domingo, 26 de fevereiro de 2012

Retiro dos Trinta Anos Neotestamentários em Poxoréu

 Grupo de irmãos de 1983

A Igreja Neotestamentária tem registrado importantes marcas no território brasileiro. Estamos presentes nos pontos mais extremos deste país. Atuamos no Amazonas e no Rio Grande do Sul, em Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em São Paulo e no Paraná. Além disso, também temos alguns irmãos lá pelo Nordeste brasileiro. Somos um povo simples, mas temos a ousadia e a intrepidez do Espírito Santo para conduzir as nossas ações.
Aqui em Poxoréu, MT, a Igreja Neotestamentária se faz presente desde a década de Trinta, quando o missionário Jonh Rees trabalhou nessa região, fundando a Primeira Igreja Evangélica de Poxoréu, a qual foi encampada pelos irmãos presbiterianos quando o irmão Rees deixou essas plagas diamantíferas. Mas, em 1981, sob a liderança missionária dos irmãos Manoel Francisco Paulo e Erasmo Mendes de Moraes (seu filho na fé), o trabalho foi reativado em Poxoréu, estando ativo até os dias atuais.  
Ao lado, grupo de irmãos (acima) e de lideranças (abaixo), presentes em 2012, no Retiro dos Trinta Anos Neotestamentários em Poxoréu, MT.
Além disso, em 1983, sob a liderança de irmãos como Altivo Melo, Sebastião dos Santos, e Manoel Paulo, de Rondonópolis, bem como Isaías Almeida, Ademar Soares e David Decker, de Cuiabá, Izaias Resplandes, Zigomar Silva e Erasmo Mendes, de Poxoréu, Missionário Ken Decker, de Araçatuba, dentre outros, foi organizado e realizado o I Retiro de Famílias de Poxoréu, com quase 100 participantes, marcando o início de uma atividade que neste ano de 2012 completou TRINTA anos, com a participação de aproximadamente 300 irmãos. Foram mais de trinta retiros, haja vista que em alguns anos tivemos até três encontros do povo neotestamentário aqui no Acampamento Rio dos Crentes, em Poxoréu, MT.
Na foto abaixo, grupo de irmãos presentes no Salão de Estudos de 1983, que também servia como dormitório para muitos irmãos atarem as suas redes.
Neste ano, a bênção de Deus para nós, não foi menos excepcional do que nos anteriores. Vieram quatro casais de missionários: Zigomar e Elaine (de Porto Alegre, RS), Isaías Almeida e Rosângela (de Campo Grande, MS), Paulo Moraes e Marinalva (de Jaciara, MT) e Ademar e Bete (de Tangará da Serra, MT). Registramos 287 presenças, sendo 168 adultos, 37 jovens, 47 adolescentes e 35 crianças. Todavia, várias pessoas estiveram parcialmente presentes no retiro e não foram registrados. Acreditamos que em torno de 300 pessoas estiveram neste Retiro dos Trinta Anos Neotestamentários em Poxoréu, MT. E não podemos deixar de registrar que em tudo fomos supridos, nada faltando para atender às nossas necessidades.
Na foto abaixo, grupo de irmãos no atual salão de estudos de Rio dos Crentes, em 2012. Saímos das barracas de lona para modernas estruturas de metal e concreto e das tarimbas de paus roliços para cadeiras e bancos mais confortáveis. Deus nos tem abençoado sobremaneira neste lugar.
Quanto aos estudos, além dos missionários presentes, também cooperaram os pastores e outros cooperadores. O foco da temática foi a “liderança” necessária para o crescimento e o fortalecimento da Igreja.
Louvado seja Deus pelas chuvas de bênçãos que tem derramado sobre o seu povo aqui no Acampamento Rio dos Crentes, em Poxoréu. Que todos divulguem essas notícias e desde já se preparem para estar conosco em setembro deste ano, em mais um Retiro de Famílias neste recanto feliz na cidade de Poxoréu, MT, Brasil.
Izaias Resplandes de Sousa – Secretário.

3 comentários:

Zigomar disse...

Izaías,
Parabéns pela reportagem! Muito linda e cheia de belas recordações! Eu, particularmente me sinto feliz por fazer parte desse grupo distinto que fez e faz História. Muitas vezes fui impelido por você e por outros nessa caminhada, mas cá estamos na batalha para que esse grupo só cresça a cada ano pela graça de Deus. Da mesma forma que aquela liderança passaram, nós também passaremos, mas pela graça de Deus, haveremos de deixar discípulos que prossigam até quando Deus quiser nesse mesmo compasso.
Grande abraço.

Rosangela Lins Almeida disse...

impossível não se empolgar e se emocionar com a maneira como você relata a nossa história. É como diz a Palavra: "Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso". Louvo ao Senhor porque os seus olhos são bons e nos fazem ver as maravilhas que o Senhor opera no meio do seu povo. Obrigada pelo carinho e hospitalidade da família Resplandes.

Prof. Izaias Resplandes disse...

Quando a história é bonita, qualquer coisa que se disser é redundante. E a História de Rio dos Crentes é linda. Obrigado pelo feed back.