sábado, 7 de março de 2020

A mulher


A mulher
Izaias Resplandes de Sousa

E Deus criou a mulher. A Bíblia relata com detalhes esse coroamento da obra divina, o qual ocorreu no sexto dia criativo.

MARIA DE LOURDES RESPLANDES, minha companheira idônea de toda a vida.



E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.  E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. Gênesis 1:26-30.

Analisando esse texto, observamos que:


1) A criação e missão do homem foi planejada pela Trindade Divina. Não aconteceu, pura e simplesmente. 


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26.


2) O homem criado era um ser integrado em duas partes: homem, propriamente dito e mulher. É de observar que a narrativa não estabelece uma hierarquia de superioridade, de mando, de governo, de importância, de qualidade e de qualquer outra coisa de um em relação ao outro. 


E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27.


3) O ser humano - homem e mulher - foi agraciado por Deus com a mesma bênção, sem nenhuma distinção entre um e outro. Em outras bênçãos bíblicas, a gente vê um tratamento diferenciado, como no caso de Isaque, em relação a Esaú e Jacó (Gn 27), ou no caso de Jacó em relação aos dois filhos de José, Efraim e Manassés (Gn 48). Aqui, a bênção é igual para os dois.  


E Deus os abençoou Gênesis 1:28.


4) Os dois também receberam a mesma missão para frutificar, multiplicar, encher e sujeitar a terra e dominar sobre tudo o que se move. 


E Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:28.


Aos olhos e pensamentos criativos de Deus, não existia nenhuma dessas diferenças entre o homem e a mulher que se perpetuou ao longo da história da humanidade. E, embora tenhamos dúvidas sobre muitas coisas, com certeza não o temos em relação à imutabilidade de Deus. 


Porque eu, o Senhor, não mudo Malaquias 3:6. 


Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17.


Não quero dizer que homens e mulheres continuaram iguais ao longo da história. Não! Sabemos que o ser humano é extremamente mutável e tem feito e realizado muitas ações execráveis que o descaracterizam e que, por isso, condenamos. Mas, de acordo com o plano imutável de Deus, essas alterações do quadro não devem ser acentuadas, mas mitigadas e apagadas de vez, para que tudo retorne ao estado de perfeição. Se Ele abençoou e prometeu o melhor, não vai voltar atrás para amaldiçoar e dar o pior. 


Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?  Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar. Números 23:19-20.


A prática de um erro por parte do “abençoado” não deve ensejar a sua destruição, principalmente, se ele se arrepende do que fez. Ao errado, cabe o conserto. Ao desviado, cabe uma reorientação. Ao desobediente, cabe a disciplina. Ao perdido, cabe o ser achado. 


Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. Tiago 5:19,20.

Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado. Hebreus 12:6-13.


A novela do pecado não deve se transformar em um romance. É melhor que seja bem curta e seja um processo sumário, sem muitas delongas em seu desenvolvimento. Esse sempre foi o pensamento divino e são muitas as referências demonstrando a sua preocupação com o restabelecimento do status quo. 


Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:10.


O fato da mulher ter errado, dando ouvidos à serpente e o fato do homem ter errado, aceitando a oferta errada de sua mulher não significa que a mulher foi transformada em subalterna, escrava, empregada, um ser menor em importância, desprezível, abjeto ou algo dessa natureza. A mulher continuou sendo uma com o seu marido. Jesus falou sobre isso, centenas de anos depois. 


E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés? E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Marcos 10:2-9.


Que espírito maligno é esse que tem agido no ser humano por séculos a fio? Que coração de pedra é esse que não aceita o perdão, a conversão e a aceitação do pecador arrependido? O, que temos visto ao longo da história, não é uma mulher fria e calculista, golpista, terrível e cruel. Não! A mulher continua sendo um ser lindo, gentil e carinhoso. O homem é que se transformou num ser duro de coração, que somente deseja acusar, apontar o dedo, condenar, humilhar e fazer sofrer. O espírito de Deus não é assim. Deus é salvador, é generoso, bom e misericordioso e deseja que nós o imitamos em seus atributos e qualidades.


E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a  outra. Marcos 3:1-5.


E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. Lucas 9:51-56.


Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Oséias 6:6.


Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Mateus 12:7.


Será que já não basta esse sentimento de ódio, revolta, amargura, vingança, tristeza, lamentação e tantas outras lengalengas por causa do pecado cometido pela mulher. Nossos cálices continuam derramando desse veneno pelas bordas contra as mulheres. Até quando nós ficaremos com os corações endurecidos, como meninos de crescimento retardado! Já é hora e até mesmo já passou da hora de nos convertermos e passarmos a tratar a mulher com a importância que sempre teve. Homem e mulher não devem ser adversários, mas parceiros de jornada.


Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus. 1 Coríntios 11:11,12.

A pesquisa mostra que as mulheres do século XXI ainda continuam sofrendo os rigores do princípio do mundo. Os homens continuam menosprezando o potencial daquela que foi feita no mesmo nível que ele, com os mesmos atributos e com a mesma missão.


Homem e mulher são as duas partes de um todo que tem sido dividido ao longo da história sob a alegação de que Deus mandou que fosse assim. Não! Deus nunca quis que fosse desse jeito desumano, triste e deplorável. Se Ele que é Deus, consegue nos perdoar e nos aceitar do jeito que nós somos, porque desejaria que fôssemos diferentes dele, principalmente, quando vemos a Escritura nos orientando para que sejamos imitadores dele? Não, mesmo! Deus deseja que sejamos bons, generosos, misericordiosos e amorosos com as mulheres, principalmente porque são elas que,  idoneamente, em todo o tempo, complementam os homens.


Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto. Salmos 95:8.


Ainda hoje Deus está falando conosco e nos conclamando para uma mudança de atitude em relação à mulher. Ele quer que nós sejamos coerentes e misericordiosos, amigos, companheiros e amantes. Homens com o espírito de Cristo. Que possamos deixar o Senhor falar conosco; que possamos ouvir a sua voz; que possamos ver, abraçar e beijar nossas mulheres no espírito e no amor de Deus. Amém!

Nenhum comentário: