sábado, 17 de novembro de 2012

Final do Mutirão de 3 dias em Rio dos Crentes

17 de novembro de 2012. Poxoréu, MT. Acampamento Rio dos Crentes, à margem direita do Rio Areia.


Dia de sol forte, bom para fazer reboco externo, pintar portas e janelas ao ar livre e assentar cerâmicas em salão aberto. Dia excepcional para se trabalhar com empenho em Rio dos Crentes, encerrando o Mutirão Neotestamentário de 3 dias, realizado pelo Neo Grupo de Obras, composto por Missionários, Pastores e outras lideranças das Neo Igrejas, desde o dia 15 último.


 Pr. João Rita Ferreira da Silva, almoçando, repondo as energias para fazer as pinturas no Acampamento. Ele é um verdadeiro líder. É um exemplo para a Igreja. Humilde, dedicado, pequeno na estatura, mas um forte trabalhador, um homem de um grande coração. Ele trouxe o seu compressor e fez um belo trabalho de pintura. As portas e janelas ficaram muito mais lindas e protegidas.

Graças a Deus, que ouviu nossas orações e aprovou o nosso projeto de trabalhar no Acampamento de Poxoréu, tivemos excelentes dias de sol para realizarmos essa missão para a Obra do Senhor. Isso já seria o suficiente para nós estarmos felizes. Mas a nossa satisfação vai além. 

Argemiro Resplandes e Paulo Moraes. Essa é uma das paredes do Salão de Estudos "Manoel Francisco Paulo", que foi rebocada nesta jornada de trabalho.

Nós tivemos a presença de 26 pessoas, entre homens, mulheres e crianças participando dessa jornada de trabalho.

"A quem honra, honra!" - Rm 13:7
 Irmão Valmi Resplandes, de Primavera do Leste, MT. Ele não é apenas um excelente trabalhador, mas foi também o líder no assentamento desse piso. Trouxe sua betoneira lá de Primavera para contribuir no Mutirão, trabalhando incansavelmente. Foi um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair. Muito obrigado, irmão! Você, além de estar deixando fortes pegadas em nosso Acampamento, também nos enche o coração e a alma de satisfação pela sua dedicação. Você é um grande exemplo para nós.

Cada um veio expontaneamente, com o coração disposto para servir ao Senhor com alegria e pronto para oferecer o seu melhor em termos de técnica, de recursos, de serviços, de profissionalismo, de vontade e de amor pela obra do Senhor. 


O piso do refeitório ficou lindo! Nossos ceramistas estão de parabéns. Valmi Resplande, Missionário Paulo Moraes, José Carlos Rodrigues, Enivaldo Mendes, Argemiro e Antônio Resplandes, bem como o Diácono Leonildo Toledo... Eles deixaram suas marcas nesse piso. Muito obrigado, queridos irmãos. Se for para ser o técnico de um time com atletas do calibre de vocês e com a Presidência do Senhor Jesus, "estamos prontos, digam ao mundo que enfrentamos qualquer parada". Vocês foram maravilhosos. Que Deus abençoe a dedicação de cada um.

E pronto! Eis o piso novo. Glória a Jesus! Ele une as pessoas, move vidas e faz a obra. Ele nos dá a força, a coragem e o ânimo! Nele, nós somos muito mais do que vencedores. "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" - Rm 8:31.
 
Rio dos Crentes é parte da obra do Senhor. Trabalhar aqui é trabalhar para Ele. E foi essa a motivação dos participantes desse tempo preciosíssimo que tivemos em Poxoréu. Louvado seja o Senhor!

Pr. Ivon Pereira da Silva e Izaias Resplandes

Fomos muito felizes nestes três dias. Tivemos alguns contratempos no primeiro dia, mas ninguém sofreu qualquer dano. Todos ficamos muito seguros no "esconderijo do Altíssimo".

O apóstolo Paulo escreveu: "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade". Filipenses 4:12

Como estávamos fazendo o piso novo do refeitório, a cada dia as refeições eram feitas em um local improvisado. No último dia, almoçamos na área da cozinha, cada um procurando o melhor lugar para se acomodar. Nessas condições, a gente sente que está mesmo em um Acampamento. É muito gostoso poder desfrutar da simplicidade. De um modo geral, os turistas querem estar no meio da selva, mas com todo o conforto de um hotel 5 estrelas

Mas como não somos turistas e sim servos do Deus Altíssimo, aprendemos a viver contente em toda e qualquer situação.


As crianças também participaram do Mutirão 


Elas queriam porque queriam fazer alguma coisa de "gente grande". E acabaram fazendo. Rio dos Crentes não seria o mesmo sem as nossas crianças. Aqui é a verdadeira escola, onde elas aprendem a trabalhar vendo os irmãos trabalhar. A gente sabe que do lado de fora está a violência, a brutalidade, toda espécie de desvio de conduta, o barulho ensurdecedor, os maus ensinamentos, os maus exemplos... 


 Aqui é um Jardim de Deus, onde nossas crianças têm oportunidade de aprender um pouco mais sobre o caminho em que deve andar.


 E nossas mulheres!!!


Ah, o que seria de nós sem elas. Elas são maravilhosas. Cuida bem de nós, enchem a nossa vida de charme, de perfumes, de beleza. Ao lado delas, nossas forças se renovam. Quando estamos tristes, elas trazem o ânimo e a alegria, a gente dá um sorriso e continua a lida, esquecendo o cansaço e os problemas, acreditando que a vida é mesmo maravilhosa e vale a pena.



Neste Mutirão, como sempre, elas fizeram a diferença: na cozinha, nas louças, na organização, na distribuição de água e até no serviço duro... Nosso muito obrigado para a Missionária Marinalva Moraes, Marly Cavalcante, Luzinete Carolina, Renata Medeiros, Dionízia Resplande e Maria de Lourdes Resplandes... Nota dez com louvor para vocês. Que Deus nos permita cuidar para que a vida de vocês seja o mais agradável possível.

E os pastores!!!
E os diáconos!!!
E as demais lideranças!!!

O bom pastor é Jesus. Mas ele escolheu alguns para pastorear e conduzir as suas ovelhas até o redil. São esses homens que estão vindo pegar nos chifres do boi aqui em Poxoréu. 


O Diácono Leonildo Toledo de Moraes, da Neo do Bosque da Saúde, em Cuiabá, MT, demonstrou sua força em prol da obra do Senhor. Ele carregou carrinhos de massa, chapou massa nas paredes, jogou massa com a pá no alto de andaimes, participou do rejuntamento das cerâmicas, ajudou a montar andaimes... Realmente, ele fez de tudo um pouco. E sempre com muita alegria. Obrigado, irmão Leonildo. É assim que se dá o bom exemplo para os seus filhos Samuel, Victor e para os demais irmãos.



O irmão Valmi Resplande de Sousa, da Neo de Primavera do Leste é o IRMÃO. Foi ele que engraxou a betoneira, fez as primeiras masseiras para mostrar como se deveria fazer, ensinou como se cortava o cimento, fez andaimes, rebocou, sarrafiou, assentou cerâmicas, rejuntou... Nota dez com louvor, sem dúvida alguma. É um grande exemplo para o Fábio, a Franciele, a Fabiane e os demais membros da igreja. Obrigado! Deus vai te recompensar, querido irmão.



O Pastor Ivon Pereira da Silva, da Neo do Bosque da Saúde, em Cuiabá, MT tem sido incomparável. Ele tem o respeito da liderança mais jovem, por sua experiência e dedicação. Ele se envolve por completo nas questões pertinentes à Igreja. Aqui em Poxoréu, durante esses dias de mutirão, ele procurou ser um bom exemplo de trabalhador para todos nós. É de pouco falar, mas suas falas sempre são ouvidas com respeito. Um dos projetos que está sendo desenvolvido aqui no Acampamento Rio dos Crentes é o da construção de triliches de metal. Esse projeto vem sendo executado pelo nosso querido irmão Ivon. Até recente ele havia feito a estrutura para uma cama. Agora ele iniciou as estruturas para os triliches. Em janeiro de 2013, deverá prosseguir nessa tarefa.  Mas, ele também trabalhou como pedreiro. Mesmo a gente percebendo o seu cansaço, ele não esmoreceu e continuou firme. Obrigado, amado irmão. É de liderenças do calibre do senhor que a Igreja precisa, pessoas que não apenas determinam o que se deve fazer, mas que também fazem, que mostram como se deve fazer. Jesus, querendo ensinar a humildade aos seus discípulos, lavou-lhes os pés e disse-lhes que deveriam fazer o mesmo em relação a outros. Disse ele: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." (Jo 13:15).



O irmão Altamiro Gonçalves Lima, da Neo do Barão de Melgaço veio pela primeira vez em Rio dos Crentes. Trabalhou bastante no reboco (primeiro dia) e depois foi parceiro do Pastor João Rita, da Neo de Jaciara, na pintura das portas e janelas. Fizeram um lindo trabalho. Além disso, o irmão é um bom contador de histórias, conseguindo manter o grupo para cima. Queremos agradecê-lo pelos seus empenhos durantes esses três dias aqui em Poxoréu e também pelo sorvete delicioso. Esperamos que possa voltar em outros mutirões e também no Retiro de Fevereiro de 2013. A Neo de Barão foi muito bem representada pelo senhor. Obrigado!


O irmão José Carlos da Silva Rodrigues, da Neo de Poxoréu é o caseiro de Rio dos Crentes, além de realizar serviços gerais de reforma e construções. Neste Mutirão, como sempre, ele participou ativamente. Não apenas providenciou o material para os serviços juntamente conosco, como tmbém se envolveu nos trabalhos de reboco e assentamento de cerâmicas. Obrigado pelo seu empenho, irmão José Carlos. Você é nosso parceiro inestimável aqui em Poxoréu. Esperamos sempre contar com a sua disponibilidade para ampliarmos os benefícios aos nossos irmãos que usam este lugar. "Vamos nós trabalhar, somos servos de Deus, que coroa real nos dará lá nos céus".


