sábado, 13 de abril de 2019

Alianças com os pais


Alianças com os pais



Izaias Resplandes de Sousa

Ninguém é uma ilha. Ninguém veio ao mundo para viver sozinho. O próprioSenhor reconheceu que a solidão não era uma coisa boa para o homem e, desde o princípio Ele tomou providências para que o homem pudesse desfrutar dos benefícios da aliança com uma ou mais pessoas.

DEUS FAZ QUE O SOLITÁRIO VIVA EM FAMÍLIA; LIBERTA AQUELES QUE ESTÃO PRESOS EM GRILHÕES; MAS OS REBELDES HABITAM EM TERRA SECA. Salmos 68:6.

Deus sempre se preocupou com a humanidade como um todo e fez com ela diversas alianças, sempre procurando disponibilizar para ela o que lhe fosse melhor.

Segundo Thomas Ice, “o significado central de aliança é um laço ou relacionamento entre duas partes na forma de um contrato”. Uma aliança é um acordo de vontades. Um contrato que pode ter suas cláusulas negociadas entre as partes, ou, pode ser um contrato de adesão, onde uma das partes estabelece as regras e a outra aceita.

As alianças bíblicas entre Deus e a humanidade são contratos de adesão. Deus, o Senhor, que conhece todas as coisas e sabe o que é melhor para nós, estabelece os termos do contrato e nós, conhecendo os termos, temos a liberdade de aderir ou não aos mesmos.

Vejamos a aliança que Deus fez com Adão e Eva, os primeiros seres humanos.

E DEUS OS ABENÇOOU, E DEUS LHES DISSE: FRUTIFICAI E MULTIPLICAI-VOS, E ENCHEI A TERRA, E SUJEITAI-A; E DOMINAI SOBRE OS PEIXES DO MAR E SOBRE AS AVES DOS CÉUS, E SOBRE TODO O ANIMAL QUE SE MOVE SOBRE A TERRA. E DISSE DEUS: EIS QUE VOS TENHO DADO TODA A ERVA QUE DÊ SEMENTE, QUE ESTÁ SOBRE A FACE DE TODA A TERRA; E TODA A ÁRVORE, EM QUE HÁ FRUTO QUE DÊ SEMENTE, SER-VOS-Á PARA MANTIMENTO. E A TODO O ANIMAL DA TERRA, E A TODA A AVE DOS CÉUS, E A TODO O RÉPTIL DA TERRA, EM QUE HÁ ALMA VIVENTE, TODA A ERVA VERDE SERÁ PARA MANTIMENTO; E ASSIM FOI. Gênesis 1:28-30.
Deus havia feito a obra, inclusive o homem. E tudo o que fizera lhe pertencia, inclusive o homem, mas Ele quis que o homem criado não tivesse apenas a posse da criação. Desejou que ele também tivesse o domínio sobre ela. Deus queria que o homem vivesse bem, não tivesse falta de nada e que vivesse eternamente como Ele vivia. “E assim foi”, mas não de qualquer maneira. O domínio seria do homem enquanto este seguisse as regras pactuadas no Contrato de Adesão proposto pelo Senhor.
E TOMOU O SENHOR DEUS O HOMEM, E O PÔS NO JARDIM DO ÉDEN PARA O LAVRAR E O GUARDAR. E ORDENOU O SENHOR DEUS AO HOMEM, DIZENDO: DE TODA A ÁRVORE DO JARDIM COMERÁS LIVREMENTE, MAS DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, DELA NÃO COMERÁS; PORQUE NO DIA EM QUE DELA COMERES, CERTAMENTE MORRERÁS. Gênesis 2:15-17.
O homem poderia fazer praticamente de tudo. Havia apenas uma cláusula de exceção, que ensejaria a rescisão contratual se fosse descumprida. A obra criada era maravilhosa. Nela, o homem mantinha uma relação direta de comunhão com as pessoas divinas. O Deus triúno (Pai, Filho e Espírito Santo) convivia com o homem no Éden e ali conversava com ele.
E OUVIRAM A VOZ DO SENHOR DEUS, QUE PASSEAVA NO JARDIM PELA VIRAÇÃO DO DIA; E ESCONDERAM-SE ADÃO E SUA MULHER DA PRESENÇA DO SENHOR DEUS, ENTRE AS ÁRVORES DO JARDIM. E CHAMOU O SENHOR DEUS A ADÃO, E DISSE-LHE: ONDE ESTÁS? E ELE DISSE: OUVI A TUA VOZ SOAR NO JARDIM, E TEMI, PORQUE ESTAVA NU, E ESCONDI-ME. Gênesis 3:8-10.
No entanto, Adão descumpriu o contrato. E, por conta disso, perdeu os privilégios. ADÃO ERA FILHO DE DEUS. Lucas, deixou isso claro para nós ao definir a genealogia de Jesus:
JESUS TINHA CERCA DE TRINTA ANOS DE IDADE QUANDO INICIOU SEU MINISTÉRIO. ELE ERA, COMO SE DIZIA, FILHO DE JOSÉ; FILHO DE ELI, FILHO DE MATATE, FILHO DE LEVI, FILHO DE MELQUI, FILHO DE JANAI, FILHO DE JOSÉ, FILHO DE MATATIAS, FILHO DE AMÓS, FILHO DE NAUM, FILHO DE ESLI, FILHO DE NAGAI, FILHO DE MÁATE, FILHO DE MATATIAS, FILHO DE SEMEI, FILHO DE JOSÉ, FILHO DE JODÁ, FILHO DE JOANÃ, FILHO DE RESA, FILHO DE ZOROBABEL, FILHO DE SALATIEL, FILHO DE NERI, FILHO DE MELQUI, FILHO DE ADI, FILHO DE COSÃ, FILHO DE ELMADÃ, FILHO DE ER, FILHO DE JOSUÉ, FILHO DE ELIÉZER, FILHO DE JORIM, FILHO DE MATATE, FILHO DE LEVI, FILHO DE SIMEÃO, FILHO DE JUDÁ, FILHO DE JOSÉ, FILHO DE JONÃ, FILHO DE ELIAQUIM, FILHO DE MELEÁ, FILHO DE MENÁ, FILHO DE MATATÁ, FILHO DE NATÃ, FILHO DE DAVI, FILHO DE JESSÉ, FILHO DE OBEDE, FILHO DE BOAZ, FILHO DE SALÁ, FILHO DE NAASSOM, FILHO DE AMINADABE, FILHO DE ADMIM, FILHO DE ARNI, FILHO DE ESROM, FILHO DE PERES, FILHO DE JUDÁ, FILHO DE JACÓ, FILHO DE ISAQUE, FILHO DE ABRAÃO, FILHO DE TERÁ, FILHO DE NAOR, FILHO DE SERUGUE, FILHO DE RAGAÚ, FILHO DE FALEQUE, FILHO DE ÉBER, FILHO DE SALÁ, FILHO DE CAINÃ, FILHO DE ARFAXADE, FILHO DE SEM, FILHO DE NOÉ, FILHO DE LAMEQUE, FILHO DE MATUSALÉM, FILHO DE ENOQUE, FILHO DE JAREDE, FILHO DE MAALALEEL, FILHO DE CAINÃ, FILHO DE ENOS, FILHO DE SETE, FILHO DE ADÃO, FILHO DE DEUS. Lucas 3:23-38.
Sabe, meus queridos… É muito duro para um pai ter que tirar os privilégios do filho, mas às vezes isso se faz necessário. Diz a sabedoria popular que a gente só aprende a dar valor em alguma coisa depois que perde. E todo dia a gente perde alguma oportunidade porque não deu valor a ela. A gente precisa aprender a valorizar o que tem enquanto tem. E depois que perder não adianta ficar chorando e se lamentando, que foi o que Adão fez. Disse que a culpa era da mulher que se deixara enganar pela serpente. Mas nada adiantou, porque Deus, embora seja Pai, Ele também é o Deus Verdadeiro, que não pode mentir, que cumpre tudo o que diz. E assim Ele teve que aplicar a punição para o delito.
ENTÃO O SENHOR DEUS DISSE À SERPENTE: PORQUANTO FIZESTE ISTO, MALDITA SERÁS MAIS QUE TODA A FERA, E MAIS QUE TODOS OS ANIMAIS DO CAMPO; SOBRE O TEU VENTRE ANDARÁS, E PÓ COMERÁS TODOS OS DIAS DA TUA VIDA. E POREI INIMIZADE ENTRE TI E A MULHER, E ENTRE A TUA SEMENTE E A SUA SEMENTE; ESTA TE FERIRÁ A CABEÇA, E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR. E À MULHER DISSE: MULTIPLICAREI GRANDEMENTE A TUA DOR, E A TUA CONCEIÇÃO; COM DOR DARÁS À LUZ FILHOS; E O TEU DESEJO SERÁ PARA O TEU MARIDO, E ELE TE DOMINARÁ. E A ADÃO DISSE: PORQUANTO DESTE OUVIDOS À VOZ DE TUA MULHER, E COMESTE DA ÁRVORE DE QUE TE ORDENEI, DIZENDO: NÃO COMERÁS DELA, MALDITA É A TERRA POR CAUSA DE TI; COM DOR COMERÁS DELA TODOS OS DIAS DA TUA VIDA. ESPINHOS, E CARDOS TAMBÉM, TE PRODUZIRÁ; E COMERÁS A ERVA DO CAMPO. NO SUOR DO TEU ROSTO COMERÁS O TEU PÃO, ATÉ QUE TE TORNES À TERRA; PORQUE DELA FOSTE TOMADO; PORQUANTO ÉS PÓ E EM PÓ TE TORNARÁS. Gênesis 3:14-19.
Adão não deu o valor devido ao seu paraíso. Talvez pensasse que Deus jamais fosse fazer alguma coisa contra ele. Muitos filhos pensam assim. E muitos pais agem  assim. E vão passando a mão na cabeça dos filhos, encobrindo os erros dos filhos, encobrindo as desobediências dos filhos, tapando o sol com a peneira, fazendo de conta que não vêem o que está acontecendo até ser tarde demais.
EDUCA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR; E ATÉ QUANDO ENVELHECER NÃO SE DESVIARÁ DELE. Provérbios 22:6.
Na verdade, o verdadeiro pai é aquele que é verdadeiro, que cumpre o que promete, que educa o seu filho no caminho em que deve andar e não o que passa a mão na cabeça. Tem a hora de fazer o cafuné, mas também tem a hora de aplicar a disciplina.
E Adão foi expulso do paraíso. Perdeu o acesso à árvore da vida. Teve que obter o seu alimento com muito trabalho e suor derramado. Certamente foi muito dolorido para Deus expulsar Adão de casa, mas Ele o fez.
O ruim de um caso desses é a perda dos privilégios paternos. O bom é que as penas de Deus tem dois tempos. No primeiro tempo ela é educativa. A disciplina é aplicada para que o filho rebelde perceba o que perdeu e se arrependa e volte à casa paterna. A parábola do filho pródigo diz o seguinte:
UM CERTO HOMEM TINHA DOIS FILHOS; E O MAIS MOÇO DELES DISSE AO PAI: PAI, DÁ-ME A PARTE DOS BENS QUE ME PERTENCE. E ELE REPARTIU POR ELES A FAZENDA. E, POUCOS DIAS DEPOIS, O FILHO MAIS NOVO, AJUNTANDO TUDO, PARTIU PARA UMA TERRA LONGÍNQUA, E ALI DESPERDIÇOU OS SEUS BENS, VIVENDO DISSOLUTAMENTE. E, HAVENDO ELE GASTADO TUDO, HOUVE NAQUELA TERRA UMA GRANDE FOME, E COMEÇOU A PADECER NECESSIDADES. E FOI, E CHEGOU-SE A UM DOS CIDADÃOS DAQUELA TERRA, O QUAL O MANDOU PARA OS SEUS CAMPOS, A APASCENTAR PORCOS. E DESEJAVA ENCHER O SEU ESTÔMAGO COM AS BOLOTAS QUE OS PORCOS COMIAM, E NINGUÉM LHE DAVA NADA. E, TORNANDO EM SI, DISSE: QUANTOS JORNALEIROS DE MEU PAI TÊM ABUNDÂNCIA DE PÃO, E EU AQUI PEREÇO DE FOME! LEVANTAR-ME-EI, E IREI TER COM MEU PAI, E DIR-LHE-EI: PAI, PEQUEI CONTRA O CÉU E PERANTE TI; JÁ NÃO SOU DIGNO DE SER CHAMADO TEU FILHO; FAZE-ME COMO UM DOS TEUS JORNALEIROS. Lucas 15:11-19.
Esse filho se arrependeu do que fez, voltou ao Pai, pediu o perdão e foi recebido com festa, porque estava perdido, mas foi achado. Esse é o primeiro tempo da punição. É o tempo em que nós vivemos hoje. Mas haverá também um tempo final, um juízo final que acontecerá após a nossa morte. E a decisão de tal juízo será definitiva.
AOS HOMENS ESTÁ ORDENADO MORREREM UMA VEZ, VINDO DEPOIS DISSO O JUÍZO. Hebreus 9:27.
Errar é humano. Nós somos humanos. Nós podemos errar e erramos. Todos os dias a gente erra. Mas não podemos persistir nos erros. Devemos resolvê-los logo, voltando a fazer as coisas certas.
TENHO, PORÉM, CONTRA TI QUE DEIXASTE O TEU PRIMEIRO AMOR. LEMBRA-TE, POIS, DE ONDE CAÍSTE, E ARREPENDE-TE, E PRATICA AS PRIMEIRAS OBRAS; QUANDO NÃO, BREVEMENTE A TI VIREI, E TIRAREI DO SEU LUGAR O TEU CASTIÇAL, SE NÃO TE ARREPENDERES. Apocalipse 2:4,5.
Um erro não se conserta com outro erro. Uma coisa errada somente se torna certa quando é abandonada. Às vezes achamos difícil deixar uma coisa que julgamos ser muito boa. Mas o preço que vamos pagar para ter essa coisa é muito alto. E é por isso que, às vezes, nós temos que ter a humildade de admitir que o nosso desejo não é para o momento presente e pode até ser nosso, mas em um outro momento.
Eu acredito que o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal um dia iria ser disponibilizado para os nossos primeiros pais. Mas não naquela hora, quando eles ainda não estavam preparados para comê-lo. Eles ainda eram crianças. Ainda não tinham assimilado os recursos necessários para administrar e possuir aquele desejo. Tinham que ter paciência e esperar a hora.
CONFIA NO SENHOR E FAZE O BEM; HABITARÁS NA TERRA, E VERDADEIRAMENTE SERÁS ALIMENTADO. DELEITA-TE TAMBÉM NO SENHOR, E TE CONCEDERÁ OS DESEJOS DO TEU CORAÇÃO. ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR; CONFIA NELE, E ELE O FARÁ. E ELE FARÁ SOBRESSAIR A TUA JUSTIÇA COMO A LUZ, E O TEU JUÍZO COMO O MEIO-DIA. DESCANSA NO SENHOR, E ESPERA NELE; NÃO TE INDIGNES POR CAUSA DAQUELE QUE PROSPERA EM SEU CAMINHO, POR CAUSA DO HOMEM QUE EXECUTA ASTUTOS INTENTOS. DEIXA A IRA, E ABANDONA O FUROR; NÃO TE INDIGNES DE FORMA ALGUMA PARA FAZER O MAL. PORQUE OS MALFEITORES SERÃO DESARRAIGADOS; MAS AQUELES QUE ESPERAM NO SENHOR HERDARÃO A TERRA. Salmos 37:3-9.
A gente fica triste quando perde alguma coisa que a gente desejava muito. A gente fica triste quando é chamado a atenção por conta de algo errado que fizemos. A gente acha que é rejeitado, que não é apoiado, que é um fracassado. Mas não é nada disso. É exatamente o contrário.

Quando a gente corrige um filho, a gente o faz porque o ama, porque quer o seu bem, quer o seu melhor. E não tem nada melhor para um filho do que manter-se firme na aliança com seus pais. E se deixar corrigir e ser ajudado e ser amado.

CONSIDERAI, POIS, AQUELE QUE SUPORTOU TAIS CONTRADIÇÕES DOS PECADORES CONTRA SI MESMO, PARA QUE NÃO ENFRAQUEÇAIS, DESFALECENDO EM VOSSOS ÂNIMOS. AINDA NÃO RESISTISTES ATÉ AO SANGUE, COMBATENDO CONTRA O PECADO. E JÁ VOS ESQUECESTES DA EXORTAÇÃO QUE ARGUMENTA CONVOSCO COMO FILHOS: FILHO MEU, NÃO DESPREZES A CORREÇÃO DO SENHOR, E NÃO DESMAIES QUANDO POR ELE FORES REPREENDIDO; PORQUE O SENHOR CORRIGE O QUE AMA,E AÇOITA A QUALQUER QUE RECEBE POR FILHO. SE SUPORTAIS A CORREÇÃO, DEUS VOS TRATA COMO FILHOS; PORQUE, QUE FILHO HÁ A QUEM O PAI NÃO CORRIJA? MAS, SE ESTAIS SEM DISCIPLINA, DA QUAL TODOS SÃO FEITOS PARTICIPANTES, SOIS ENTÃO BASTARDOS, E NÃO FILHOS. ALÉM DO QUE, TIVEMOS NOSSOS PAIS SEGUNDO A CARNE, PARA NOS CORRIGIREM, E NÓS OS REVERENCIAMOS; NÃO NOS SUJEITAREMOS MUITO MAIS AO PAI DOS ESPÍRITOS, PARA VIVERMOS? PORQUE AQUELES, NA VERDADE, POR UM POUCO DE TEMPO, NOS CORRIGIAM COMO BEM LHES PARECIA; MAS ESTE, PARA NOSSO PROVEITO, PARA SERMOS PARTICIPANTES DA SUA SANTIDADE. E, NA VERDADE, TODA A CORREÇÃO, AO PRESENTE, NÃO PARECE SER DE GOZO, SENÃO DE TRISTEZA, MAS DEPOIS PRODUZ UM FRUTO PACÍFICO DE JUSTIÇA NOS EXERCITADOS POR ELA. PORTANTO, TORNAI A LEVANTAR AS MÃOS CANSADAS, E OS JOELHOS DESCONJUNTADOS, E FAZEI VEREDAS DIREITAS PARA OS VOSSOS PÉS, PARA QUE O QUE MANQUEJA NÃO SE DESVIE INTEIRAMENTE, ANTES SEJA SARADO. Hebreus 12:3-13.

Houve um tempo em que eu pensei que meu pai não me amava porque ele não queria me ajudar a fazer as coisas que eu queria e fiquei irritado com ele e saí de casa. Anos mais tarde, no entanto, compreendi que estava errado. Me arrependi. Fui na casa dele e lhe pedi o perdão. E depois disso eu consegui fazer tudo o que eu desejava, embora eu tenha perdido a oportunidade de compartilhar com ele muitas das alegrias que obtive nessa vida depois de sua partida.

Eu tenho boas lembranças da educação séria e responsável que meu pai me deu. Ele era duro, dividia o pouco que tinha comigo  e exigia de mim o máximo, porque queria que eu fosse melhor do que ele. E quando eu choro por essas perdas de oportunidade, já não não culpo mais o meu pai. Antes, culpo a mim, porque a minha vida é minha e não de meu pai. E se havia alguém que deveria fazer algo por mim era eu meu mesmo. E se o que o meu pai me dava não era o suficiente, cabia a mim correr atrás do que eu queria, ao invés de ficar atirando pedras nele, como fiz por muitos anos. Não se cospe no prato que comeu.

Ao encerrar, agradeço a Deus pelo pai que colocou em meu caminho e que cuidou de mim da melhor forma possível, conforme os recursos que dispunha. E também dou graças a Deus porque não me deixou endurecer o coração nos caminhos do mal, mas me abriu os olhos para ver as possibilidades dos caminhos do bem e eu pude aproveitar a minha segunda chance. Que todos nós possamos dar valor nas verdadeiras oportunidades, as quais têm dia e hora marcados. Amém!

Um comentário:

umnt disse...

Gostei do artigo onde você me leva a ouvir através da escrita estes ensinamentos da palavra e paterno.
isa2