domingo, 14 de julho de 2013

Interpretação da Palavra de Deus.

Precisamos não apenas ler a Palavra de Deus, mas meditar e sentir o que Deus está falando conosco em Sua Palavra;  precisamos ler e estudar, buscar subsídios para aquilo que chamamos de real interpretação das Escrituras Sagradas.
           Muitas vezes corremos o risco de ensinarmos o que a Bíblia não ensina, devido a uma má interpretação.  O que é condenável pela Própria Bíblia em Ap. 22:18,19.
Nem vou chamar de Hermenêutica a interpretação para não ser misturado ou confundido com filosofia, uma vez que se defende que o termo deriva do nome do deus da mitologia grega Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuíam a origem da linguagem e da escrita e considerado o patrono da comunicação e do entendimento humano.
Chamemos de Interpretação, elucidação, como diz em 1 Pe.1:20,21.  Para interpretação da palavra de Deus precisamos obedecer algumas regras:
Em primeiro lugar é necessário que a leitura seja feita com oração e em espírito, pedindo a Deus a sabedoria do alto com o a própria Palavra nos ensina em Tg. 1:5. Em se tratando de entender da Palavra, sempre vamos precisar da sabedoria do alto, uma vez que temos um inimigo que cega o entendimento dos incrédulos e procura desviar a nossa atenção.         Precisamos observar pelo menos mais quatro regras para uma correta interpretação da Palavra de Deus:

        1. Comparar o versículo com o texto.
2. Comparar o texto com o contexto.
3. Comparar o contexto com o livro.
      4. Comparar o livro, o contexto e o texto com as interpretações gerais da Bíblia Sagrada.
  A palavra de Deus nunca se contradiz. Quando ela parece estar contradizendo, é que está faltando uma interpretação correta ou a leitura foi mal feita; por exemplo, atropelando pontuações. 
 Nesse primeiro momento, vamos ver apenas um exemplo do que a Palavra de Deus não ensina, mas que ouvimos vez e outra, pessoas ensinando e afirmando que está escrito na Palavra:
“...Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa”. At. 16: 31. Recentemente presenciei um irmão, querendo fortalecer e consolar uma irmã que estava reclamando por seu filho que é conhecedor da Palavra, frequentou a igreja por vários anos, mas depois se tornou homossexual e não quer saber das coisas de Deus. Então o irmão lhe citou este versículo, acrescentando:  “Fique tranquila; está prometido na Palavra de Deus; não deixe de crer, porque se você crê, será salvo tua e tua casa”.
Claro que não é nesse contexto que está escrito estas palavras! Paulo estava preso juntamente com Silas, seu companheiro, e, oravam e cantavam hinos de louvores a Deus quase a meia noite. Sobreveio um grande terremoto, as portas foram todas abertas, e foram soltas as prisões de todos. O carcereiro que seria grandemente cobrado pela fuga dos prisioneiros, temendo a justiça que se lhe havia de fazer, como vemos um exemplo em At. 12:19,  pegou uma espada e queria se matar. Mas logo ouviu Paulo bramar com grande voz dizendo: “não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos”. O carcereiro, todo trêmulo, saltou para o lado de dentro e prostrou ante Paulo e Silas. Aquilo foi uma grande obra de Deus. O carcereiro tirando-os para fora lhes fez a pergunta: “Senhores, que devo fazer para que seja salvo”?Ao que Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. O evangelho da salvação pela fé foi pregado aos familiares do carcereiro, da mesma forma, como vemos no versículo 32. “E lhe pregavam a Palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa”. Cada um dos que foram salvos, precisaram de uma aceitação ao Senhor pela fé, após ouvirem a Palavra de Deus. “A fé vem pelo ouvir”.  Tanto tiveram fé que foram todos batizados, tanto o carcereiro, como todos os seus, naquela mesma madrugada, diz o versículo 33.  “...depois que ouviste a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido...” É dessa forma que recebemos o Espírito Santo, o que quer dizer que somos salvos.
 Ensinar que é promessa de Deus que se crermos toda a nossa casa será salva não é um ensinamento correto. Que isso pode ocorrer é outra história, mas ocorrendo, não é cumprimento de promessa de Deus.
No próximo artigo, falaremos de outro texto mal interpretado. Que Deus nos ajude com Sua sabedoria, pois somos sempre carentes dela!
Abraços!

Zigomar.

Um comentário:

Prof. Izaias Resplandes disse...

Olá, irmão. Mesmo que a gente tenha sido chamado para a liberdade, para tudo há limites e regras que, não sendo obedecidas geram confusão, ao invés de boa orientação. É o que você muito bem expõe nessa explanação sobre a interpretação das Escrituras. Com certeza, se seguirmos essas regras e tivermos a orientação do Espírito Santo, não erraremos. Boa noite irmão. Abraços aos queridos irmãos de Porto Alegre e região. Hoje tivemos um batidão aqui no Acampamento. E com a permissão de Deus, isso vai continuar até o final da semana. Até amanhã.