O Pastor José Domingos Ferreira da Silva, da Neo de Jaciara, MT esteve presente com todo o seu profissionalismo. Ele é maranhense, esposa da irmã Maria Raimunda, pai do Zezinho... É um irmão esforçado, trabalhador incansável, talentoso e de grande valor para o Senhor. Tem sido muito útil para nós aqui em Rio dos Crentes. Obrigado, irmão. O amado é um tesouro precioso de muito valor. Só o Senhor Jesus para recompensá-lo por todo o seu esforço. Desde já, agradecemos por sua constante disponibilidade.
 
 
Na verdade, temos destacado o trabalho de alguns irmãos nessa reportagem, não porque os demais não mereçam destaques, pois todos os trabalhadores de Rio dos Crentes dão o melhor de si e são exemplos para as novas gerações. Todos merecem destaque. Por isso, Muito Obrigado aos irmãos Antônio e Argemiro Resplandes de Sousa, Enivaldo Mendes de Sousa, Célio Silva dos Santos, Lucas Mendes Cavalcante, Pr. João Rita Ferreira da Silva, Missionário Paulo César Moraes e seu filho Paulo César de Moraes Filho e também ao irmão José Domingos F. da Silva Filho. O trabalho dos irmãos não passará em vão para o Senhor. 
Que Deus os abençoe por tudo o que feito por nós.

Ah, sim! Desde o dia 14 de novembro que não chovia em Poxoréu. Neste instante, voltou a chover na Capital dos Diamantes, embora apenas uma garoa para refrescar um pouco o ar.
Obrigado, Senhor. Por tudo. Pelo mutirão, pela chuva de hoje, pela estiagem dos dias de mutirão, pelos irmãos que vieram, pelos que oraram, pelos que contribuiram de qualquer outra forma.
Só o Senhor é Deus. Amém! 



E foi isso, irmãos. Obrigado a todos por suas orações em favor do Neo Grupo de Obras de Rio dos Crentes. Elas foram fundamentais. 
   Izaias Resplandes

7 comentários:

Prof. Izaias Resplandes disse...

O irmão Cléberson Souza Faria nos enviou por e-mail o seguinte comentário:
Parabéns queridos irmãos pelo amor, trabalho e dedicação para com a obra do Senhor. Agradeço a Deus pela disposição dos irmãos, que tem feito tudo com muita vontade e alegria. Sabemos que esta obra é para o Senhor e que trará imensos benefícios para o nosso querido acampamento Rio dos Crentes proporcionando cada vez mais conforto aos neotestamentários. Que Deus lhes de saúde e força nessa empreitada. Parabéns também ao irmão Izaias Resplandes pela disposição tanto aí nos trabalhos diários junto à obra quanto no trabalho feito neste blog, nos atualizando com informações quase que em tempo real (rsrs) de tudo que se tem passado aí, além de outros posts interessantes. Que o Senhor retribua a todos vocês com as Suas maravilhosas bençãos celetiais.

Prof. Izaias Resplandes disse...

Obrigado, irmão Cléberson, pelo seu apoio ao nosso trabalho no Blog e ao trabalho dos irmãos em nosso Acampamento. É muito precioso esse apoio. Que Deus esteja contigo. Abraços.

Zigomar disse...

Mais uma vez, em nome do Senhor, muito obrigado meus amados irmãos pelo esforço empregado nesta grande obra!
Deus lhes retribua!
Até Fevereiro se Deus nos permitir!

Anônimo disse...

Caraca, esses Valentes do Rio dos Crentes são bons.
Agora quero falar do escritor, do fotografo,do advogado,do professor, do provedor das compras, esse cara é fantastico nos dando informação, nos levando para dentro do Rio dos Crentes com suas notícias gostosas de serem lidas. O lugar realmente é gostoso, e muito mais com os seus olhos. Parabéns Izaías Resplandes.
isa2 - missionário

Anônimo disse...

Lendo e relendo as notícias choramos (eu e Rô) de ver a disposição dos Valentes do Rio dos Crentes de trabalhar em Pro dos irmãos da Neo.
Obrigado a todos!
isa2

Prof. Izaias Resplandes disse...

Obrigado a vocês, Isa, Rô, Zigo... Vocês sabem que uma massagem de vez em quando faz bem. Aumenta a disposição. É claro que tudo o que fazemos para o Senhor, fazemos de coração. Eu ando experimentando as alegrias de poder servi-LO também nos serviços mais humildes. Tem sido muito bom. Obrigado. Graças a Deus por tudo. Abraços.

itamar disse...

Voces sao os herois, estamos orando para que Deus os abençoes e fortaleças.
Os valentes de Davi (2 Sm 23:8-23) não foram os mais proeminentes da sociedade, eram tidos como: A escória da sociedade. Todos discriminavam. Eram homens sem “eira e nem beira”, eram homens “sem lenço e sem documento”. Eles não impressionavam. No entanto foram triunfantes por causa da fidelidade.