terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O ministério da interseção

 
Esse foi o tema desenvolvido pelo irmão Nanao Yamamoto, pastor da Neo da Vila Planalto, Campo Grande, MS, em sua participação no Retiro dos 30 anos em Rio dos Crentes.
Não é fácil levar as nossas próprias cargas, quanto mais as dos outros. Mas esse é o mandamento de Deus e devemos nos esforçar para tornar isso uma realidade em nossas vidas. Cf. Gl 6:2.
Existem vários exemplos registrados na Bíblia, de pessoas que exerceram o ministério da intersecção, fazendo algo pelos demais. Como um desses casos particulares, citamos Arão e Hur. Eles ajudaram Moisés a levar a cabo a sua missão de interceder pelo povo hebreu na luta contra os amalequitas. Um de cada lado, sustentaram erguidas as pesadas mãos de Moisés durante a batalha de Israel comandada por Josué, posto que enquanto Moisés estava com as mãos erguidas, Israel prevalecia, mas ao abaixá-las os ventos mudavam de direção e Amaleque prevalecia. A solução da vitória estava bem definida, MAS Moisés não dava conta de realizá-la sozinho e precisava de ajuda. E Arão e Hur se dispuseram a isso. Cf. Ex 17:8-13.
Como outro exemplo tem a história do livramento de Pedro. Ele fora preso após a morte de Tiago. Mas, enquanto permanecia no cárcere, muitas pessoas estavam reunidas na casa de João Marcos e oravam por ele, exercendo o ministério da interseção. Cf. At 12: 3-12.
O caso de Jó, então, é emblemático. Em sua situação de enfermo, após ter perdido tudo, sendo inclusive amaldiçoado até pela sua esposa, parece que não havia mais solução para ele. Mas Deus mudou sua sorte. E isso aconteceu quando ele estava preocupado com a situação dos seus amigos e pedia a Deus por eles. Isso é o que Deus deseja de nós. Que nos preocupemos uns com os outros e não apenas com o nosso umbigo. E por conta da bonita e perfeita atitude de Jó, Deus mudou sua vida; e a mudança operada foi tão radical que sua condição final foi muito melhor do que a anterior. Jó 42:7-10.
E os exemplos não acabam. Dentre os tantos existentes, ainda podemos destacar o de Moisés, o qual intercedeu por milhares de hebreus que Deus queria destruir, por causa da idolatria e outros pecados graves que cometiam. Cf. Ex 33:12-16.
Estevão. Esse homem fez a oração de Jesus: Pai, não lhes impute esse pecado. Ele estava cheio do Espírito Santo e via o que ninguém via naquele momento. Ele via os céus abertos e a Jesus de pé, à destra do Pai, como que pronto para recebê-lo. At 7:60
Jesus. Ele intercede por nós em tudo. Ele intercedeu por Simão e é nosso advogado diante de Deus. Pedro era um homem que não gostava de perder. Tinha uma natureza forte, de vitória e jamais admitia a derrota. Ao dizer que iria interceder por Pedro, Jesus também diz que, ao depois, ele teria que fortalecer os seus irmãos, ou seja, teria que fazer pelos outros o que naquele momento o Senhor fazia por ele. A interseção de Jesus era didática, como tudo na vida dele. Não é por acaso que certa vez ele disse que estava dando o exemplo. E em outra vez: aprendei de mim. Cf. Lc 22:31-34. Jo 13:36-38; 1 Jo 2:1.
Essa foi a síntese dialética do estudo de nosso irmão. Outras leituras poderão ser realizadas. Que Deus nos abençoe e nos faça intercessores uns pelos outros, seguindo o exemplo de nosso Senhor e dos milhares de testemunhas em todos os tempos.

Um comentário:

Rosangela Lins Almeida disse...

Os estudos do irmão Nanao realmente foram muito edificantes. Louvamos a Deus pela sua participação com adultos e jovens, apesar da gripe forte, Deus lhe deu forças para trazer preciosos temas de edificação. Ele também faz parte da história de Poxoreu nesses trinta anos.