quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Ladrões de coração, eles existem?


II Samuel 15:1-6
Maria José Santos

A lista dos que roubam é enorme. Aparecem ladrões de tudo, mas em  nenhuma lista  aparecem “os ladrões de coração.”


Em 2 Samuel 15: 1- 6 a Bíblia relata a história  de um  “ladrão de coração”.
Absalão era filho de Davi, moço de boa aparência, e sagaz, que pouco a pouco, conseguiu roubar a motivação, e o amor do povo pelo rei, tirando proveito próprio de toda a situação,V 6.

ABSALÃO COM MUITA ASTÚCIA SE APROVEITOU:

Da urgência que o povo tinha em resolver suas necessidades, v. 3;

Do desejo do povo em ser ouvido sem burocracias, v. 3-4;

Do empenho que o povo tinha em encontrar justiça, v. 4;

Da simplicidade que o povo tinha, pregando igualdade social, v. 5;

Da ingenuidade do povo, v. 11;

O (V 7)  diz que depois de quatro anos quase todo o povo não estava mais com Davi, e sim seguindo a Absalão.

Por isso Davi teve que fugir de Jerusalém.  A rebeldia de Absalão é a pior das rebeldias, é uma rebeldia disfarçada, não declarada. Ele roubava o coração dos homens de Israel por sua suposta devoção a eles. E enganava a Davi por sua suposta devoção a Deus!

 

 Devemos nos certificar de que estamos lidando na igreja com pessoas que tomam sábias decisões e cuidam sabiamente do seu povo. As igrejas também estão cheias de bajuladores,  pessoas com outros interesses que não sejam a fé e a harmonia entre os irmãos. Devemos nos certificar de que estamos lidando na igreja com pessoas que tomam sábias decisões e cuidam sabiamente do seu povo

 

“O mundo está cheio de seduções. Diariamente somos abertamente confrontados por meio de sutis  pressões culturais e propagandas. A única maneira de escapar dessas influências destrutivas é pedindo que Deus nos ajude a crucificar nosso desejo por elas.” (Bíblia comentada)

Até que ponto os interesses desse mundo são importantes para você? Paulo mostrou isso com muita clareza:  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20) E acrescentou: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscência", Gl. 5:24.

O homem não foi criado para ser feliz em si mesmo. Mas foi criado para glorificar a Deus! Segundo Paulo: “Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado...”Ef. 1:6. "Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Ef. 1:12) ."O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória", Ef.  1.1.)

Paulo tinha consciência do propósito para o qual Deus o criou, e disse: “Só me glorio na cruz de Cristo” Para ele isso é renuncia:  “...O mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo", Gl. 6:14.  Para ele a mensagem viva daquele que conhece a Cristo é não esperar recompensas neste mundo – “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”, 1 Co. 1:18. Só a palavra de Deus, pode transformar vidas, famílias, sociedade.

Paulo, falando a Timóteo disse: “Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 2 Tm.  3:10-14.

Cuidado para que ninguém furte o teu coração com palavras bajuladoras e sedutoras.  Isso deve ser a nossa oração e nosso cuidado contra os ladrões de coração.

Nenhum comentário: