sábado, 30 de junho de 2018

A virtude do perdão


A virtude do perdão

Izaias Resplandes
 
E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. Marcos 11:25-26.
Perdoar é, com certeza, a maior de todas as virtudes que alguém possa ter. Por amor de Jesus, Deus Pai nos perdoou de nossas muitas transgressões, de nossa multidão de pecados. E, não por acaso Jesus ensinou que a resposta às nossas orações pelo perdão de nossas ofensas depende da nossa capacidade de perdoar aos que nos têm ofendido. É assim a Palavra:
Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:12-15.
Nós sempre achamos que merecemos uma segunda oportunidade; e às vezes, até uma terceira, uma quarta… Mas nós mesmos, não estamos dispostos a dar mais uma oportunidade àqueles que falham conosco.
Certa vez, o apóstolo Pedro conversava com Jesus a respeito do perdão e recebeu dele uma aula magistral. É assim a Palavra:
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; e, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; e, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. Mateus 18:21-35.
O perdão é a maior de todas as virtudes. Tanto é assim, que dependemos dele para que possamos receber a salvação de nossa alma e assim, o reino de Deus.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor. Atos 3:19.
Os nossos pecados nos separam de Deus, nos impedem de entrar nos céus. Somente poderemos ser salvos da perdição eterna se nos livrarmos das consequências de nossos pecados. É assim a Palavra:
Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Isaías 59:1,2.
Deus quer nos perdoar. Jesus morreu em nosso lugar para que pudéssemos ser perdoados de nossos pecados. E para que pudéssemos viver em paz com Deus. Por sua morte, Jesus abriu as portas para a nossa reconciliação com o Pai.
Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:6-8.
Deus quer nos perdoar e por isso Ele tem paciência conosco. Assim escreveu o apóstolo Pedro:
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9.
Sim, meus queridos… Deus quer nos perdoar, mas ele estabeleceu uma condição para pudesse nos perdoar. E a condição é difícil de cumprir, porque nós queremos ser perdoados infinitas vezes, mas temos dificuldades para perdoar mesmo por uma única vez.
Deus somente nos perdoará, se nós, primeiramente, perdoarmos àqueles que nos têm ofendido. Se não perdoarmos, ele também não nos perdoará. E esse é o fundamento para que nós busquemos nos aperfeiçoar nessa área.
É verdade que não basta que perdoemos aqueles que nos ofenderam para que sejamos salvos. A salvação tem outros fundamentos além desse, mas com certeza, ainda que Cristo morresse em nosso lugar mil vezes, nem por isso seríamos perdoados, se primeiro não formos capazes de perdoar.
No reino de Deus não entra mágoa, não entra ódio, não entra rancor. O reino de Deus é para aqueles que, antes de qualquer outra coisa, aprenderam a perdoar.
Quantas vezes já desejamos o mal para alguém! Quantas vezes já clamamos por justiça? Ou por vingança? Não importa quantas vezes… O que importa é sermos capazes de perdoar. E já que estamos no plano do “quantas vezes”, deveríamos perguntar por quantas vezes já fomos perdoados? E se já fomos perdoados tantas e tantas vezes, outras tantas mais deveríamos perdoar.
É de registrar e destacar que nossa salvação está associada ao princípio da reciprocidade, pois somente se perdoarmos, seremos perdoados.
É verdade que nenhum de nós é perfeito nem nesta área e nem em qualquer outra, mas devemos lutar pelo que devemos ser, esquecer o que passou e avançarmos. É assim o ensinamento de Paulo:
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:12-14.
Imploremos a Deus pela transformação de nossos corações de pedra em corações capazes de perdoar. Que possamos crescer na graça do perdão. É isso que Jesus, que deus sua vida por nós, espera de nós, para que sua morte não tenha sido em vão no nosso caso.
Deus nos abençoe!


Nenhum comentário: