sábado, 22 de dezembro de 2018

CHECKLIST


O que é cheklist? O dicionário nos responderá de uma forma mais esclarecedora.
Checklist é uma palavra em inglês, considerada um americanismo que significa "lista de verificações".
Esta palavra é a junção de check (verificar) e list (lista). Uma checklist é um instrumento de controle, composto por um conjunto de condutas, nomes, itens ou tarefas que devem ser lembradas e/ou seguidas.
Uma checklist pode ser aplicada em várias atividades, e é usada frequentemente como ferramenta de segurança no trabalho, em inspeções de segurança.  Na aviação, por exemplo, consiste em uma lista essencial que deve ser cumprida antes da decolagem e aterrissagem. Neste caso concreto, deve ser verificado o correto funcionamento de todos os equipamentos, motores, sistemas de comunicação em bordo, etc.
Na organização de eventos como um casamento, uma checklist assume uma importância vital. Existem centenas de detalhes que devem ser planejados cuidadosamente, e por isso é importante ter uma checklist com todos esses detalhes (por exemplo: marcação da igreja, vestido da noiva, convidados e convites de casamento, etc.). Na internet existem vários modelos de checklist para vários tipos diferentes de eventos.

A empresa onde trabalhei havia essa rotina, seguir esse procedimento em diversos setores tanto no setor de obras, como setor administrativo.

Estudando a palavra de Deus e lendo alguns ensinos. Me deparei com essa necessidade de cumprir esse procedimento, seguir um cheklist. Uma norma de “segurança para minha vida espiritual”, um controle.

Seria interessante todo cristão seguir esse procedimento logo pela manhã, antes de iniciarmos nossas atividades.   Depois de orarmos, olhar o cheqklist para memorizarmos qual exatamente o procedimento que devemos seguir, e a noite fazermos o cheklist para saber se o seguimos, se cumprimos o nosso papel como discípulos de Cristo.

E não precisamos buscar um modelo no google. Deus já nos preparou esse cheklist, e está em Gálatas 5: 22
  
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”




Meu esposo João sempre me pontuou...Ceila não são frutos ...é FRUTO, está no singular.

Entendo agora, é um fruto que gera todos os frutos. Qual FRUTO que gera todos? O Amor!

Voltando alguns versículos, Gálatas 5:14-15, Paulo diz:

 “Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo".




Então se amarmos ao próximo como a nós mesmos estamos cumprindo toda a lei!

Estamos? Estamos amando ao próximo como a nós mesmos?

Paulo nos diz também no versículo anterior (13) que formos chamados a liberdade, Cristo nos fez livres, o que entendemos? Não somos livres para fazer o que nossa carne deseja, a inclinação para as coisas desse mundo, ao contrário, o evangelho, Cristo veio nos libertar da culpa, da escravidão do pecado. Nos fazer servos do Senhor e servos uns dos outros. Ou você é servo de Cristo ou você é servo da carne da sua natureza pecaminosa.

Cristo na cruz crucificou a “carne” portanto temos que andar em novidade de vida, não podemos usar dessa liberdade para dar ocasião a carne, não podemos mais viver pecando, nossa essência a nossa carne é pecaminosa sim, e só a morte vai nos livrar desse corpo, dessa carne, desse desejo de pecar, mas não podemos viver pecando, não podemos devorar uns aos outros como diz o versículo, porque se assim fizermos vamos nos destruir mutuamente. E Paulo completa no versículo 16, SE andarmos no Espirito, SE nos entregar ao Espirito nossa carne não conseguirá mais resistir, assim JAMAIS satisfaremos aos desejos da carne, JAMAIS andaremos sem sentido, JAMAIS pecaremos. Deus nos deixou o Espirito Santo, porque por nós mesmo nunca seriamos capazes, o Espirito de Deus nos capacita através dos frutos do Espirito. Para vencer a carne Deus nos deu Seu Espirito.

Se prestarmos atenção aos frutos que são gerados pelo amor, não tem nenhum que fala apenas para nosso próprio benefício, mas sim algo para compartilhar como o outro, algo para nos destacarmos como servos do Senhor e cumprir aqui o Seu propósito, para dessa forma nos parecer com Cristo, parecer com o Pai, parecer com Aquele que nos gerou nem do sangue e nem da carne mas do Espirito, nos gerou de novo para uma nova Vida, através da oferta de Jesus Cristo na cruz.

O Fruto do Espirito, O AMOR, que vive em nós. Deus é Amor.

O Fruto do Espirito, O AMOR, que se expressa dessas maneiras:

ALEGRIA,

O amor leve, o amor que gera contentamento, que contagia.

Alegrem-se, porém, os justos! Exultem diante de Deus! Regozijem-se com grande alegria! Salmos 68:3

PAZ


O amor que gera e transmite tranquilidade, que acalma.

Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Efésios 4:3

LONGANIMIDADE
O amor que espera, que suporta com firmeza contrariedades em         benefício do outro.

O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão. Provérbios 15:18

AMABILIDADE

Amor que gera cordialidade, que demonstra simpatia, afável com todos.

O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito. Provérbios 15:4

BONDADE

Amor que gera generosidade, que gera atitudes que auxiliam o próximo.

O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. Provérbios 11:25

FIDELIDADE

Amor que cumpre a Palavra de Deus, tendo zelo pela Palavra, não deixando assim apagar a chama do primeiro amor. Sendo assim fiel em seus compromissos, zeloso em toda boa obra para com o seu próximo.

Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
Apocalipse 2:10
Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso. Êxodo 34:14

MANSIDÃO

Amor que suporta todas as ofensas, brandura na maneira de se expressar independente das circunstancias. Brandura de gênio e de índole.

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Efésios 4:2
DOMINIO PRÓPRIO

O amor gerando controle em nós, o amor nos fazendo viver em obediência a Cristo. O Amor que não nos permite viver em nosso território (a nossa carne) mas caminhar no território de Cristo.

Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. 
1 Tessalonicenses 4:4-5
Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se

O Espirito Santo só viverá em nós se tivermos na “base” que é Cristo. Temos que reconhecer que somos pecadores e aceitar o Amor que Jesus Cristo ofereceu para nós. Temos que ter Cristo como Senhor de nossas vidas. Assim poderemos através do Espirito Santo cumprir todos esses “requisitos”, temos que estar firmados na Rocha, temos que antes de tudo viver o primeiro mandamento.

‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.

Concluindo:

Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.
O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.
Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

 Segue Chek List, para o nosso controle diário.

CHEK LIST
Sede, antes, servos um do outro, pelo amor. E amai ao teu próximo como a ti mesmo.
Local: Coração e Mente
Responsável:                                                                                                     Data:

ITENS

DESCRIÇÃO


CONDIÇÕES

OBSERVAÇÃO

PROVIDENCIAS

C
NC


1
Amor
Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.1 João 4:8
O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:10





2
Alegria
O amor leve, o amor que gera contentamento, que contagia.




3
Paz

O amor que gera e transmite tranquilidade, que acalma.




4
Longanimidade

O amor que espera, que suporta com firmeza contrariedades em         benefício do outro.




5
Amabilidade

Amor que gera cordialidade, que demonstra simpatia, afável com todos.




6
Bondade
Amor que gera generosidade, que gera atitudes que auxiliam o próximo.




7
Fidelidade
Amor que cumpre a Palavra de Deus, tendo zelo pela Palavra, não deixando assim apagar a chama do primeiro amor. Sendo assim fiel em seus compromissos, zeloso em toda boa obra para com o seu próximo.





8
Mansidão
Amor que suporta todas as ofensas, brandura na maneira de se expressar independente das circunstancias. Brandura de gênio e de índole.





9
Domínio Próprio
O amor gerando controle em nós, o amor nos fazendo viver em obediência a Cristo. O Amor que não nos permite viver em nosso território (a nossa carne) mas caminhar no território de Cristo.





C (Conforme – em ordem)                                                                       NC (Não conforme – condição insatisfatória)
Nota: Na condição de Não Conforme, o responsável deve tomar providências para programar correção.

Assinatura do Responsável: ________________________________________________


 Ceila H. de Almeida Varela -Membro da Igreja Portal da Fé em Corumbá,MS - Brasil







Nenhum comentário: