segunda-feira, 20 de maio de 2019


MOTIVAÇÃO E ALEGRIA NA OBRA DO SENHOR

CINCO DIAS QUE NÃO SERÃO ESQUECIDOS – MUTIRÃO NA IGREJA DO BOSQUE DA SAÚDE.

Nos dias 01 a 05 de maio de 2019 vivemos momentos históricos na igreja Neo Testamentária do Bosque da Saúde, em Cuiabá, MT. Sob a liderança do casal de missionários Isaías da Silva Almeida e sua esposa Rosangela Lins Almeida, foi realizado um mutirão objetivando concluir algumas coisas (muro lateral, pisos externos), dar acabamento (rebocar) os muros já construídos e organizar melhor a parte elétrica da cozinha. Estes dias ficarão cravados nos anais históricos da igreja. Foram dias memoráveis de realizações e consolidação de uma obra iniciada há mais de 30 anos. As minhas fracas e insuficientes palavras não poderão traduzir os fatos ocorridos ao longo de mais de três décadas de espera e incertezas. 1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Ec. 3:1).




Isaias da Silva Almeida foi o que concebeu o projeto de construção do local da igreja do Bosque da Saúde. A ideia era de se construir um piso superior onde seria o local de reuniões e piso inferior ou térreo, onde ficariam as salas de aula e uma casa para um obreiro. O projeto inicial sofreu algumas modificações. Contudo, foi colocado em ação por um grupo de irmãos motivados, alegres e felizes, porém, na sua maioria, e entre esses, eu, sem nenhuma experiência na construção civil. O irmão Antônio Júlio Pinto, já era um experimentado carpinteiro nas caixarias de concretagem predial e outros; os demais, eram só portadores de entusiasmo. O tempo passou e muitas coisas boas aconteceram. O piso superior foi concretado com equipamentos de último geração, caminhões, betoneiras despejando concreto. Os irmãos agora tinham uma certa ideia do que estava ocorrendo e já davam palpites menos desastrosos. Assim se concretou o piso superior.

Levantar as paredes do salão de reuniões levou um bom tempo, assim como o madeiramento e colocação das telhas, mesmo assim, já ‘’pulamos’’ para dentro do local novo onde as reuniões eram realizadas.








Até o início do uso do salão alguns acontecimentos precisam ser relembrados. Em 1.985, o irmão Isaias da Silva Almeida e sua esposa, a irmã Rosangela Lins Almeida, foram aceitos como missionários da União Missionária Neotestamentária (UMNT) e mudaram para a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A irmã Benta Souza do Nascimento, hoje missionária na igreja Presbiteriana, foi morar, por um curto tempo, com o casal de missionários (agosto de 1985 a novembro 1985). Em novembro de 1.986, foi marcado um Encontro de Cooperadores em Porto Alegre. O casal Roque Nascimento e Maria do Carmo, acompanhados por mim, minha esposa Joneide e nossos filhos Carlos Eduardo, Carla Elizabeth e a recém-nascida Ana Paula, fomos participar e visitar os missionários. Ficamos um mês no Sul. Ao retornamos para Mato Grosso, Roque Nascimento casou-se com Maria do Carmo, e em pouco tempo mudam para a cidade de Barão de Melgaço, MT. O irmão Lociano Toledo, ainda solteiro, foi morar com o casal de missionários Isaias e Rosangela, no Sul, de dezembro de 1988 a junho 1989. Lociano Toledo, ao retornar, casa com a Luciene Miranda de Oliveira, da igreja de Cuiabá. Hoje, eles moram em Sorriso, MT. O irmão Elias Melgarejo entra na missão Novas tribos e muda para Rondônia onde vai trabalhar com os índios Araras. Surge na cidade de Várzea Grande um jovem simples e muito humilde que aceita Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador, em 27 de março de 1.988. Ele foi batizado pelo Pr. Manoel Francisco Paulo, de Rondonópolis, no dia 11 de setembro de 1.988. No início da sua conversão foi meu companheiro de “andanças”, até que um dia recebeu o chamado para ir morar com os missionários Isaías e Rosangela, em Porto Alegre. Lá ficou de 09 de dezembro de 1.991 até dia 07 de dezembro de 1.992. Em 08 de dezembro de 1.992 ele antecedeu os missionários na mudança deles para Coxim, MS, afim de preparar a casa para o missionário e sua família. Lá permaneceu até final de abril de 1.996. Foi mais um que deixou nossa capital para se transformar no missionário Paulo César Moraes, em 18 de outubro de 1.998.

Neste período de 3 décadas recebi, de presente, minha sobrinha Priscila para criar como filha. Em seguida nasce meu filho Jonatas. Na gestação do Jonatas falece a esposa do hoje Pastor Antônio Júlio, a saudosa Noêmia, uma mulher humilde, de um caráter inefável, um exemplo de honradez e dignidade e portadora de uma fé fantástica. Caberia aqui uma página inteira dedicada ao pouco tempo que convivi com esta mulher exuberante.

Neste período muitas coisas aconteceram:
·          Em 1989, o hoje missionário Ademar Soares de Lima e família mudam para a cidade de Nova Olímpia. Passados alguns anos é ungido Presbítero e em seguida é aceito como missionário da UMNT.
·          Em 1990, o irmão Roque de Souza Nascimento muda para a cidade de Barão de Melgaço onde estabelece a Igreja Neotestamentária no Portal do Pantanal. Decorrido alguns anos é ungido Presbítero.
·          Em junho de 1.994, irmão Antônio Júlio Pinto e eu fomos confirmados como presbíteros;
·           Depois houve confirmação dos diáconos: Nelson Queiroz; Leonildo Toledo e Carlos Arruda. Na mesma ocasião mais um Presbítero foi confirmado: Odenil Miranda de Oliveira.
·           Nasceram as igrejas dos bairros Santa Laura, em Cuiabá e Jardim Vila Rica em Várzea Grande;
·          Em 2017, participei da equipe missionária no Amazonas, convidado pelo casal de missionários Isaias e Rosangela Almeida. Integrou também essa equipe o missionário Ademar Soares de Lima e a jovem Mariza Resplandes, de Poxoréu. Essa viagem foi para mim uma realização de 50 anos de espera. Ainda criança, ouvi um senhor idoso chamado Antoninho contar como se vivia naquele lugar. Quando lá estive, minha concepção de valores mudou. Hoje eu sou uma pessoa muito mais feliz; marcou para sempre minha vida.
·          Houve muitos casamentos e muitas mortes que marcaram estas três décadas. Mas, uma coisa sempre era deixada para outra oportunidade: a finalização do local da igreja. O local recebeu acabamento interno, mas a maioria da parte externa não foi concluída.





Em Outubro de 2018, quando o missionário Isaias Almeida nos visitou em Cuiabá, ele se levantou no final da reunião e falou em alto e claro som: “No dia primeiro de Maio de 2019 aqui estarei, com a equipe dos valentes das igrejas, e vamos concluir esta obra da igreja do Bosque da Saúde”. Todos ficaram em silêncio, ninguém questionou como e por quê.
No ano seguinte (2019), em Poxoréo, no final do retiro de família, o missionário Isaias Almeida novamente se colocou em pé e bradou em alto e claro som: “Dia primeiro de maio estaremos em Cuiabá, na igreja do Bosque da Saúde para conclusão da obra do Bosque da Saúde”. Mais uma vez todos ficaram em silêncio e assim os dias foram passando até que...






Finalmente chegou o grande dia, o dia primeiro de maio de 2019. Dia 05, finalizamos esta parte da história com a marca incontestável da capacidade visionária do casal Isaías e Rosangela Almeida. Ressaltamos aqui o exemplo deixado por este casal em nossas vidas. Aqueles que o questionaram e não respeitaram suas orientações onde estão?
Todos os que os ouviram e seguiram suas orientações começam escrever histórias incontestáveis. Um exemplo é o missionário Paulo César de Moraes, que ao evangelizar a cidade de Jaciara, conquistou homens para Deus e transformou suas vidas. Tornaram-se excelentes pais de família e profissionais respeitados na cidade. Hoje, estes homens são chamados: “Os valentes do Paulo Moraes”. Cooperadores comprometidos. São eles:
·          Pr. João Rita Ferreira da Silva e sua esposa Ana Paula;
·          Dorisvaldo Pereira Andrade e a sua esposa Daiane,
·          Célio da Silva Santos e sua esposa Joelma.
·          Homens e mulheres de refinada confiança.
·           José Domingos Ferreira da Silva ou Dudu, homem simples, refinado profissional em trabalhos de construção civil.
·          Seu companheiro, o Pastor Sebastião dos Santos, de Rondonópolis. Homem de vida exemplar e conduta ilibada. Escritor de Literatura e Cordel. Mesmo com marca passo foi um gigante no trabalho material de conclusão do local da Igreja Neo Testamentária do Bosque da Saúde. Completou seus 72 anos em plena lida. Deus te abençoe meu amigo e irmão.
Escrever sobre o “menino” Paulo César de Moraes levaria tempo e não sou sábio no uso das palavras.




Sou grato a todos que acataram e cumpriram o pedido do missionário Isaías Almeida e se fizeram presentes no “MUTIRÃO PARA MELHORIA DO LOCAL DA IGREJA DO BOSQUE DA SAÚDE”.
56 IRMÃOS VOLUNTÁRIOS DAS IGREJAS DE CUIABÁ, VÁRZEA GRANDE, RONDONÓPOLIS, JACIARA, PRIMAVERA DO LESTE, BARÃO DE MELGAÇO E TANGARÁ DA SERRA ESTIVERAM PRESENTES NO MUTIRÃO. COM CERTEZA ESTES IRMÃOS E ESTAS IRMÃS SABEM DISCERNIR E OBEDECER À VOZ DE QUEM AMA.



Nenhum comentário: