terça-feira, 6 de maio de 2014

PRESSA X PACIÊNCIA

UM BOM EXEMPLO DE PACIÊNCIA.

Moisés e Josué, em Refidim, mostraram que também eram pessoas de paciência e sabiam esperar o tempo de Deus. E olha que eles estavam diante de um inimigo terrível que eram os Amalequitas que se opunham ao povo de Israel. Moisés subiu ao cume do outeiro para orar com Arão e Ur e Josué ficou com o povo à frente da batalha desde cedo até ao por do sol. Foi desgastante para todos. Mas no final, Moisés ainda edificou um altar e lhe chamou: “O Senhor é Minha Bandeira”. Ex. 17:8-15. Em nenhum momento vemos Moisés desesperado, irritado, impaciente. Cansado sim, porém, persistindo na oração e no propósito até o fim, uma vez que tinha certeza do que devia fazer sabendo qual era a vontade do Senhor seu Deus. Era da vontade de Deus que eles saíssem do Egito para servir a Deus fora Dalí?
Deus já havia dito isto e ele havia repetido isso a faraó por diversas vezes. Então, a vontade de Deus era clara; para quê desespero? A vontade do senhor era óbvia, então a vitória também era obviamente uma questão de tempo. Saber esperar o tempo do Senhor é o que muitos cristãos precisam aprender. Deus é o Senhor do tempo. Quando colocamos uma água para esquentar no fogão, e ficamos esperando que ela esquente, parece que demora mais que o tempo normal, não é assim? Se pomos um leite no fogo, da à impressão de que ele não vai ferver, se ficamos colado no fogão cuidando. Quando colocamos um minuto no microondas e ficamos aguardando terminar a contagem regressiva parece que o minuto se prolonga. Por que será? É porque a pressa é maior que a paciência e às vezes abrimos a porta do microondas antes do tempo. Quando deixamos o leite fervendo e saímos para fazermos outra coisa, normalmente ele parece ferver mais rápido, e assustamos com o chiado do derramar dele na chapa ou na boca quente do fogão. Tem um ditado que diz: “O apressado come cru”.
Diz-se de certo rapaz que queria aprender a pilotar avião.  Foi numa Escola de aviação para se informar e talvez fazer a sua matrícula; mas aí, teve a informação de que o curso teria duração de um ano; então ele saiu de la muito bravo com o tempo de duração porque ele tinha pressa. Passando por uma banca de revistas viu uma que dizia aprenda a pilotar em poucas semanas. Ele estudou e pegou o avião e foi para os ares; lá no céu, já cansado de tanto voar resolveu olhar na revista como fazer para aterrizar a aeronave e lá bem no final da revista dizia: Próxima aula na revista de numero 2, aprenda a aterrizar.
Às vezes queremos colocar o carro na frente dos bois. Como é que vai dar certo? Os bois puxam o carro, não empurram.
Quando deixamos Deus agir nas coisas e não ficamos presos ao tempo, experimentamos mais bênçãos e tranquilizamos nosso coração e nossa mente, que normalmente são apressados.  Não fosse a paciência de Deus diante de nossa pressa em tudo, onde estaríamos?
O apóstolo Pedro fala da pressa do homem diante das promessas da vinda do Senhor. Esses que dizem “onde está a promessa da sua vinda? Desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”.  Pedro os chama de escarnecedores e ignorantes. E ele prossegue dizendo nos versos seguinte: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos e mil ano como um dia. O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia...” 2 Pe. 3:4-9. O Senhor não atrasa nada. Ele tem o Seu tempo nas coisas; nós é que somos apressados.  Tomemos cuidado de não sermos também ignorantes quanto ao tempo e a vontade de Deus nas coisas.
Tem um ditado entre os crentes que diz: “não espere sentado, espere de joelhos”. A resposta do Senhor é certa! Pode não ser a que você espera, mas é a resposta do Senhor e ponto. Deus vai dar aquilo que é melhor aos seus filhos, mas isso não quer dizer que é o que nós queremos. A pressa é definitivamente inimiga da perfeição.

Abraços!


Nenhum comentário: