domingo, 5 de fevereiro de 2012

MUTIRÃO EM RIO DOS CRENTES FOI ESPETACULAR


Quatro de fevereiro de 2012. O dia amanheceu com poucas nuvens cobrindo a cidade. O Morro da Mesa, um dos cartões postais de Poxoréu, sobressaia sobre a neblina, projetando-se belissimamente, no azul dos céus – uma visão celestial. Linda foto de revista! Digna de figurar em elaborada moldura nos mais requintados ambientes.
Levantei bem cedo para os meus parâmetros ainda medidos pelos módulos das férias e recesso escolares, principalmente em um dia de sábado. Antes mesmo que eu olhasse no relógio de parede da minha sala eu já sabia que ainda estava bem cedinho. Liguei a televisão e ouvi a voz do apresentador do Globo Ciências, falando sobre o modelo de Rutheford, numa brilhante aula de Física que eu gosto de escutar, embora já não consiga mais entender tudo o que eles falam. Já faz muitos anos que tive minhas últimas aulas de Física e embora meu professor, o Mestre Ubaldo, da UFMT de Rondonópolis, muito se esforçasse para nos ensinar os fundamentos da ciência, como conhecimento complementar do curso de Licenciatura em Matemática, eu deixei muito a desejar nessa área. Não aprendi o mínimo que devia. Quanto mais o máximo!
A verdade é que levantei bem cedo. Lourdes, “a esmeralda mais preciosa que Goiás já produziu e que me deu por esposa” também já estava de pé fazia um bom tempo. Trabalhava nos preparativos para o café da manhã e já também para o almoço, o qual neste sábado deveria ser bastante especial. Quando cheguei à cozinha já estava tudo preparado e acondicionado em embalagens adequadas para o transporte até Rio dos Crentes, o Acampamento da Igreja Neotestamentária, localizado a três quilômetros da cidade de Poxoréu, às margens do Ribeirão Areia, agora com águas límpidas e transparentes, nestes tempos de pós-garimpo em seu leito, margens e adjacências.
Rio dos Crentes seria neste dia o cenário de nossas ações, emoções e alegrias.
Ao chegar lá, já encontramos os irmãos da Neo de Rondonópolis. O pastor Sebastião dos Santos veio acompanhado de sua esposa Ivonilse, de seu filho André, do pastor Eurípedes e do dinâmico Victor. Também veio o pastor Juscelino, acompanhado de sua esposa Milca e dos filhos Júlia, Ariel e Isaque, bem como dos jovens Luizinho e Éderson e dos animados Irmãos Zezinho e Augusto. Não demorou muito e eis que surgem os motoqueiros da Neo de Jaciara, os valentes do missionário Paulo Moraes: José Domingos Dudu e seu filho Zezinho Domingos; João Rita, Dorisvaldo, Flaviano, João Paulo e Paulo Ricardo. Depois chegaram os irmãos Valmi e Argemiro, da Neo de Primavera do Leste, sempre presentes em nossos mutirões. E completando o time também destacamos a equipe da Neo de Poxoréu: Antônio e sua esposa Luzinete, com o filho Déric, tia Dionízia, irmão Francisco Francilino “França”, Zé do Rio, Waldomiro Resplandes, Lourdes e eu.
Trinta e duas pessoas. Essa foi a equipe Neotestamentária de Ouro que brilhou neste quatro de fevereiro, aqui em Poxoréu. Molharam a camisa de suor, com alegria, entusiasmo e prazer. Trabalharam no seu máximo desempenho, sem escorar, de forma voluntária e dedicada. Os dois alojamentos dos homens ficaram completamente rebocados. A “paredona” do refeitório ficou uma beleza. Nem parece a mesma. Os dormitórios das irmãs, ainda não ficaram prontos, mas já estão bem adiantados. É quase certo que no segundo mutirão de 2012, nós daremos um jeito neles. Além do mais, o campo de futebol e os espaços verdes foram quase que totalmente roçados e estão prontos para serem utilizados pelos irmãos no Retiro de Famílias deste ano.
O local está ficando uma beleza para o Retiro dos Trinta. Já são trinta anos de presença Neotestamentária em Rio dos Crentes. É de lembrar que começamos ali em 1983. O atual missionário Isaías da Silva Almeida, então membro da Neo do Bosque da Saúde, em Cuiabá foi o nosso primeiro Coordenador dos Retiros que se sucederam nos anos seguintes. Os atuais missionários Zigomar Oliveira Silva e Ademar Soares de Lima também estavam lá naquele primeiro Retiro. Quem pensava que eles seriam nossos missionários um dia! Acampamos debaixo de lonas e barracões improvisados. Mas foi maravilhoso. Deliciosamente maravilhoso. É extremamente estimulante rever as fotos daquele tempo. Dá uma saudade dos irmãos que lá estavam e que agora já estão na glória com o Senhor, como irmão Manoel Paulo, irmã Dores, Seu Erasmo, Leônidas e seu filho Leondinhas, irmão Miné e sua esposa. Daqui a mais trinta anos, os irmãos também terão muita alegria em rever as fotos de nossa presença em Poxoréu neste ano de 2012.
Trinta anos! Este será o Retiro dos Trinta!
A Equipe de Ouro Neotestamentária trabalhou bastante em 2011 e estamos começando o ano de 2012 com mais entusiasmo. Foi muito bem ver esta Turma preparando Rio dos Crentes para o seu Retiro dos Trinta.
Obrigado ao Senhor que nos deu força, alegria, coragem, entusiasmo e vontade de fazer o melhor neste dia, para sua honra e glória. Várias vezes nós entoamos “Cantai ao Senhor um cântico novo, porque Ele fez maravilhas” no meio de seu povo neste quatro de fevereiro de 2012. Obrigado pelas orações dos irmãos. E venham conferir os resultados e participar do Retiro dos Trinta na cidade de Poxoréu, em nosso aconchegante Acampamento Rio dos Crentes. Louvado seja Jesus, o nosso Senhor e Salvador. Glória Deus!

4 comentários:

Ademar s. lima disse...

que Deus abençoes esta equipe que trabalharam para melhoria deste acampamento parabens irmao isaias resplandes pela reportagem alegre foi muito legal ainda mas com esta turma animada valeu abracos!!!

Victor Hugo disse...

Foi muito gratificante participar deste mutirão, realmente Deus tem nos abençoado, nos dando força e coragem. Temos que cuidar deste lugar e também desfrutar, pois um dia partiremos e ficará para os nossos filhos e netos.
Que Deus seja louvado.

Anônimo disse...

Uma notícia em forma de poesia.Valeu Izaias!

Zigomar disse...

Que maravilha ver estampada nos rostos desses irmãos guerreiros, a alegria por haver trabalhado com tanto afinco e poder depois contemplar os resultados. Parabéns e com toda certeza, Deus vai continuar dando forças a essa grande equipe. Vamos desfrutar desse trabalho nesse retiro dos trinta!