domingo, 19 de dezembro de 2010

O maior de todos os pecados

Rio dos Crentes, em Poxoréu, MT.
Foto ilustrativa.
Prof. Izaias Resplandes

Pecado é a alteração da ordem estabelecida pela Santíssima Trindade na criação. Essa ordem é a lei que sustenta todas as estruturas da existência, sejam elas de ordem física, sejam de ordem espiritual. Pecado é a transgressão da lei – 1 Jo 3:4.

A lei é una, mas se hierarquiza em milhares de divisões. Em seu lugar mais alto está a Palavra de Deus, dita diretamente por Ele. Essa Palavra é eterna. Diz a Escritura que passará o céu e a terra, porém as palavras de Deus não passarão – Mc 13:31. Deus não é homem para que minta. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E assim é que sua Palavra é permanente. Se Ele disse que é assim e assim, então assim será – Nm 23:19; Hb 13:8.

A Palavra de Deus é como se fosse a Constituição Federal de um país democrático. É a Lei maior. Abaixo dela vêm as demais leis, as quais devem guardar sintonia e relação direta com ela. Se uma dessas leis chamadas de infraconstitucionais a contraria, se diz que tal lei é inconstitucional e, portanto, deve ser retirada do mundo jurídico.

Assim também é com a Palavra de Deus. Ela está no topo e, abaixo dela, mas também subordinado a ela, nós temos as palavras das autoridades constituídas por Deus. Tanto as temporais, quanto as espirituais. Tais palavras também são leis para o povo. Em um país como o Brasil, por exemplo, os deputados, senadores e vereadores aprovam leis para que eles e o povo cumpram. Os Chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário baixam Decretos, Resoluções, Instruções e Portarias. Estes atos também são normativos; são espécies de lei que devem ser acatadas pelo povo. As organizações civis e religiosas têm seus estatutos, os quais são leis para os seus respectivos membros. Os chefes de família também estabelecem regras para as suas casas, tais como hora das refeições, hora de chegar da rua, quem deve estar à mesa, o que se pode fazer na casa etc. Todas as regras são leis que devem ser obedecidas pelos que vivem na casa. Até a vizinhança estabelece regras: não jogue a bola dentro do meu quintal que você vai ficar sem ela – diz o vizinho; coisas desse gênero. Isso também é lei.

Leia mais em: http://recantodasletras.uol.com.br/mensagensreligiosas/2680770

Um comentário:

Zigomar disse...

É verdade meu irmão!
A blasfêmia contra o Espírito Santo, diz a Bílbia, não tem perdão! Mas claro que Deus na Sua pré-ciência, ja sabe quem é blasfemo contra o Espírito Santo e quem será digno de perdão! A escolha sempre é do homem a quem Deus deu livre arbítrio. Temos o exemplo de Faraó, que Deus lhes endureçeu o coração. A culpa não foi de Deus, mas porque Deus, na Sua onisciência, ja conhecia o coração duro de Faraó. Outro exemplo temos em Rm. 1:18 a 32, que fala da depravação dos homens. No veso 21 diz que mesmo tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus... Se tornaram nulos em seus próprios raciocícios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. A culpa era toda deles! no verso 24 diz: POR ISSO, Deus entregou tais homens a imundícias PELAS CONCUPISCÊNCIAS de seu próprio coração. No verso 26 diz: "POR CAUSA DISSO, os entregou Deus às paixões infames"...
28 diz que "POR HAVEREM DESPREZADO O CONHECIMENTO DE DEUS"...
Trata-se de pessoas que Deus ja sabia e sabe que jamais se arrependerão, mas seguirão sempre sendo injustos como segue o texto Bíblico até o verso 32. Em Ef.4:10b, a Bíblia diz que Jesus Cristo é Salvador de todos os homens. Todos estamos predestinados para sermos salvos, como diz Ef. 1:4,5. Mas, infelizmente, não serão todos os que chegarão a arrepender-se, escolhendo a salvação.

Zigomar.