sábado, 6 de setembro de 2008

Queimadas de inverno

Córrego do Lucas. Há sete cachoeiras descendo rio abaixo
a partir desse ponto. Cada uma mais linda do que a outra.
O rio fica a 40 km da sede do Município de Poxoréu, MT,
por estrada de chão batido, com trechos arenosos.
Esperamos que o inverno sem perspectivas passe rápido e que logo cheguem as flores da primavera.
Izaias Resplandes

O inverno é a estação das queimadas no Brasil. Vários fatores, lógicos ou não, contribuem para que elas possam ocorrer. A seca destaca por si só entre as causas naturais. Todavia, os motivos que mais têm relevância nessa questão são a cultura e a educação do povo brasileiro, além de uma disposição mental para o crime que lateja no íntimo de não pouca gente deste país. Segundo a tradição, as queimadas de inverno são perfeitamente naturais. São necessárias para assegurar melhores condições de vida para todos. A educação, por seu turno, mal encaminhada pelo Estado, não consegue substituir esse velho paradigma por um outro que coadune com as leituras do presente século. E o crime, apesar de todos dizerem que “não compensa”, continua queimando e destruindo a vegetação. Assim sendo, em todos os anos, apesar de ser novela reprisada, “Queimadas de Inverno”, sem trazer nada de novo, consegue bater todos os índices de audiência em comparação com as melhores programações exibidas na televisão brasileira.


Textos bíblicos correlatos:
1) É dever de todos cuidar do planeta. Ele é o jardim que Deus plantou para todos nós. Gn 2:8-15;
2) Devemos lutar para manter o mundo verde, porque seco, somente servirá para ser queimado e alimentar o fogo. Mt 6:30; Jo 15:6.
3) A vida se repetirá de estação em estação se não fizermos nada. Gn 8:22; Ct 2:11.
4) Esse mundo está seguindo o seu destino, ao ser consumido pelo fogo. 2 Pe 3:5-7.
5) Os homens erram porque não conhecem a Palavra de Deus. Mt 22:29.
6) Devemos estudar a Bíblia e aprender a fazer as coisas da maneira que Deus deseja que sejam feitas. Jo 5:39; 2 Tm 3:16-17.
Essa é a lição de casa.

Nenhum comentário: