sábado, 4 de outubro de 2014

PRESSA X PACIÊNCIA

SEDE, POIS, IRMÃOS, PACIENTES...
Tiago falou sobre a necessidade de sermos pacientes até a vinda do Senhor. “Assim como o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração...” Tg. 5:7,8.
Às vezes para nós, mesmo filhos de Deus, e mesmo sabendo o que a Bíblia ensina tanto sobre paciência, temos dificuldade de esperar o tempo do Senhor naquilo que pedimos a Ele.  É necessário que tenhamos paciência para esperar as respostas de Deus. Talvez tenhamos que pedir que Ele nos conceda paciência.
Timóteo fala que é necessário que o servo de Deus seja paciente. 2 Tm. 3:24b. A paciência é uma necessidade de que todos nós temos. Somos carentes de paciência. Se somos carentes, então não nos resta outra coisa a não ser pedir que Deus nos faça pacientes; para saber esperar o tempo de Deus. No Sl. 40:1 diz o seguinte: Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”.
O que acontece é que nem sempre sabemos esperar com confiança e com paciência o tempo de Deus.  Vem-nos a impressão de que Deus não está ouvindo as nossas petições. Já ouvi muitas pessoas dizerem: “Por que Deus não me responde”?  “Eu oro, mas não recebo o que estou pedindo a Deus”! Não será falta de paciência? Será que a nossa oração a Deus não está sendo: “Que seja logo Senhor”?
Lembremos da viúva da parábola do Juiz iníquo. Ela insistia sempre, mesmo que o juiz “por algum tempo” não julgava a sua causa. Lc. 18:1-6.
Quando Jesus foi avisado que Lázaro, seu amigo, aquele que Jesus mais amava, segundo as suas irmãs,  estava enfermo, Jesus ainda demorou dois dias para sair ao seu encontro; neste ínterim, Lázaro morreu. E Jesus ainda demorou mais pelo menos três dias para chegar, porque Lázaro já havia sido sepultado a quatro dias! Mas foi Jesus que demorou, ou foi para que através da ressurreição de Lázaro, Deus fosse glorificado e crido como foi, por muitos judeus e para que fosse por sinal para muitos fariseus, como o foi.  Jo. 10:1-46. Para Marta e Maria e o povo que estava com elas, Jesus demorou!
Lembremos que os planos de Deus não são os nossos! "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." Is. 55:8-9.
 Daniel orou 21 dias para que fosse atendido. Deus o ouviu desde o primeiro dia, mas houve um atraso na resposta porque o “príncipe do rei da Pérsia”, que se refere ao diabo, resistiu o anjo que estava trazendo o socorro a Daniel. Então Deus mandou reforço através do Arcanjo Miguel. Dn. 10:12,13. É preciso esperar, com uma certeza, Deus vai ouvir e atender, porém, dentro da Sua vontade e do seu tempo.
Como somos apressados né?! Somos assim mesmo! Precisamos lembrar que há tempo para tudo debaixo do Céu! “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para tudo debaixo do céu: Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz”. Ec. 3:1-8.  
Ninguém quer tempo de tristeza, de chorar, de prantear, de aborrecer-se, de perder! Nesses momentos é que achamos que Deus está demorando em nos atender.
O apóstolo Paulo quando estava recomendando aos Romanos sobre algumas virtudes que eles deveriam ter; lembrou-se da alegria, paciência e perseverança, que são três das virtudes mais importantes para o crente. “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes”. Rm. 12:12. 
A falta de esperança, de perseverança tira a alegria e leva a pessoa a desistir por causa da impaciência. Principalmente nas horas de tribulação, corremos um sério risco de trocar a esperança da vitória pelo desespero e precipitação. Aquele que não persiste, está desistindo. A desistência vem por falta de esperança.
Na mesma carta aos romanos, Paulo diz: “Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois, o que alguém vê como o espera? Mas, se esperarmos o que não vemos, com paciência o aguardamos”.  Rm. 8:24,25. Somos salvos pela fé. “A fé e a certeza de coisa que se ESPERA e convicção de fatos que se não veem”. Hb. 11:1.  
Desde a nossa salvação, aprendemos sobre o processo da espera em Deus. Para a própria salvação. Aquele que não consegue esperar, nunca será salvo, pois, é na esperança que somos salvos. “É na perseverança que ganhareis as vossas almas”. Lc. 21:19.  
O reino de Deus não é visível, por isto, o aguardamos com paciência, porém, na certeza e com toda a convicção. Se sabemos esperar a salvação, temos que aprender a esperar o tempo e a vontade de Deus naquilo que pedimos. Ao contrário, estamos sendo hipócritas; o que queremos mesmo é continuar vivendo e, role o que rolar, não estamos nem aí para reino nenhum; apenas nos preocupamos com o nosso egoísmo fajuta.
O apóstolo Paulo quando orou três vezes pedindo a cura de Deus por uma enfermidade chata, que o esbofeteava, a qual ele chamou de espinho na carne, Deus finalmente o respondeu, mas foi com as seguintes palavras: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza”. O apóstolo então, conformado, disse: “De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas para que sobre mim repouse o poder de Cristo”... 2 Co. 12:7-10.  
A vida continuava com a mesma esperança! Nada mudou! Era o mesmo Paulo com a mesma fé e esperança e ainda mais forte, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. Assim deve ser com todo Cristão.  O apóstolo Pedro diz que é grato a Deus quando suportamos as aflições com paciência. 1 Pe. 2:20.
Paulo diz ainda que Jesus Cristo é a nossa esperança. 1 Tm. 1:1b. E em Rm. 15:13 ele diz: “E o Deus da ESPERANÇA vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de ESPERANÇA no poder do Espírito Santo”. O nosso Pai é o Deus da esperança! Esperemos Nele! Creiamos sempre! Não duvidemos! Sejamos ricos de esperança no poder do Espírito Santo. Somente desta forma, teremos gozo e paz!
Grande abraço!

Zigo.

Nenhum comentário: