quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Igreja apartidária


Igreja Apartidária

Izaias Resplandes de Sousa

Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Fp 2:3.
As eleições presidenciais de 2018 no Brasil revelaram a face de uma igreja que não se encaixa nos moldes neotestamentários. Mais do que em todas as campanhas anteriores, vimos uma igreja eminentemente partidarista, com os pastores não apenas orientando para o ato cívico, mas realmente orientando o voto, inclusive com severas críticas àqueles que pensavam o contrário de suas orientações.
O problema do partidarismo está na divisão que ele provoca. Um dirá “eu sou de Paulo”; outro dirá “eu sou de João”.
Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo? 1 Co 1:10-13.
Alguém pode dizer que o próprio Cristo falou que não veio unir, mas dividir. Sim, ele falou, mas não que ele viera promover a dissenção, senão que isso ocorreria naturalmente, haja vista que umas pessoas optariam por segui-lo, enquanto outras não. É assim a Palavra:
Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Mateus 10:34-38.
É de ver que a divisão não é a atividade fim da igreja, mas união sim.
Assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro, ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. 1 Coríntios 12:12-27.
O nosso procedimento na igreja deve ser no sentido de evitarmos os temas que dividem. E quando formos tratar de tais temas, devemos ter muita cautela e sabedoria, conversando com respeito, de forma a não provocar o desentendimento. Jesus falou sobre as consequências da divisão. Assim diz a Palavra:
E os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: Ele está possesso de Belzebu; e: É pelo príncipe dos demônios que expulsa os demônios. Então Jesus os chamou e lhes disse por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás? Pois, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; ou, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não poderá subsistir; e se Satanás se tem levantado contra si mesmo, e está dividido, tampouco pode ele subsistir; antes tem fim. Marcos 3:22-26.
O partidarismo entre as lideranças traz confusão na cabeça dos mais fracos, que ficarão perdidos sem saber para onde ir. Em relação a isso, Paulo declarou que:
Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. 1 Coríntios 14:33.
Por outro lado, Deus nos dotou de livre arbítrio para decidir o que queremos seguir. Esse é um princípio que aparece em vários livros da Bíblia. Vejamos:
Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16,17.
Alguém poderia dizer que se é uma ordem, não é liberdade. Mas não é isso. O ordenamento é regra natural. E o que a regra diz é que o homem recém-criado não estava pronto para comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. E eu diria que ainda hoje não está. E a consequência natural de se tentar fazer algo para o qual não se está preparado é o quebrar a cara; é o dar com os burros n’água.
A Campanha política mostrou que as pessoas falavam levadas apenas pelo sabor das correntes. Se um dizia, o outro saía replicando. A maioria das pessoas agiam de forma leviana. Não procuravam saber se a mensagem era verdadeira ou não, se tinha fundamento ou não. E por conta disso fomos vendo surgir uma multidão de fanáticos.
A orientação bíblica é a de que se deve pesquisar, se informar, se esclarecer, se formar antes de sair espalhando as palavras. Até porque, a palavra dita não pode ser desdita. É assim a Palavra:
Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. Atos 17.11.
E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações;
sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
2 Pedro 1:19,20.
Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16.
E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Efésios 4:11-14.
No Corpo de Cristo ninguém é melhor do que ninguém. Cada um de nós tem a sua função e ela é especial. Há muitos de nós que desejam ser experts em tudo. E quem assim procede acaba não sendo expert em nada. Quem deseja tudo, acaba não conseguindo nada.
Na vida secular, os estudos começam por noções fundamentais (ensino fundamental); noções um pouco mais técnico-práticas (ensino médio). Formação generalista (graduação), especialização mais generalizada em uma área (pós-graduação lato senso); especialização em uma área com maior aprofundamento (mestrado); especialização em um ponto de uma área (doutorado). O doutor é uma pessoa que entende profundamente, mas apenas de um único ponto de uma área. De forma que nos equivocamos quando pensamos que o doutor é doutor em tudo; e se equivoca ainda mais aquele doutor que também se julga assim, porque além de enganar os outros com sua vã sabedoria, ainda engana a si próprio. É assim a Palavra de alerta:
Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia. 1 Coríntios 10:12.
Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Gálatas 6:3.
Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. 1 Coríntios 8:2.
Há uma coisa que devemos saber em relação a isso. E esse pensamento está de acordo com os princípios do Novo Testamento. É o seguinte: aquele que deseja ser ouvido, que aprenda a ouvir; aquele que deseja ser reconhecido, que aprenda a reconhecer; aquele que deseja ser grande, que aprenda a ser pequeno; aquele que deseja ser servido, que aprenda a servir; aquele que desejar ser o primeiro, que aprenda a ser o último. Jesus disse:
Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. João 13:14-17.
É de se firmar posição no sentido de que devamos orientar com humildade e não com soberba, altivez, vanglória. Devemos orientar através da prática, do exemplo o que entendemos ser o melhor. Já disse em outras ocasiões que nós vivemos nos tempos da gogogogia, onde se fala demais e se faz de menos. Assim diz a Palavra:
Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo. Romanos 14:11-14.
É de compreender que devemos ensinar com a humildade de quem deseja aprender também. Devemos ensinar, mas respeitando a posição do outro.
É de ver que todas as pessoas são muito importantes para Deus, mas principalmente as mais fracas, as perdidas, as doentes, as loucas, as incompreensíveis. Essas pessoas somente podem contar com Deus. E se nós aceitamos nos tornar instrumentos de Deus, devemos buscar antes de tudo levar o socorro a esses que precisam, porque os demais se acham autossuficientes, capazes de compreender e de agir sem nenhuma orientação. Alguns chegam ao ponto de pensar que esse negócio de Deus é conversa mole para boi dormir. Isso não significa que também não devamos nos preocupar com essas pessoas. Devemos fazer as coisas imprescindíveis, mas sem deixar de lado as demais.
É assim a Palavra:
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9.
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,
que retribuirá a cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção; mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniquidade; tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego; glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego; pois para com Deus não há acepção de pessoas. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei.
Romanos 2:5-13.
É de concluir que a igreja é apartidária em seu conjunto, caso não haja unanimidade. Não há nenhum problema em ser partidária, se todos falam a mesma língua. Quanto aos dirigentes, devem orientar o povo para o exercício da liberdade com responsabilidade, sem impor suas ideias e filosofias. E orando, cada um chegará ao conhecimento do Caminho, da Verdade e da melhor posição a seguir.
A educação deve ser com respeito à liberdade. Acima de tudo. É por isso que hoje digo mais uma vez com Josué:
Se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:15.
Deus nos abençoe em nossas decisões.

Nenhum comentário: