente trinta e nove litros, portanto, duzentos e trinta e quatro litros, aproximadamente. A Bíblia fala de dois ou três almudes ou metretas, que é considerado também como o bato, medida que variava entre trinta e quarenta litros. Mas aquelas tralhas estavam vazias. Os serventes que estavam já envergonhados, preocupados, porque com certeza também levariam a culpa pela falta de vinho, ouviram de Jesus: “Enchei de água as talhas”. A água, na Bíblia representa a Palavra de Deus. “Para a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra”. Ef. 5:26. 

Pelo que a Bíblia relata ninguém discutiu com Jesus, nem perguntaram sobre o que Ele estava tramando fazer. Obedeceram simplesmente, como a mãe de Jesus lhes dissera, enchendo as seis talhas de água até em cima. Depois de cheias todas as seis talhas até em cima Jesus lhes disse: “Tirai agora e levai ao mestre sala”. E os serventes, diante desta ordem de Jesus também não perguntara nada sobre levar água ao mestre sala; simplesmente levaram. O mestre sala seria, juntamente com o noivo, o pior culpado da falta de vinho na festa. Der repente chegam-se a ele os serventes trazendo vinho! Ele ficou admirado porque os viram numa grande correria enchendo as talhas, mas possivelmente não acreditasse que dali sairia vinho, e do melhor! Então ele chamou o noivo, agora já esposo, e disse-lhe: “Todo homem pões primeiro o vinho bom, e quando já tem bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho”. Em outras palavras: “Porque você fez isto? Passou-me o maior susto! E fez diferente do que se faz nas festas por aí. O bom vinho vem primeiro, depois que as pessoas estão já alegres, aí que se dá o vinho inferior, porque assim elas, de alegres, nem percebem a diferença”. A possibilidade de arranjar vinho novamente para a festa era impossível a todos, menos para Jesus. Milagre é isto; o que é impossível aos homens fazerem. Encher as talhas, isto sim, os homens podiam fazer. Se foi difícil carregar mais de duzentos litros de água e colocar nas talhas, aí é outra história. Pode ter sido difícil; mas não impossível. Transformar a água em vinho, isto era impossível aos homens, por isto, Jesus tomou a frente, fazendo a Sua parte. 
Forte abraço.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom, muito bom seu comentárioi. Sabe ZIGO, que o Senhor Jesus ainda esta fazendo este tipo de milagre ainda hoje! Como Assim? Ele está transformando cachaça, cerveja, vinho, chop, drogas em moveis, TV, Computador, carros, casas, etc.
Tenho visto em muitas pessoas o milagre, tanto na vida como nas coisas.

Zigomar disse...

Verdade irmão! Deus faz milagres nas vidas daqueles que, pela fé Nele, faz a sua parte.
Abraço fraterno.

Ivon Pereira da Silva disse...

Amado irmão, faço minhas as palavras do irmão Isaias, pois, é a verdade. E sou muito mais feliz, por poder desfrutar das maravilhas com que nos tens brindados com ensinos desta magnitude.
Rogo a Deus que continue derramando suas benção em sua vida, da sua esposa e de seus preciosos filhos.

Zigomar disse...

Obrigado irmão Ivon! Rogo a Deus o mesmo pra você, seu ministério e sua família. Grande abraço.

Prof. Izaias Resplandes disse...

Irmão Zigomar.... Sempre com a mente aberta para ver o que nem todos conseguimos ver. Ajudar-nos a desvendar os mistérios ocultos de nossas mentes, mas já revelados pelo Senhor nas coisas que foram criadas é uma grande missão daqueles que já tem a visão. Que Deus te abençoe, a você e à sua família pelo trabalho que vem fazendo em prol da edificação da Igreja. Abraços fraternos.