sábado, 26 de janeiro de 2019

Homens do Bem e do Mal

Homens do Bem e do Mal

Izaias Resplandes
 
E Deus criou um universo de águas repleto com o seu poder vital criador. E desencadeou nele o “Faça-se”, o “Haja”. E tudo que é temporal começou a surgir.
No princípio criou Deus o céu e a terra. Gênesis 1:1.
Nós somos seres humanos. Somos armas, somos mãos, somos meios… Somos instrumentos de Deus. Agimos no universo por Sua vontade. Temos como objetivos conquistar, dominar e exercer o controle da terra em Seu nome, para honra e louvor de Sua glória.
 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo. Efésios 1:11,12.
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36.
Vivemos na terra. A terra, junto com os céus formam o universo criado por Deus. A terra é tudo aquilo que não é céu, que não é espaço, que não é firmamento. A terra está no meio do firmamento. A terra está nos céus.
Nós somos partes da presença física positiva de Deus, o Todo Poderoso Pai, Filho e Espírito Santo. Mantemos fidelidade aos bons propósitos do Arquiteto Universal. No entanto, há outras partes de Deus que, no exercício do livre arbítrio descambaram para o negativismo e que hoje atuam no mesmo Universo com o propósito de dominá-lo e de retirá-lo das mãos do Onipotente. Revestidos com a armadura de Deus e exercendo o poder delegado de crescer e multiplicar, temos por missão encher a terra com a presença positiva dominante.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Efésios 6:12,13.
Sim, meus queridos, a luta humana é contra as forças espirituais da maldade. Elas representam o Mal.
Potencialmente, o Mal é equiparado ao Bem. Pode fazer praticamente as mesmas coisas. Uma das diferenças entre as duas forças é a finalidade. Elas não têm a mesma finalidade. Enquanto o Bem busca consolidar o domínio eterno do Onipotente, o Mal busca exatamente o contrário. Todavia, o modo de fazer as coisas é basicamente o mesmo. Dessa sorte, para que possa convencer e aliciar discípulos, os obreiros do Mal se apresentam como obreiros do Bem.
Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:13-15.
E muitos são enganados com as estratégias malignas. E isso vem desde o começo do mundo. Agiu ontem e continua agindo hoje.
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. 2 Coríntios 11:3.
Nos dias de Jesus, muitos de seus seguidores eram falsos, mas estavam iludidos de que eram verdadeiros. Por causa da astúcia maligna, não é fácil distinguir entre o que é do Bem e o que é do Mal.
Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus. Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. João 8:41-47.
É de repetir que é muito difícil fazer a distinção entre o Bem e o Mal no campo das palavras, porque a estratégia do Mal é se parecer ao máximo com o Bem. O que vai revelar quem é quem será a finalidade das obras de cada um. Somente a finalidade dos frutos revelará quem é quem.
[Jesus] propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. Mateus 13:24-30.
Todos fomos criados para sermos bons, mas desde o princípio do mundo Satanás tem agido para desestabilizar a obra de Deus, fazendo de tudo para iludir a criatura. E muitos têm seguido após ele. Devemos analisar e julgar criteriosamente a realidade que salta aos nossos olhos para que não sejamos confundidos e possamos nos perder juntamente com eles. Suas obras são parecidas com as nossas. A diferença é que nós fazemos para glorificar a Deus e eles as fazem para glorificar a si mesmos ou a outras pessoas ou criaturas.
Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. 2 Coríntios 4:1-6.
Nós vivemos no tempo da falácia e do engano. Fala-se muito e age-se pouco. Essa é uma atitude típica do Mal. O homem do Bem não deve se preocupar tanto com o falar, mas principalmente com o agir. Não quer dizer que não possa falar. Pode, mas suas falas devem refletir suas práticas. Quem faz uma coisa e diz outra é altamente suspeito.
Tiago chamou a atenção para essa sincronia necessária entre o falar e o fazer.
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:17,18.
Jesus também falou sobre isso e destacou o mau exemplo dos escribas e fariseus de seu tempo.
Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los. Mateus 23:1-4.
Para Jesus, o ato de fazer o que pregava era o ponto diferencial que levaria o homem à crença em Deus.
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. João 14:10,11.
O homem do Bem, age. O homem do Mal, fala. O homem do Bem age para proclamar e exaltar a glória de Deus. O homem do mal, quando age, o faz com interesses escusos. Aliás, se quisermos conhecer se o mensageiro é do Bem ou do Mal, um bom critério é ver quem se destaca em suas ações, quem aparece e quem é promovido, quem ganha com o trabalho realizado.
E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: Rabi, Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:5-12.
É de destacar também que a orientação de pregação da Palavra, sem palavras, apenas pelo agir, pelo procedimento. É muito interessante!
Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra. 1 Pedro 3:1.
É de observar que a gente faz questão de dizer que ganhou alguém para Cristo, que temos um filho na fé, que estamos agindo e fazendo o que Ele manda. Muitas pregações começam assim: “estamos aqui cumprindo um mandado de Jesus. Ele nos mandou pregar o evangelho em todo o mundo e a toda a criatura”. E aí falamos, lemos a Bíblia, cantamos, oramos, tomamos o tempo das pessoas e vamos embora.
Jesus ensinando o povo, dizia-lhes: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças, e das primeiras cadeiras nas sinagogas, e dos primeiros assentos nas ceias; que devoram as casas das viúvas, e isso com pretexto de largas orações. Estes receberão mais grave condenação. Marcos 12:38-40.
A pregação dos homens do Bem ou é apenas prática, ato de fazer, ou é acompanhada da prática. Tiago ilustra isso.
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Tiago 2:12-17.
Aqueles que somente falam têm todos os indícios de não serem pessoas do Bem. Inclusive, nós devemos nos julgar a nós mesmos conforme esse critério. É possível que estejamos enganando a nós mesmos com o nosso modo de viver.
Porque somos feitura sua, [de Deus] criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10.
O personagem Chapolim Colorado dizia: “podem me enganar uma vez, mas não duas vezes; podem me enganar duas vezes, mas não três… Podem me enganar 200 vezes, mas não 785”. E assim ele sempre ia aumentando as vezes em que acreditava não ser enganado… Nós devemos lutar e nos esforçar conta o engano. A Palavra diz que pelos frutos produzidos cada um será conhecido.
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7:15-23.
Nós também seremos conhecidos pelos outros e por nós mesmos pelos nossos frutos. Que tenhamos zelo e cuidado nesse sentido, para que aquilo que nós fazemos não venha desqualificar o conteúdo do que pregamos.
Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: