sábado, 9 de março de 2013

A oferta alçada

A OFERTA ALÇADA
 Prof. Izaias Resplandes
Quando o Senhor mandou que Moisés fizesse o tabernáculo, ele também lhe disse para que falasse aos filhos de Israel para que trouxessem voluntariamente uma oferta alçada para essa finalidade.

Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. Êxodo 25:2

E o povo ouviu o recado, sentiu-se tocado a fazer uma OFERTA EXTRA, a oferta alçada, destinada àquela finalidade específica: a construção do tabernáculo e de seus acessórios.

Todo homem e mulher, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o SENHOR ordenara se fizesse pela mão de Moisés; assim os filhos de Israel trouxeram por oferta voluntária ao SENHOR. Êxodo 35:29

A oferta alçada é destinada a atender necessidades específicas da Obra do Senhor. É um tipo de oferta que está acima do dízimo e das ofertas normais. É uma oferta especial para um fim especial. No entanto, ela segue a mesma natureza de tudo o que se deve oferecer para a obra do Senhor: deve ser voluntária, de coração, com liberalidade. Não deve ser algo forçado, imposto externamente. A oferta alçada, como tudo o mais que ofertamos ao Senhor deve ter uma motivação interna. Deve atender ao desejo de participar da obra, de não ser omisso, de somar, de reforçar o que já existe e de contribuir para que a meta estabelecida pelo conjunto seja alcançada.

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7

As nossas forças, tomadas de um por um podem nos levar todos a sermos subjugados e derrotados; as forças de muitos de nós poderão nos garantir a vitória a todos, ao mesmo tempo, como se todos fôssemos apenas um. E quando se fala da OBRA de Cristo não deve haver outro pensamento que não seja este: SERMOS APENA UM.

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28

Muitos pensam que não podem contribuir porque possuem pouco e que contribuir é para aqueles que têm muito. Essa não é a formação bíblica que temos aprendido desde que nascemos de novo, embora possa ter sido a formação dos velhos homens que fomos. O novo homem sabe que a sua oferta não é medida pela quantidade, mas pela proporcionalidade. Nós temos um exemplo fantástico na Bíblia, onde homens ricos faziam grandes doações enquanto uma mulher doava apenas duas pequenas moedas. Segundo Jesus, o Senhor daquelas ofertas, a pequena oferta das quatro moedas foi muito superior à grande oferta, porque os ricos haviam dado um pouco do que lhes sobejaram, enquanto que aquela mulher havia dado tudo o que possuía.

E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva; Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.
Lucas 21:1-4

A Bíblia relata ainda, em 2 Co 8:1-15, a orientação de Paulo aos irmãos de Corinto sobre ofertas, citando como exemplo para eles a situação dos irmãos pobres da Macedônia, que preferiram se sacrificar ainda mais na sua pobreza e falta, a deixarem de fazer uma doação em favor dos santos. Eles tinham pouco, eram profundamente pobres, mas souberam ser generosos no seu pouco. Eles também queriam participar da OBRA. Não queriam ficar de fora. Que exemplo fantástico. É para esse tipo de pessoa, que compreende a finalidade de sua existência entre os homens na terra, que o Senhor dirá em seu tribunal:

E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:21

Queridos irmãos... Os recursos, poucos ou muitos, que o Senhor tem colocado em nossas mãos para administrar, não são nossos... Estão aos nossos cuidados, mas não são nossos. Deles podemos tirar o que precisarmos para o nosso sustento. Afinal, não se ata a boca do boi que debulha. Mas, o objetivo de tudo o que o Senhor coloca em nossas mãos é FAZER A OBRA. Deus é Espírito. Nós somos os seus membros físicos. É por nossas mãos que os recursos necessários à OBRA chegam às mãos dos obreiros.

Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. 1 Coríntios 12:27. Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Efésios 5:30.

Segundo a orientação de Paulo, os mais pobres também devem contribuir. Isso não é para que os que têm mais fiquem folgados enquanto que estes sejam espremidos até o sangue. Não é por esse motivo. Não se trata de exploração, mas de promover a IGUALDADE. Quem tem alguma coisa hoje, deve doar um pouco àquele que tem falta, para que amanhã, se a situação se inverter e o que tinha ficar sem nada, ele possa também ser socorrido pelos que tiverem. O dar para receber não é uma lei, mas é um princípio cristão. Quem não dá, quem recolhe a mão ao necessitado, dificilmente será socorrido.

Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Romanos 5:7

É de lembrar que Jesus é Deus, riquíssimo, Senhor da prata e do ouro. Não tinha nenhuma necessidade de deixar a sua glória e vir sofrer o que sofreu em nosso lugar, mas Ele quis nos ensinar como fazer as coisas certas. E assim veio ao mundo e se ofereceu em favor dos pobres, dos doentes, dos necessitados, dos pecadores, dos perdidos, dos desfavorecidos, dos que não tinham nada e deu-lhes a oportunidade de serem os homens mais ricos do mundo.
Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. 2 Coríntios 8:9. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Efésios 2:4. 

A verdadeira riqueza não consiste na abundância de bens, mas na capacidade de cada um para doar o máximo que puder em favor dos outros. Que nós possamos seguir essa lição.

3 comentários:

Zigomar disse...

Pura verdade irmão Izaías!
Como diz Pv. 11:24,25,"A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e a quem dá a beber será dessedentado".
Deus é que realmente é o dono de todas as coisas e, na Sua generosidade, retribui com grandes bênçãos aqueles que espontaneamente "abre a mão" para ajudar.
Grande abraço.

Rosangela Lins Almeida disse...

Muito bom e bíblico o texto. Que benção quando recorrendo a palavra vemos corações dispostos a dar suas vidas, seu tempo e também seus bens. Soubemos da oferta alçada em Rio dos Crentes e nos comovemos com a disposição e amor.
Que o Senhor conserve a todos assim até que ele volte.
Um grande abraço com muita saudade de todos.

D L Vesenick disse...

Ótimo artigo irmão Izaias Resplandes! Bem fundamentado na Palavra.