terça-feira, 7 de agosto de 2012

Duas Alegrias e Muita Emoção

Aos cinco dias do mês de agosto do ano de dois mil e doze, às nove horas na Igreja Evangélica Neotestamentária da Vila Planalto, localizada na Avenida Noroeste nº 429, em Campo Grande MS houve um culto especial na escola dominical com a presença dos irmãos Terenas: Pr. Jader Jorge Oliveira, Arely J. Oliveira, Kali Aurélio Oliveira, Mayara Suni J. Oliveira, Abner J. Oliveira, Pr. Elbio Carmo Gomes, Maristela de Oliveira Gomes, Elder de Oliveira Gomes, Jardel de Oliveira Gomes, missionária Dinayde J. de Oliveira, Pr. Jonathan José – presidente da UNIEDAS e do missionário Lourenço Buckman e irmãos da Igreja Neotestamentária.

 Pastor Jader com os irmãos Terenas
 Pr. Jader Jorge Oliveira, Arely J. Oliveira e o filho Kali Aurélio Oliveira
 A irmã Rosely Vesenick contagia a todos com abraço e alegria.



O objetivo do culto era apresentar o documentário dos 100 anos da Evangelização Terena no Brasil, produzido pelo missionário Isaias da Silva Almeida e pelo diácono Adjair Borges. Este evento aconteceu nos dias 13,14 e 15 de julho no Instituto Bíblico Cades Barnéia, município de Anastácio,MS. Esteve na direção da Escola dominical o Pr. Delcio Luis Vesenick. Este agradeceu os presentes e explicou o motivo da reunião especial. Fez menção da participação da Igreja Neotestamentária da Vila Planalto e da Igreja Neotestamentária de Corumbá da Frei Mariano que esteve presente na comemoração dos 100 anos da evangelização Terena.
 O Pr. Júlio Alt entregando o dvd ao Pr. Jader de Oliveira
 O Pr. Delcio Vesenick entrega também o documentário ao missionário Lourenço
 Dois pastores se abraçando na entrega do dvd, Antônio Torrezan e Elbio Carmo Gomes
 Rosangela e Isaias entregando ao Presidente da UNIEDAS, Pr. Jonathan José a placa com símbolo da U.M.N.T.
Após a apresentação do vídeo os pastores Terena tiveram a oportunidade de falar. Mostraram grande alegria com a reaproximação dos índios Terenas com a U.M.N.T. O missionário Isaias da Silva Almeida, presidente da missão entregou então ao Presidente da UNIEDAS uma placa com o símbolo da missão neotestamentária em demonstração de carinho e amor. Colocou-se à disposição para na medida do possível, colaborar com a UNIEDAS. Os pastores Terena também receberam das mãos dos pastores da igreja neotestamentária uma cópia do DVD que registrou o evento. A missionária Rosangela Lins Almeida, contou como foi o encontro com o Pastor Jader Jorge Oliveira e o missionário Lourenço  Buckman. Eles estiveram no escritório da missão meses antes do evento acontecer. Eles queriam homenagear as entidades que colaboraram com a evangelização dos índios Terenas. O que U.M.N.T. tinha com os Terenas? Descobriram que o início da evangelização dos indígenas começou no Paraguai através da Missão do Interior da América do Sul, em 1902, cujo dirigente era o missionário John Hay. Mais tarde se estendeu a Mato Grosso do Sul. Ele esteve com o missionário Henrique Winttington visitando no dia 21 de agosto de 1912 a aldeia indígena Bananal. O missionário Lourenço Buckman foi na Argentina no escritório da U.M.N.T. para coletar dados e ali achou um grande número de fotos e história nas revista da missão da época que mostram justamente o início deste trabalho.
 O pastor Jader falando a igreja antes de cantar um coro em Terena.  
Missionário Lourenço Buckman  mostrando o trabalho dos Terenas em painel.

Nesta visita ao escritório da U.M.N.T. em Campo Grande, o Pastor Jader fez o convite para que a missão Neotestamentária fizesse presente no Evento que eles estavam preparando pelo seus 100 anos da Evangelização Terena. Queriam que os missionários da Argentina e do Paraguai também se fizessem presentes. Foi  exatamente isso que aconteceu.

 Não estão os missionários da U.M.N.T. entre os Terenas?
 Os irmãos da Neo com o Pr. Gilberto Celeti, presidente da APEC no Brasil(o de barba a esquerda)
Além dos missionários citados mais 42 irmãos das igrejas Neotestamentária de Campo Grande e Corumbá participaram colaborando com atividades de teatro e ensino às crianças Terena. O evangelismo através do Livro sem Palavras foi ministrado por cinco professoras. As missionárias Rosangela Lins Almeida, da UMNT e Fleudina Maria Prudente Quintanilha, da APEC/MS estavam responsáveis pelas aulas e teatro. Foram momentos de grande alegria e emoção no evento dos 100 anos da evangelização Terena. A U.M.N.T foi homenageda com a placa  ÍNINGONE – Divide o prato comigo - o missionário Eliezer Medina, do Paraguai,  recebeu a placa. O missionário Isaias da Silva Almeida também recebe a placa em nome Rev. Henrique e Senhora Wittington pelo serviço prestado na evangelização dos índios Terenas no Brasil, ficando responsável em enviar a mesma a igreja na Escócia. Outras entidades também foram homenageadas e lembradas pelo grande serviço prestado aos índios Terenas. Em gratidão aos irmãos Terenas a UMNT então resolveu fazer um almoço e convidar a liderança para estreitar os laços de amizade e estender o ombro especialmente na preparação espiritual dos líderes Terena.
 Nem precisa falar do Pr. Nanao com seus auxiliares Anderson Lobo e o diácono Alberto Bascope no preparo do churrasco.
 O cheiro foi longe....
 O almoço foi um bom momento de confratenização entre dois povos.
 O missionário Lourenço aprovou o churrasco. E creio que todos gostaram.

 Pastor Júlio e a esposa Ana Aline não deixaram por menos.


O almoço foi um suculento churrasco, preparado pelo Pr. Nanao Yamamoto e os diáconos Adjair Borges e Alberto Bascope e sua esposa Elisandra Lobo Bascope e a irmã Marizete  Goulart.
 Após o almoço, o Presbítero Nanao Yamamoto fez uso da palavra e explicou o motivo do segundo momento de reunião. Disse que ele e sua esposa sempre tiveram uma preocupação em relação aos missionários da U.M.N.T. Era desejo de seu coração dar um carro novo para cada missionário, contudo, para ele só era impossível realizar tal tarefa. Então ele comunicou seu desejo e de sua esposa com alguns irmãos e estes fizeram a troca do carro do missionário Isaias, que já possuía um fusca por vinte e um anos. Ele ganhou um Fiat. À partir daí outros irmãos e igrejas também se motivaram para melhorar o transporte dos missionários. As igrejas Neotestamentárias  e irmãos de forma particular, contribuem com ofertas voluntárias, que são  depositadas em uma conta poupança da missão. Quando se alcança o valor necessário é feita a compra.  Os missionários que já foram beneficiados são: Ademar Soares de Lima,de Tangará da Serra,  que não possuía carro, ganhou um Corsa Classic novo. O missionário Joab Nogueira de Oliveira, do Amazonas, ganhou um barco para atender o trabalho naquela região. O missionário Zigomar de Oliveira, de Porto Alegre, ganhou um carro Gol usado, do diácono da igreja de Rondonópolis, Altivo Melo dos Santos.
 Pr. Nanao Yamamoto é querido por todos e esta sempre pronto a contribuir com algo.
 Pr. Nanao Yamamoto entregando a chave do Siena para o missionário Paulo César de Moraes e sua família.
 O missionário Paulo César de Moraes agradeceu a todas as igrejas e irmãos que contribuiram para que pudesse ganhar esse carro. O Pr. Jader foi convidado para orar pela família,  pedindo a benção de Deus pelo novo intrumento de trabalho.

 Missionário Paulo  César com a família e liderança local
 Renata,  filha do missionário Paulo César, convidou os irmãos Terenas para tirar uma foto junto ao carro novo.
 Os missionários da U.M.N.T. Isa2 e Rô com a família do missionário Paulo César. Faltou o filho Paulo César. Depois de muitas fotos o carro foi retirado pelo missionário.
 O Pr. Nanao,  na presença da igreja, entregou a chave do veículo Fiat Siena, placa NRU 4525  ao missionário Paulo César de Moraes a sua esposa Marinalva Moraes e seus dois filhos Renata e Paulo César. O carro é para ser usado no atendimento da obra missionária e para o bem estar da família.

 Depois de muitas emoções era hora de relaxar tomando um gostoso sorvete.


 Os três Mosqueteiros Terenas:  Pastores Elbio, Jader e Jonathan
 aparecem mais três... Isa2, Nanao e Júlio.
A seguir foi servido um gostoso sorvete patrocinado pela U.M.N.T. Nada mais havendo a tratar eu Marinalva Moraes secretária da missão, lavrei a presente ata que vai assinada por mim e demais irmãos.

Um comentário:

Zigomar disse...

Graças a Deus pelas vidas desses irmãos que cooperam entre os Terenas e pelo evento, que foi relembrado mais uma vez. Louvado seja o Senhor também pelas ofertas dos irmãos para que o nosso irmão Paulo e família conseguisse esse lindo presente. Que seja para louvor e glória do Senhor nosso Deus. Deus abençoe ricamente, multiplicando cada vez mais as bênçãos em todas as áreas, àqueles irmãos que tanto cooperaram e cooperam com a Obra de Deus.