terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A QUE PONTO PODE CHEGAR UMA PESSOA.


O Rei Salomão, considerado o rei mais sábio de todos os que já existiu na face da terra, quando fez advertências contra a maldade, chamou o “homem” que anda com a boca cheia de maldade, de “homem de belial”. Pv. 6:12. Homem de belial quer dizer, em outras palavras, “pessoa sem valor e má”. Jz. 19:22 e 1 Sm. 30:22. Na Bíblia, a palavra “belial” é também traduzida por “diabo”.
Em Pv. 6:14, diz que em seus corações há perversidade e em todo o tempo maquinam o mal.  Anda semeando contendas. Fazem coisas que o Senhor aborrece. Pv. 6:17-19.
E, em Pv. 26:23-25, diz que há em seus corações, sete coisas que o Senhor abomina.
Salomão e aqueles que conviveram ou convivem de perto com tais indivíduos, sabem bem os grandes males que eles são capazes de causar. Porque eles dissimulam com os lábios, apesar de, no íntimo, encobrir o engano. Falam suavemente. A recomendação do rei Salomão é que não se deve fiar neles (confiar, ater-se a eles). Na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, essa pessoas são chamadas de mentirosos, fingidos, facciosos, invejosos, amargurados e que causam grandes confusões e toda espécie de coisas ruins na igreja. Porque utilizam de uma sabedoria animal e demoníaca. Tg. 3:13-18.
Esse tipo de gente não aceita que outrem os exortem nem os corrija na Palavra. São, portanto, insubordinados. Eles são absolutamente levianos, frívolos, parladores (tagarelas), enganadores e fazem qualquer coisa por ganância, e que é preciso fazê-los calar. Tt. 1:10,11. A Bíblia diz que aquele que purificar na Palavra a sua alma, esse ama de verdade e de coração; ardentemente; porque foi regenerado (gerado de novo, renascido), da semente incorruptível mediante a Palavra de Deus a qual vive e é permanente. 1 Pe. 1:22,23.
Aquele que mostra um amor fingido, no entanto, necessita de uma lavagem pela Palavra.
Os danos que uma pessoa com estas características pode provocar são incalculáveis. Só mesmo Deus para reparar os danos causados por eles, através de Sua justiça, que é imparcial. O Senhor julga com equidade, com retidão. Sl. 98:9; Sl. 99:4.
Esta pessoa que vos escreve tem sido alvo dessa gente e tem sido chamado de mal caráter e até de safado, por defender a verdade. Tudo isto porque pessoas ouvem suas histórias e não julgam segundo a justeza da Palavra de Deus, antes, dão ouvidos aos discursos levianos e fingidos que eles proferem. Quando ouvimos e tratamos de interpretar segundo as Escrituras Sagradas, não daremos ouvidos as frivolidades vomitadas por esses indivíduos.
Infelizmente, esses tais, espalham uma má fama a muitos incautos, causando males e grandes danos à pessoa que opta pela verdade, pessoas que nem tem nada a ver com os assuntos. É por isso que digo que os danos são incalculáveis.
Pesquisando sobre esse tipo de pessoa, descobri que a psicologia trata esse comportamento como uma patologia chamada MITOMANIA. E que pessoas que sofrem esse tipo e distúrbio podem causar danos a si mesmos, para culpar a outrem. Grande número de pessoas que sofrem essa patologia pode chegar inclusive ao suicídio, para ficarem como vítimas na história. Segundo os psiquiatras, essas pessoas são bem diferentes de uma pessoa que mente. Vai muito, além disto, porque os mitômanos acreditam a tal ponto no que falam e se sentem bem confortáveis em seus íntimos quando percebem que convenceram alguém de suas mentiras e enganos, mas que, no fundo, sentem um vazio profundo. E é esse vazio, que os levam a agir dissimuladamente, maquinar toda espécie de males, contra alguém que os contestar. Duvidar deles ou expô-los é como se o mundo estivesse desabando sobre suas cabeças. Fazem o que for necessário, não medindo consequências de suas ações, promovem novas mentiras e engodos e se preciso for, gastam suas finanças e tramam contra a própria vidas a fim de convencer de suas enganações e mentiras.
Nós que conhecemos a Palavra de Deus, entendemos isso como realmente a Bíblia declara. São pessoas carentes de Deus e de Sua paz. São pessoas turbadas, atribuladas. Precisam conhecer a paz que Deus oferece em Jo. 14:27 e Rm. 5:1. São hipócritas e tem cauterizado a própria consciência. 1 Tm. 4:2. Precisam conhecer o poder e o amor de Deus, que nos dá espírito de moderação. 1 Tm. 1:7. Precisam conhecer o perdão de Deus para também reconhecerem seus erros, serem perdoados, se perdoarem e perdoar aos outros no que for necessário. 

4 comentários:

umnt disse...

Muito bom a sua colocação.isa2

Rosangela Lins Almeida disse...

Zigo, as coisas não estão fáceis por aí não é? Esse procedimento que voce narra infelizmente não é novo. O próprio Senhor Jesus que nunca pensou, fez ou falou algo de errado for vítima de calúnias, invejas, traições, etc. Quando passamos por situação semelhante ( e sei que nem de longe igual) ficamos muito tristes e abatidos, não é mesmos. Quem conhece voce, seu ministério, sua vida, não vai dar importância nenhuma a isso. Nós também sofremos ataques bem fortes aí, fomos inclusive chamados de "falsos profetas" e não pelos de fora, mas pelos próprios irmãos. Foram tempos duros! Podemos compreender perfeitamente o que voces estão passando. Mas, fiel é Deus e Ele a seu tempo lhes dará vitória.Vamos continuar intercedendo e fazendo aquilo que é agradável ao Senhor independente do que falam ou deixam de falar.Em Cristo, nossa fortaleza e vitória, Rô Lins Almeida.

Prof. Izaias Resplandes disse...

Querido Zigo...

"Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco". 2 Co 13:11

"Sede consolados"... Sede consolados porque vocês são uma família cristã e são membros da grande família de Deus;
Sede consolados porque vocês estão sendo utilizados na obra do Senhor; porque Ele está se agradando de utilizar vocês como instrumentos da edificação de sua Igreja;
Sede consolados porque vocês não estão sozinhos nessa luta;
Sede consolados porque o desconsolo, o desânimo, a derrota e coisas desse gênero não pertencem a vocês, posto que vocês são de Cristo e, Nele, são muito mais do que vencedores.
Continue buscando fazer o bem para esse povo de Porto Alegre; continue expondo a sã doutrina; continue falando a verdade a cada pessoa com que tiver que falar... Deixe que Deus resolva esses problemas no tempo dele.
Avante, missionário!
Que Deus seja a sua vitória sempre.
Abraços fraternos.

Zigomar disse...

Amém irmãos, Ro e Izaías, continuaremos sim, fazendo essa obra para a qual o Senhor nos chamou, em nome Dele. O inimigo tenta mesmo desde o princípio atrapalhar a obra de Deus, a começar no Jardim do Éden e até hoje nunca desistiu. Nós, como filhos de Deus é que não vamos desistir. Se alguém tem que fugir, que seja o diabo!
Tg. 4:7. "Sujeitai-vos, portanto a Deus, mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós"!

Grande abraço!