sábado, 21 de setembro de 2013

DEUS NÃO FAZ POR NÓS O QUE SOMOS CAPAZES DE FAZER.

Exemplo IV do Senhor Jesus Cristo.

      Um exemplo maravilhoso que temos de que, o que nós podemos fazer Deus não faz por nós, está em Jo. 11:1-44
     Jesus tinha um discípulo chamado Lázaro, a quem Ele amava muito. Lázaro e suas duas irmãs Marta e Maria eram seguidores do Senhor. O significado da palavra discípulo é exatamente: "aquele que recebe disciplina ou instrução de outro. Aquele que adota a doutrina de e se dispõe segui-la". Jesus já havia estado na casa dessa família antes, segundo um relato em Lc. 10:40. Uma das irmãs de Lázaro, Marta, ficou sentada aos pés de Jesus, ouvindo as Suas palavras, e ungindo os Seus pés com unguento, e, secando com seus próprios cabelos. Na ocasião desta visita relatada por Lucas, Maria, estava preparando a refeição, na intenção de oferecer o melhor que ela podia. 
     Nesta passagem de João, fala de Lázaro enfermo e de suas irmãs mandando avisar a Jesus. “Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas”. Mas, como aquela enfermidade era para a glória de Deus, para que o filho de Deus, Jesus, fosse glorificado por ela, mesmo recebendo o recado, ainda ficou dois dias no lugar onde estava. Depois de dois dias Jesus chama seus discípulos e vai com eles para ver seu amigo que, segundo Jesus, “dormia”, e precisava ser despertado. Como os discípulos tiveram um pouco de dificuldade de entender o porquê de despertar Lázaro do sono, já que não há nada de errado em dormir, Jesus esclareceu-lhes: “Lázaro morreu”. Após quatro dias de Lázaro haver sido sepultado, Jesus chega e encontra ali muitos judeus amigos da família, consolando as duas irmãs Maria e Marta, acerca de seu irmão que morrera. Quando avisaram a Marta que Jesus estava chegando, ela saiu ao Seu encontro dizendo: “Senhor, se estivesse aqui meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus te concederá”. Ou seja, Marta com a fé que tinha estava sugerindo a Jesus que vivificasse ao seu irmão; mas ficou um tanto duvidosa, quando Jesus falou que ele havia de ressuscitar porque ela pensou na ressurreição do último dia quando todos ressuscitarão. Mas Jesus lhe explicou que aquele que crê nele, ainda que esteja morto, viverá; Para Jesus, como Deus, não fazia diferença nenhuma. E perguntou-a: “Crês isto?” De imediato, Marta correu e chamou Maria sua irmã dizendo: “Jesus está chegando e te chama. Esta frase me soa como: “Vamos ver agora o milagre que Jesus vai fazer a nós, minha irmã”! Maria também levantou-se depressa e foi ter com Jesus que ainda não havia terminado de chegar. Maria saiu tão apressadamente que os judeus que a viram sair pensaram que ela estava retornando ao túmulo para chorar. Ao Encontrar-se com o Senhor, Maria falou as mesmas palavras de Marta: “Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido”. Jesus amava tanto a Lázaro e suas irmãs, que vendo-as chorar, também chorou! Então Jesus perguntou: “onde o puseste? Disseram-lhe: Senhor vem e vê”. Quando chegaram à caverna onde Lázaro estava posto, havia uma pedra sobre ala. Disse Jesus: “tirai a pedra”. 
     Jesus não foi tirar a pedra nem ordenou que a pedra saísse.  Ele mesmo que disse aos seus discípulos em Mt. 17:20: “...se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar, nada vos será impossível”. Mas, nesse caso, as pessoas podiam tirar a pedra. E orou a Deus, confirmando o que Marta lhe dissera que se Ele pedisse ao Pai Ele lho concederia. Jesus que é um com o Pai, sabendo que tudo aquilo era para que o Pai fosse glorificado Nele, diante da multidão que estava em redor deles, Chamando Lázaro, este saiu todo atado com faixas nos pés e mãos, e, com o rosto envolto num lenço; Jesus agradeceu por ter sido ouvido. Então Jesus dá outra ordem: “Desligai-o e deixai-o ir. Jesus não foi tirar aquelas faixas, mas as pessoas, segundo a Sua ordem, porque essa parte elas podiam fazer.

2 comentários:

Ivon Pereira da Silva disse...

Amado irmão, mais uma vez, estou agraciado por continuar lendo seus estudos e, lógico, aprendendo mais da palavra de Deus.
Continue escrevendo irmão, é preciso continuar ensinando ao povo de Deus, para que um dia todos reconheçam que nossa suficiência vem do alto do Pai das Luzes.
Deus te abençoe.

Zigomar disse...

Amém!