sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O perigo da hipocrisia (Atos 5:1-11)

Maria José Santos da Silva

Quando lemos Atos 4: 32 a 37, Observamos que os cristãos daquela época levavam muito a sério, a comunhão, a oração, e em cada alma havia temor. A igreja primitiva cresceu e acolheu os necessitados, não deixou que passassem necessidades, pois sem a unidade espiritual a igreja não podia sobreviver.
A união e a generosidade espiritual dos primeiros cristãos atraíam outros. Aquela estrutura organizacional não era uma ordenança bíblica, mas nos ensina importantes princípios dignos de serem adotados.
Se os cristãos não se comprometessem, eles fracassariam nas mãos de satanás...
Mas quando olhamos para Atos 5: 1-11. Estamos diante de um grande perigo: O perigo da  hipocrisia.
 O pecado de Ananias e Safira, foi mentir diante de Deus e de seu povo, dizendo que deram a quantia total, quando na verdade, guardaram parte para si. Eles mentiram, a fim de parecerem mais generosos do que realmente eram. Tal pecado foi severamente julgado, porque a desonestidade, a cobiça e a avareza são destrutivas para a igreja.
Paulo disse:”... Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. (
II Tim 3:1-5)
As pessoas serão caracterizadas por todos os tipos de perversão egoísta e artificial. Alguns conservarão um fingimento externo, usando o vocabulário cristão, mas recusando a realidade que é a fé cristã expressa no (V.5).
São alguns que se dizem cristãos, servindo a dois senhores, metade para Cristo, metade para o “Eu”. Aqui começa o nosso problema.
Homens de coração dividido, que não têm reservas para Deus. Nunca se entregam a Deus por inteiro. Coração parcial, cristãos parciais!!
 “Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.”  Judas 1:12, 13 ..Muitos estão andando dessa forma na igreja.
 “ Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra. Tito 1:16 .. O testemunho de fé não condiz com sua forma de vida. Cristão parcial, tolo.
1º Não considera que satanás tem acesso livre ao seu coração.
2º Não considera que o juízo divino é uma realidade. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”Gálatas 6:7... Ananias e Safira foram surpreendidos.
Não considera que Deus é onisciente e nada escapa ao seu olhar.  Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.” Salmos 139:1-4
“Quando estamos nos nossos pecados secretos, nós nos esquecemos disso.
” Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. “Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”.Hebreus 4:13
“Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”Jeremias 17:10
Se o juízo de Deus não tivesse sido efetuado, o ideal cristão não teria sido preservado.
A severidade da punição para uma ofensa tão pequena pode parecer intolerante e sem misericórdia, mas era necessário estabelecer autoridade e garantir a pureza da igreja.
JESUS estava preocupado com isso. Em Lucas 18:8, Ele nos faz uma pergunta desafiadora:
 “... Quando, porém,  vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? ... Cristo ainda nos achará comprometidos com Ele”?
 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” Hebreus 3:12-15 .
A Bíblia nos ensina como devemos andar. O Senhor nos proporcionou o caminho do livramento. Temos que nos comprometer integralmente com Cristo. A proposta do Evangelho é única.
Ninguém é obrigado a morrer debaixo do juízo de Deus!(David Abreu)



3 comentários:

Ivon Pereira da Silva disse...

Excelente reflexão, que nos deve fazer agir a favor de um compromisso com Deus em beneficio da Igreja de Cristo, sem esse compromisso, nossas vidas se tornam vazias e sem sentido. Que vivamos com alegria para testemunhar ao mundo, da obra redentora de Jesus Cristo em favor da humanidade.

Unknown disse...

muito bom este estudo boa reflexao

Anônimo disse...

Maravilhoso ler sobre a hipocrisia. É uma lição fantastica. Resta ser vivido sem hipocrisia.