quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PROSSEGUINDO - Filipenses 3:13,14


Introdução: “Prosseguir” significa: dar seguimento, continuar, seguir avante, seguir com zelo.
O ano de 2011 terminou, portanto, precisamos fazer uma avaliação da nossa caminhada com Deus de como temos seguido.Temos seguido-o com zelo ou de qualquer maneira? Vejamos o exemplo do apóstolo Paulo, da sua determinação em seguir ao Senhor todos os dias da sua vida.
Pano de Fundo Histórico
O veterano apóstolo Paulo, ao escrever aos irmãos de Filipos (igreja que por ele fora fundada em sua segunda viagem missionária, sendo esta a primeira igreja a ser estabelecida por ele na Europa) encontrava-se aprisionado provavelmente em Roma. A carta aos filipenses é a mais pessoal que Paulo escrevera a uma igreja.Esse apóstolo apesar de cansado, porém, fiel, obediente e firmemente determinado, profere as seguintes palavras aos irmãos filipenses:
I- Irmãos, quanto a mim, não jugo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo das coisas que para trás ficam e avançado para as que diante de mim estão.(v13)
1. Nesse versículo Paulo faz uma avaliação de si mesmo da sua carreira espiritual, pois não se considerava perfeito espiritualmente, não se sentia contente com o que já havia feito para o Senhor. Ele não se reputava como um vencedor até o presente momento, não julgava ter ainda alcançado o alvo, ou seja, a perfeição completa.
2. Mas uma coisa ele fazia, esquecendo-se das coisas que para trás ficaram, avançava para as que estavam diante dele. Isso é tudo quanto ficava no passado, em sua experiência cristã ou em qualquer porção de sua experiência, incluindo a sua vida passada, quando ainda estava no farisaísmo. Paulo passara por sucessos e fracassos, por alegrias e desapontamentos, por tristezas e consolos; mas agora, tudo isso era passado. Na qualidade de esportista cristão, ele não ficava olhando para trás, porquanto isso só serviria para tornar mais lento o seu progresso espiritual; antes olhava constantemente para frente mirando o alvo e o prêmio. Não considerava ele a velocidade e a facilidade com que chegara até aquele ponto, como se isso fosse algo significativo; somente ao atingir o alvo e o sucesso final é que um homem realmente pode considera-se bem sucedido. Ter alguém começado bem também não é o bastante; aquele que chega primeiro ao fim da pista é que é declarado vencedor, e esse é quem recebe o prêmio. Não é que Paulo se envergonhasse do que acontecera antes, e não se orgulhava ele de suas realizações passadas, mas é que não desejava ter qualquer senso de auto-satisfação que pudesse enfraquecer a sua determinação de atingir o alvo final. As coisas à frente serviam para aumentar o seu conhecimento de Cristo. Ele corria “olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé, Jesus...” (Hb 12:2).
II- Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.(v14)
1. O apóstolo dos gentios, mesmo estando em uma prisão ele prosseguia para o alvo, ou seja, dava seguimento à sua carreira missionária e apostólica, seguia avante na sua fé em Cristo Jesus com muito zelo, para não perder a sua atenção do alvo.
2. “ Aquele que corre não fixa os olhos nos espectadores, e, sim, no prêmio. Sem importar se os espectadores são ricos ou pobres, se deles zombam, se o aplaudem, se o insultam, se lançam pedras contra ele, se lhe assaltam a casa, e mesmo que vejam seus filhos ou sua esposa ou qualquer outra coisa, o corredor não se desvia do seu alvo, porquanto se preocupa tão-somente em correr e conquistar o prêmio. Aquele que corre não para em parte alguma, porquanto se mostra negligente, mesmo que em pouco tempo, tudo estará perdido. Aquele que corre não afrouxa a corrida sob hipótese alguma, antes de ter chegado o fim, mais do que nunca, estica-se para vencer a pista.”(Crisóstomo)
3. Quando alguém disse a Diógenes, o filósofo cínico:
“Agora já és um homem velho, descansa por teus labores,”ele replicou: “Se corri por toda a pista, cabe-me afrouxar o passo agora que já estou perto do fim?Não deveria eu, bem pelo contrário, esticar-me para frente?” Por semelhante modo, o idoso apóstolo Paulo, já tendo percorrido boa parte da pista, e tendo todo direito de sentir-se cansado e desencorajado, bem pelo contrário disso, intensificou a sua busca, porquanto já podia contemplar o prêmio, visto que agora chegara à “reta de chegada”.
4. Paulo pôde contemplar a Jesus, o qual para o profeta Ageu, é o “desejado das nações”. E para João, no livro de Apocalipse Jesus é o “Senhor dos Senhores e Rei dos Reis” o “Alfa e Ômega, “o Começo e o Fim”. O apóstolo dos gentios, estando agora mais perto do alvo e tendo uma visão mais perfeita do prêmio (coroa da justiça 2 Tm 4:8), e resolveu terminar a sua carreira, com alegria, visto que já rebrilhava ante seus olhos aquela coroa que o Senhor, Justo Juiz, haveria de dar-lhe.
Conclusão
Conta-se a história de um homem, que vivia nos países frios do hemisfério norte, o qual em tempo de inverno, ao chegar à beira de um rio gelado, não tinha maneira de saber a espessura do gelo. Temia que se começasse a andar por cima do gelo, este se partiria e ele seria engolido pelas águas geladas do rio. Assim, para distribuir melhor o seu peso, deitou-se de bruços sobre o gelo e foi se arrastando lentamente na direção do centro do rio. Repentinamente, por detrás, ouviu um barulho terrífico, e, levantando a vista, viu um idoso homem negro com uma parelha de cavalos, que puxavam um vagão carregado de mercadorias, e que estava chegando à beira do rio. Lá se foi o homem por sobre o rio gelado, com os cavalos e o vagão sobrecarregado, sem a menor hesitação. Ao ver isso, lentamente ressabiado, o homem se levantou e atravessou por sobre o gelo, em passadas firmes, que restava para chegar ao outro lado. Paulo se assemelhava ao homem que chegou à beira do rio com os cavalos e o vagão carregado e que começou a cruzar o rio gelado sem a menor hesitação, deixando-nos o exemplo. Ele mostrou-nos total dedicação e não uma atitude tímida, encorajando-nos com o seu exemplo de fazermos o mesmo.
Findou-se o ano de 2011. Precisamos fazer uma avaliação de nós mesmos, assim com Paulo fez de sua vida.
Como você se julga?
Alcançou tudo o que almejava no ano que termina?
Como você caminhou nesse ano diante de Deus?
Prosseguindo para o alvo que é Cristo? Ou somente para alvos materiais?
A maioria das pessoas se dedica parcialmente ao Senhor, por causa de seus próprios interesses como o dinheiro, a ambição, a emulação e o senso de segurança carnal que são coisas que as atrai. Mas que segurança temos na vida presente, afinal de contas?Nossa segurança é Cristo. Portanto, corramos a corrida que nos está proposta, olhando para Jesus, para que não desfaleçamos em nossos ânimos. Pois esse é um alvo elevadíssimo: conhecer a Cristo e prosseguir, pois para isso é que fomos chamados.
Amados... “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: Como a alva a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.” (Os 6:3)
Que no ano que se inicia, possamos dar seguimento à nossa carreira espiritual, continuando firme, seguindo avante com muita determinação e muito zelo!
Abraços a todos os nossos irmãos em Cristo e que o ano de 2012 seja de muito êxito e muitas bênçãos. Missionários Joab e Carla.

Um comentário:

Zigomar disse...

Prosseguiremos com a graça de Deus!
Deus abençoe a vocês irmãos, Joab, Carla filhos.