domingo, 9 de junho de 2013

O pastor



Nossos missionários trabalham na seara plantando igrejas e também atuam como pastores delas até que o Senhor levante os obreiros específicos para o pastoreio. A eles, estendemos a homenagem pelo Dia do Pastor.

Deus cuida dos seus de muitas maneiras e por meios que nós, às vezes nem nos apercebemos. O pastor é um dos instrumentos que o Deus Unigênito escolheu e qualificou por seu Santo Espírito para cuidar do rebanho.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, Efésios 4:11-12.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir, João 16:13.
O apóstolo Paulo disse sobre si e seu ministério:
Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja, da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus [...] E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente, Colossenses 1:24-25, 29.
Sabemos que a base da Igreja, seu fundamento e alicerce é a doutrina dos apóstolos e profetas.
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina, Efésios 2:19-20.
Preocupado em garantir a qualidade de sua Igreja, Jesus andou na companhia de seus discípulos pelo
 
tempo que julgou suficiente para qualificá-los, para que eles replicassem as experiências e conhecimentos que tinham adquirido. Jesus sabia que o inimigo não daria tréguas no sentido de desalentar e enfraquecer o seu rebanho quando Ele partisse. Para evitar que isso acontecesse, Ele escolheu pelo Espírito Santo, homens espirituais, aptos para ensinar, admoestar e conduzir o seu povo... Ele escolheu, entre outras lideranças não menos importantes, os pastores do rebanho.
Os pastores são instrumentos nas mãos de Deus para cuidar de nós.
Vós, que amais ao SENHOR, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mãos dos ímpios, Salmos 97:10.
No início da Igreja havia uma grande preocupação, tanto de Jesus, quanto dos apóstolos, no sentido de que os pastores estivessem bem preparados para a missão a que tinham sido chamados.
Jesus, antes de partir orou pelos discípulos, pedindo ao Pai que os guardassem do mal. Ele estivera junto deles, ensinando-os e fortalecendo-os para a missão que teriam pela frente. Mas com a sua partida, ficariam sozinhos, como cordeiros ente lobos e precisariam da proteção de cima. Por isso ele orou ao Pai e disse:
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. [...] Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. [...] Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal, João 17:9, 12, 15.
O apóstolo Paulo, igualmente, ao saber que seu fim estava próximo, chamou os pastores até Mileto, cidade do sul da Ásia dos tempos neotestamentários, onde se encontrava e, ali lhes transmitiu suas últimas instruções. Disse-lhes:
Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos
constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; e que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados, Atos 20:28-32.
O inimigo sabe que se destruir a liderança terá mais facilidade de destruir o rebanho. Ele fez isso com Jesus. E somente não conseguiu que a dispersão que aconteceu naqueles dias fosse o fim de sua missão, porque aqueles homens tinham sido bem preparados e tinham neles o Espírito de Cristo, que os fizeram lembrar-se de tudo o que o Sumo Pastor lhes havia ensinado.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito, João 14:26.
É nosso dever orar sempre pelos nossos pastores, pedindo ao Pai para cuidar deles em todos os momentos para que sejam fortes e animados e corajosos no exercício de sua missão. Também não devemos deixar que lhes faltem os bens materiais. Já que eles cuidam de nos dar os bens espirituais, é nosso dever suprir-lhes as necessidades materiais.
Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver, Hebreus 13:7.
Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas
almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil, Hebreus 13:17.
Então é isso, irmãos! Que Deus nos abençoe, mas principalmente que abençoe aos nossos irmãos que estão trabalhando dia e noite, sem cessar, cuidando de nós. A eles nós queremos dizer:
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor, 1 Coríntios 15:58.
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. Hebreus 6:10.
Assim, desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança, Hebreus 6:11.
Amém!



Prof. Izaias Resplandes


2 comentários:

Zigomar disse...

Linda homenagem meu querido irmão Izaías! Obrigado por se lembrar da gente! E você também é um pastor em potencial!
Grande abraço!

Prof. Izaias Resplandes disse...

Abraço, irmão. Nossa missão é servir ao Senhor com alegria. O que passar disso são detalhes... Força e Paz!