terça-feira, 31 de março de 2015

Reatando uma velha amizade

Em 2012, o Pr. Jader Jorge de Oliveira Terena e o missionário Lourenço Buckman entraram em contato com a União Missionária Neo Testamentária.          O objetivo era convidá-la para participar das comemorações do Centenário da Evangelização Terena.
Jonh e Alexandre Hay

Henrique Whittington e família

Eles haviam descoberto que historicamente a U.M.N.T. (antiga ISAMU) é que trouxera o evangelho ao povo Terena em 1912, quando os missionários John Hay e Henrique Whittington visitaram pela primeira vez a aldeia Bananal, em Taunay. Reatou-se assim uma velha amizade entre os terenas, hoje sob a direção da UNIEDAS, e a antiga ISAMU, hoje U.M.N.T.
Placa de homenagem a U.M.N.T. pela evangelização entre os índios Terenas

os primeiros momentos de encontro com a equipe Terena.

Em 1912, os missionários John Hay e Henrique Whittington foram recebidos com muita alegria pelos terenas, os quais pediram que ficassem com eles na aldeia ensinando a Palavra de Deus.
No dia 11 de maio de 1913 o missionário Henrique  Whittington saiu do Paraguai, na região de Vila Rica,  com sua esposa e sua filha de 3 meses. Chegaram na estação de Taunay no Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, no dia 30 de maio ao entardecer. Quando os índios descobriram que não tinham sido enviados pelo governo, e que não tinham permissão escrita para morar entres eles, a atitude deles mudou imediatamente. Aí começaram as lutas do missionário Henrique Whittington. Só no dia 6 de julho chegou autorização do Rio de Janeiro para que os missionários ficassem na Aldeia. Todo este tempo de espera, o casal ficou acampado na beira da ferrovia federal em Taunay.

 O missionário Henrique Whittington e sua esposa ficaram trabalhando durante 12 anos entre os Terenas na aldeia Bananal. A história deles está narrada no Livro NO CAMINHO DOS ÍNDIOS NO PARAGUAI E NO BRASIL. Outros missionários também trabalharam entre os terenas. Mas, com o tempo e devido a  imprevistos a amizade entre a UMNT e os Terenas se perdeu e foi restaurada no ano de 2012, com  a participação do Pastor  Jader Jorge de Oliveira  e Pastor  Jonathan José, presidente da UNIEDAS, e do missionário Lourenço Buckman.
Pastores Júlio Alt Viveros com Jader Jorge de Oliveira

Missionários Rosangela e Isaias Silva Almeida e Presidente da Missão Indígenas UNIEDAS, Pr. Jonathan José.
Pr. Delcio Vesenick com missionário Lourenço Buckman.


Nestes dois anos a UMNT e a Igreja Neotestamentária da Vila Planalto foram convidados para participar de eventos entre os Terenas e também os Terenas foram convidados para participar na igreja da Vila Planalto.
O Primeiro Evento foi na Aldeia Água Azul na região de Sidrolândia,MS, em abril de 2013.  Muitos deixaram de ir neste evento por causa de uma forte chuva que caía naquela madrugada. Mas, o grupo de neotestamentários, liderados pelo casal de missionário Isaias da Silva Almeida e Rosangela, não desanimaram. Eles levaram para as crianças, no Encontro dos Terenas, a mensagem da salvação. Houve um bom tempo de cânticos, memorização de versículos e explicação da Palavra de Deus.  Os jovens da Igreja neotestamentária da  Vila Planalto, liderados pelo Pastor Antônio Torrezan participaram no ensino às crianças terenas.  Elas aprenderam e depois apresentaram aos adultos o que tinham aprendido.





Logo surgiu  um novo convite para mais um evento entre os Terenas. Evento este realizado  no distrito de Taunay na igreja da missão UNIEDAS, no dia 05 de abril de 2014. A missão Neotestamentária e a Igreja neotestamentária da Vila Planalto voltaram a participar.
A sala de aula das crianças estava cheia, havia cerca de 60 crianças no período da manhã.  A equipe da Neotestamentária usou uma bola colorida para expor o plano de Salvação às crianças, pelo fato que estarmos no período da Copa do Mundo. Já no período da tarde, as crianças ficaram debaixo de uma grande mangueira. Ouviram, participaram da lição bíblica e fizeram lanche. Elas estavam sendo esperadas para apresentar aos adultos o que aprenderam. Depois dessa apresentação, a missionária Rosangela Almeida desafiou duas pessoas a darem um versículo no idioma Terena. Isto feito, ela os presenteou com as bolas coloridas que contam o plano de salvação.








Os adultos  e jovens também foram separados para ouvirem estudos, seja na língua Terena ou português.


Assim que a equipe neotestamentária soube que a aldeia Bananal ficava a 10 minutos de carro, não tiveram dúvida, foram conhecer a primeira Igreja Neotestamentária construída no Brasil. Foram muito bem recebidos pelo líder do lugar o irmão Paulo Francisco. Os jovens ficaram maravilhados com a estrutura do salão de reunião, do púlpito e de alguns bancos que foram construídos a 100 anos atrás.
Banco e púlpito construídos a 100 anos.  



O missionário Isaias Almeida prometeu levar até a Aldeia Bananal outros irmãos para conhecerem esta magnífica obra no meio do povo Terena. E ainda, contar a geração presente que vale a pena investir na evangelização.
 Isto logo aconteceu! O missionário Isaias Almeida pediu autorização ao presidente da UNIEDAS pastor Jonathan José e no dia 4 de maio levou consigo sua esposa Rosangela,  o missionário Paulo César de Moraes, os pastores: Sebastião dos Santos, de Rondonópolis, Antônio Júlio Pinto, de Cuiabá, João Rita, de Jaciara e  Edmir Almeida Cordeiro da Igreja da Nova Corumbá.
Como era domingo, chegaram justamente na hora da escola dominical. Entraram na roda dos irmãos terenas e estes já lhes pediram que participassem do estudo bíblico que estava sendo ministrado. 

Escola Dominical
Líder da Igreja Paulo Francisco.



Missionário Isaias mostrando o livro citado acima.

  A missionária Rosangela Lins Almeida foi para sala das mulheres e não entendeu nada porque a lição foi dada na língua  Terena.


O missionário Isaias Almeida com sua máquina fotográfica vermelha  ia filmando e clicando o que via. Foi para a sala das crianças e aprendeu uma música que estava sendo ensinada para o dia das mães. Aproveitou  e ensinou um corinho para elas.


Estes visitantes tiveram uma oportunidade para testemunhar e contar aos terenas como eles se converteram ao Senhor. Cada um falou deixou o nome e uma pequena oferta para que eles comprassem um teclado. Parece que só falta este instrumento, porque os demais estão todos lá. 
Foi momento gostoso juntos com os irmãos Terenas. No final houve abraços, cântico de despedida e oração.

A equipe do "Chapéu de Palha" (missionário Paulo César de Moraes, os pastores Sebastião dos Santos, João Rita, Antônio Júlio Pinto e  Edmir Almeida Cordeiro) foi feliz para Corumbá para  mais um trabalho material no Portal Fé.


Na ida para Corumbá, acharam um redário, fizeram um lanche e tiraram aquela soneca.
mas isto é outra história que será contada daqui uns dias. 

 Isaias da Silva Almeida -ISA2


Um comentário:

Ivon Pereira da Silva disse...

Fazer parte do grupo Neotestamentária, fruto do amor e dedicação de homens que confiaram em Deus é maravilhoso. Que Deus continue abençoando e fortalecendo esses homens na continuidade deste trabalho em favor das almas perdidas.