domingo, 24 de junho de 2012

O aprendizado

Enivaldo, Aracy, Pr. Sebastião, Marcos, Elias (em pé); e Izaias Resplandes, Miss. Isaías Almeida, Miss. Zigomar e seu filho Eliézer.
Texto e fotos: Prof. Izaias Resplandes
Introdução
         Quando Deus nos criou Ele nos dotou de todas as condições para que nós pudéssemos aprender o que fosse necessário para alcançarmos a nossa maturidade material e espiritual.
         E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:31
         E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:28

1 Os verbos da aprendizagem
         Frutificar: a aprendizagem gera a multiplicação, os frutos;
         Multiplicar: Para se multiplicar (gerar frutos) é preciso aprender como fazer;
         Encher a terra: Para encher é preciso ter aprendido a multiplicar (a gerar frutos);
         Sujeitar: Para sujeitar algo é preciso ter mais do que a força física; é preciso ter a força do saber;
         Dominar: o verdadeiro domínio vem pelo conhecimento.

2 Os exemplos
         De Jesus: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29
         Dos pais e parentes mais velhos: Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. 2 Timóteo 1:5
         Dos professores: Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois. Atos 22:3
         Dos pais na fé: Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Filipenses 3:17
         Dos irmãos de ontem e de hoje: Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Hebreus 12:1

3 O mandamento
         De Jesus: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39
         De Pedro: Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pedro 3:18
         De Paulo: Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:21

4 A necessidade
         De crescer espiritualmente e diminuir carnalmente: E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. 1 Coríntios 3:1
         De aprender, praticar e se tornar mestres: Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Hebreus 5:12
         De se tornar exemplo para os irmãos: Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 1 Pedro 5:3
         De exemplo para todos: Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Tito 2:7
         De ser diferente dos escribas: Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Mateus 5:19
         De não escandalizar: Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Mateus 18:6
         De se tornar adulto na fé: Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. 1 Coríntios 14:20

5 Os requisitos
         A prontidão. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41
         O querer: Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 1 Pedro 2:2
         A honrar aos mestres: Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Hebreus 13:7
         A prática: Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. João 13:17

Conclusão
         É preciso conhecer para não errar. Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29.
         Para tanto, precisamos estar disponível para que o Espírito de Deus, que é o nosso Mestre Verdadeiro, possa nos falar pelos irmãos, pela Natureza, pela Palavra, pelas maneiras que Ele entender melhor. Só assim aprenderemos coisas novas, praticaremos coisas novas e nos aproximaremos do alvo desejado que é a perfeição, o ser como Ele é: Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Filipenses 3:12
         Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. João 16:13
         A Palavra sempre deve falar conosco, seja para que reconheçamos que a estamos colocando em prática, seja para que entendamos a necessidade de praticá-la. Se a Palavra não está falando conosco de alguma dessas formas é porque tem alguma coisa errada conosco. A Palavra é de Jesus e Ele disse que suas ovelhas a ouviriam: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; João 10:27
         Que Deus aumente a nossa sensibilidade e nos conceda a sabedoria para aprendermos a Sua Palavra: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5
         FIM
 Fotos: Paisagens do Sul do Brasil, nas lentes do autor.

Um comentário:

Zigomar disse...

Lindo estudo meu querido irmão! e lindas as fotos! Parabéns!