domingo, 29 de março de 2020

A NECESSIDADE DE PURIFICAÇÃO


A NECESSIDADE DE PURIFICAÇÃO

Izaias Resplandes de Sousa


Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Isaías 1:16.
O mundo jaz no maligno. A terra brasilis está enferma. Ainda que costumamos pensar na Bíblia como sendo o livro que nos mostra o caminho da salvação para a vida eterna, no que não estamos errados, porque este é mesmo o seu principal objetivo, mais uma vez queremos, no entanto, fazer uma reflexão prática com base nos seus ensinamentos e prescrições, a respeito de como devemos proceder para nos salvarmos da contaminação nesse período de pandemia do novo coronavírus, a COVID-19.
É sabido a Bíblia é um livro de sabedoria, cujos escritores, inspirados por Deus, nos mostram o mundo espiritual a partir das suas próprias experiências e conhecimentos deste mundo terreno. As coisas terrenas são sombras das espirituais (Cl 2:17). E, nesse sentido, antes de querermos fazer uma aplicação espiritual do texto bíblico, devemos aplicá-lo à nossa realidade terrena, a qual serve como modelo hermenêutico para a sua melhor compreensão (1 Jo 4:20).
O capítulo um do livro profético de Isaías traz uma orientação específica para Israel, mas também traz uma orientação genérica para todos, visto que nela encontraremos algumas raízes do pensamento de Deus a respeito de como deve ser o procedimento correto para que tudo saia a contento e de forma regular. Não devemos continuar a rebeldia (Is 1:4), mantida desde Adão até os nossos dias, mas sim, procurar adaptar e adequar as nossas ações e atitudes aos pensamentos de Deus, os quais, embora possam ser diferentes, são mais sábios do que os nossos (Is 55:8).
É de destacar que todas as almas pertencem a Deus, inclusive a sua e a minha, inclusive as que estão sucumbindo ou sendo salvas das consequências do  coronavírus (Ez 18:4). Também é de ver que o Senhor não está matando ninguém, ainda que no futuro realizará o seu juízo sobre tudo e sobre todos. A ação desenvolvida por Deus, nesse tempo, é uma ação salvífica. Desde a vinda de Jesus ao mundo, Deus está agindo como Salvador e não como Juiz (Jo 3:16-17).
É necessário reconhecermos que Deus é o dono de todos e que Ele cuida do que é seu e não o abandona à própria sorte. Basta tão somente que nos entreguemos aos seus cuidados. O  próprio Jesus orou ao Pai para que cuidasse de nós (Jo 17:9-15, 20). O mal, não é culpa de Deus, mas decorre de nossos próprios atos e escolhas, no exercício de nosso livre arbítrio (Tg 1:13-15). Aquilo que o homem semear isso também ceifará (Gl 6:8).
Deus não é culpado do que está acontecendo com o mundo. Não julguemos e nem condenemos a Deus por isso, porque Deus não tem prazer na morte de ninguém para estar matando essas milhares de pessoas, cujas mortes nos chegam ao conhecimento (Ez 18:32). Muito pelo contrário. Deus está salvando milhares de pessoas da morte por esse coronavírus (Ef 2:8-9). E poderá salvar outros milhares de milhares (Is 59:1). Não nos esqueçamos de que a misericórdia de Deus não tem limite e que não existe coisa demasiadamente maravilhosa para o senhor Deus (Jr 32:27). Ele é o Deus do impossível! O único limite que existe para a misericórdia de Deus atuar sobre nós é o estabelecido pelo nosso livre arbítrio e pelas nossas próprias escolhas (Lc 18:35-42). A morte física não é o fim. Tenhamos esperança, caso sejamos alcançados ppor ela. Esse vírus mata apenas o corpo, mas não pode matar a alma. Antes de tudo, temamos aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo (Mt 10:28).
A ordem de Deus que destacamos em princípio é: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Isaías 1:16.
A orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde do Brasil é no sentido de que nós também nos lavemos e nos purifiquemos. Essa orientação não está na contramão da Palavra de Deus. Pelo contrário. Ela está exatamente de acordo com o o texto sagrado que nos manda lavar-nos e purificar-nos das nossas sujeiras e imundícies. Mas, ainda hoje nós estamos nos rebelando, como desde Adão até os nossos dias também têm feito os nossos ancestrais. E recusamos seguir as orientações de nossas lideranças. E isso é, em grande parte, a causa responsável pelas consequências que todos nós estamos colhendo neste momento. Não julguemos os outros. Julguemos a nós. Não importa se outros estão ou não estão fazendo o que deve ser feito. Que nós façamos e sirvamos de exemplos para os demais. Hoje, nós temos o privilégio de aprender com o sofrimento dos asiáticos e europeus e podemos minorar o nosso sofrimento. Mas não façamos como muitos estão fazendo. Não ignoremos que, apesar do mal ter começado na China, ele já atravessou o Atlântico e hoje, o ponto de maior concentração da doença está nos EUA, com mais de 100 mil contaminados. As estatísticas registram nesta data de 29/03/2020, os seguintes números no mundo: Contaminados: + de 680 mil; mortes: + de 31 mil; curados: + de 143 mil. E o Brasil, já conta com mais de 4 mil contaminados, além de 116 mortes.
Meus queridos… O vírus Corona se desenvolve a partir de gotículas que são lançadas em superfícies. Se ele ficar ao ar livre, ele desidrata, seca e morre de 2 a 3 minutos. Mas, ele se mantém vivo em superfícies como papel, vidro, mármore, metais, no nosso corpo e na nossa roupa, aé por horas. E se nós entramos em contato com essas superfícies contaminadas, nós contaminamos as nossas mãos. E se, com as nossas mãos contaminadas, nós pegarmos em outras pessoas, nós contaminamos essas pessoas também. E nós também nos contaminamos se nós levarmos nossas mãos contaminadas ao nosso nariz, à nossa boca ou aos nossos olhos. O vírus é contraído pelo contato de alguém não contaminado com alguma pessoa, ou superfície, ou coisa contaminada.
A orientação básica para evitarmos a contaminação é o isolamento, a lavagem e a purificação. Devemos limpar tudo que está contaminado, além de nos isolarmos a nós mesmos, se estivermos contaminados, para que nós não possamos contaminar outras pessoas. Também devemos isolar as pessoas não contaminadas, separando-as das pessoas contaminadas. São duas espécies de isolamento. De um lado, isolam-se as pessoas não contaminadas, para que não possam contaminar-se. E de outro, isolam-se as pessoas contaminadas para que não venham a contaminar outras.
Meus queridos… É de destacar que um dos grandes problemas que nós estamos vendo e aprendendo com essa pandemia é que nem todas as pessoas contaminadas apresentam sintomas de contaminação. E essas pessoas que não apresentam sinais de contaminação, mas que estão contaminadas, e que são chamadas de assintomáticas, representam hoje um perigo muito maior para os não contaminados, do que as pessoas que estão doentes. 
Devemos ter cautela, principalmente com os nossos idosos, nossos pais, avós e bisavós. Qual é o problema de mantermos eles isolados de nós por um período de tempo, se com essa medida nós poderemos livrá-los da contaminação? 
É de ver que não há necessidade de nós ficarmos visitando os nossos idosos a toda hora. Deixemos eles isolados aos cuidados de alguém não contaminado e cuidemos de nós, mantendo a nossa higiene da forma mais absoluta possível. Devemos purificar nossas vestes, pois o vírus permanece nelas por, aproximadamente, 6 horas. Devemos limpar as maçanetas, limpar as mesas e bancadas, limpar as compras que chegam do mercado e que passaram pelas mãos de muita gente. Compras que pessoas assintomáticas podem ter tocado, deixando-as contaminadas. E que nós trazemos para casa. E que, se não fizermos a assepsia adequada, serão fontes de contaminação  trazidas para dentro da nossas casas.
A limpeza nunca pecou pelo excesso. Desde os tempos de Moisés, nós temos orientação para proceder à higiene das coisas, porque a sujeira, a imundícia e a falta de limpeza estão entre as principais causas das doenças que existem. Devemos tomar banho, se possível, duas ou três vezes por dia, lavar as mãos periodicamente, limpar-nos, lavar-nos e purificar-nos conforme diz a Palavra de Deus e, também, conforme a palavra dos homens de conhecimento.
É difícil fazer isso? É difícil lavar-nos e purificar-nos? Não! Não é difícil. Então! Por que não podemos fazer isso?
Essa é a mensagem que trazemos nesse dia. É uma mensagem de limpeza, de lavagem e de purificação. É uma mensagem sobre a importância e a necessidade da higienização durante todos os dias, não somente durante essa pandemia, não somente nesses dias em que o mal já está tomando conta da Terra. Não! A limpeza e assepsia deve ser feita e realizada todos os dias. É certo que se nós fizemos isso e se aprendermos a isolar as pessoas doentes até que elas sejam curadas, com certeza, nós vamos evitar a proliferação do mal entre nós. 
A Palavra de Deus sempre nos ensinou sobre como nos livrar do mal. Mas nós achamos que essas orientações são para os judeus ou outras pessoas. Será que só os judeus e os outros precisam ficar limpos? Se a Palavra de Deus foi dada, inicialmente, aos judeus, então nós temos que aprender com eles. Jesus disse que “a salvação vem dos judeus” (Jo 4:22). 
Hoje, Israel está completamente isolado. Os israelenses só poderão sair de casa para comprar comida ou medicamentos. 'Não é mais um pedido, não é uma recomendação; é uma obrigação', disse o primeiro-ministro daquele país.
Por outro lado, é de observar a mudança no comportamento de várias autoridades que diziam não haver a necessidade de isolamento em seus territórios, como o prefeito de Milão, na Itália e como o presidente do México, as quais agora estão voltando atrás, pedindo desculpas ao povo e pedindo para todos se manterem isolados em casa e fazendo a assepsia adequada.
Que nós possamos tomar essas atitudes tão simples e tão fáceis de fazer. Se nos pedissem para subir o monte Everest para evitarmos a doença, é possível que milhares de pessoas estariam tentando fazer isso, porque nós damos mais valor às coisas difíceis. Nós gostamos de ficar fazendo sacrifício, quando a solução para os nossos problemas, às vezes, está nas coisas mais simples. Lembremo-nos de Marta, quando estava preocupada com mil coisas e Jesus lhe disse que uma coisa somente era suficiente (Lc 10:42). 
Nós estamos preocupados com tantas coisas para combater a pandemia do coronavírus, mas, nesse momento, bastam apenas o isolamento e a limpeza. Quanto às demais coisas, deixemos aos cuidados dos nossos cientistas, dos nossos médicos, das equipes de saúde e das autoridades. Façamos aquilo que está ao nosso alcance. Permaneçamos isolados em nossas casas. Se não pudermos ficar todos isolados, porque temos que trabalhar para atender às nossas necessidades fundamentais, então que saiam apenas aqueles que forem necessários e que os demais fiquem em casa. E que todos, mas, principalmente, aqueles que tiverem que sair, que o façam com todos os cuidados de higiene e assepsia.
Que Deus possa nos abençoar e nos ajudar a ter a humildade de abaixar nossas cabeças para fazermos essas pequenas coisas que estão ao nosso alcance. E, se quisermos fazer alguma coisa grande, então, façamos! Façamos! Oremos, queridos! Oremos pela misericórdia de Deus, para dar sabedoria aos nossos cientistas, aos nossos médicos, aos nossos pesquisadores, às nossas autoridades e aos nossos líderes para que saibam como conduzir a Terra nesses momentos de pandemia. Oremos com fervor, com fé, porque a oração da fé tem muito poder (Tg 5:16). Jesus disse que se nós tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda nós pediremos a um monte para que ele se levante e se precipite no mar e isso acontecerá (Mt 17:20). Oremos, fiquemos em casa e façamos a lavagem e a purificação das nossas sujeiras, tanto nos nossos bens de consumo, como de tudo que puder ser limpo, conforme as orientações da Palavra de Deus e conforme aquelas provenientes das autoridades sanitárias.
Que Deus nos abençoe! Amém e amém!

Um comentário:

umnt disse...

Que sacrifico é ficar em casa para muita gente. Eu sei que muitos tem de trabalhar mas se possível você está certo IZAÍAS.
isa2