domingo, 27 de maio de 2018

O atendimento ao idoso


O atendimento ao idoso
 
Izaias Resplandes de Sousa
A vida de um ser humano passa pelas fases de criança, adolescente, jovem, adulto e idoso. No Brasil, a criancice vai até os doze anos; a adolescência até os dezoito; o jovem é a pessoa com até vinte e nove anos; o adulto vai até os sessenta e o idoso é a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
Maria Resplandes de Sousa (78)

O Estatuto do Idoso confere algumas vantagens para o idoso. São vários pontos. Quero destacar o que trata do atendimento ao idoso. A gente vê muitas pessoas que chegam a essa condição sendo colocadas por seus filhos em asilos ou casas semelhantes, às vezes são isolados na própria casa onde sempre viveu, ficando em situação de abandono por parte da família. É de ver ainda que alguns filhos ou cuidadores, costumam se apropriar dos benefícios de aposentadoria desses idosos para cuidar deles, mas não utilizam esses recursos para essa finalidade. E, por conta disso, referidos idosos são privados no atendimento de suas necessidades básicas.
O Estatuto do Idoso é a Lei n. 10.741, de 01 de outubro de 2003. Segundo ele, o idoso tem prioridade em ser atendido “por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência”.
A lei estabelece que a prioridade é cuidar do idoso em casa. Essa é uma responsabilidade de sua própria família. Só é permitido levar para o asilo quando não há a família, ou quando essa não tem recursos suficientes para cuidar dela e de seu idoso.
A Bíblia também tem algumas referências que sustentam essa prioridade da lei brasileira.
Vejamos...
Dionizia Resplande de Carvalho (76)
Não repreendas asperamente o ancião, mas admoesta-o como a pai; aos moços como a irmãos; Às mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza. Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus (4). Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações; Mas a que vive em deleites, vivendo está morta. Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel (8). Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido (9); Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra. Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; Tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé. E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém. Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer; Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás. Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas. 1 Timóteo 5:1-16

Pastor Sebastião dos Santos
O texto fala dos idosos e dentre eles, faz alguns destaques para as viúvas idosas. A idade de 60 anos é posta como um marco (9). O cuidado com os seus, seus pais, suas viúvas e sua família é outro marco (4, 8).
Há muitas pessoas que se aposentam cedo, por conta de contribuição. É possível uma professora particular se aposentar com 46 anos de idade, por exemplo. E, por conta dessa aposentadoria, entendem que já possuem os privilégios do idoso. Querem cortar filas, entrando na frente dos outros; querem isenção de IPTU (tem muitos municípios que concedem esse benefício, se verificadas determinadas condições); querem viajar de graça nos ônibus, querem ocupar os assentos preferenciais e etc. Não é assim, nem a Lei e nem os princípios bíblicos.
A lei se refere a idosos e não a aposentados. idosos são pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
A lei diz que o exercício da prioridade no atendimento ao idoso cabe à família e não ao Estado e à sociedade em geral.
Por outro lado, a Bíblia fala naquelas mulheres que são verdadeiramente viúvas. E por paralelismo, que é um critério de interpretação legal, podemos entender que há também aqueles que são verdadeiramente idosos. Como assim?
Ora, diz a Bíblia que é verdadeiramente viúva, a mulher que não tem condições de cuidar de si mesma; e que não tem família que possa cuidar dela; que não tem filhos e netos (4). Não é porque a pessoa já tem 60 anos que tem de ser sustentada pelo Estado ou pela Igreja. É de se observar com rigor o princípio da necessidade.
Missionário Isaias da Silva Almeida
Vejamos… Eu agora sou idoso. Então devo me constituir um peso social? Não! Primeiro, pela Lei, eu posso trabalhar até os setenta anos, se tiver condições. Se posso trabalhar para os outros, posso cuidar de mim também; não preciso dos privilégios. Segundo, se não posso cuidar de mim, mas tenho família, filhos e netos que têm condições de fazê-lo, não tenho o direito de sobrecarregar o Estado e a Sociedade.
Eu vejo irmãos fortes e saudáveis cortando filas, reclamando para si os direitos de idoso, impondo-se sobre os demais só porque já têm 60 anos. Deixam irmãos que, apesar de mais jovens, às vezes são doentes, ou fracos e com menores condições físicas esperando chegar a sua vez, passando à frente deles só porque são idosos, o que é um absurdo!
Nós temos um princípio bíblico muito interessante. É o princípio da situação oposta. Quem quer ser o primeiro, aprenda a ser o último; quem quer ser servido, aprenda a servir. Vamos vê-lo…
Pastor Antônio Júlio Pinto e Missionário Isaias da Silva Almeida
O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:11,12.
E eis que derradeiros há que serão os primeiros; e primeiros há que serão os derradeiros. Lucas 13:30.
E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes: Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 14:7-11.
É de ver que a Bíblia também critica as pessoas que buscam os primeiros lugares…
Missionário Ademar Soares de Lima
Queridos irmãos. Devemos aprender que estamos no mundo para servir aos demais e não para sermos servidos. Jesus deixou isso tão claro, tomando Ele como exemplo para nós. Assim diz a Palavra:
Qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10:43-45.
Pastor Ivon Pereira da Silva
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. João 13:14-17.
Devemos resistir e vencer esse desejo de ser o primeiro a ser servido, de ter algum direito a mais em relação aos demais e, pelo contrário, devemos tentar a todo custo desenvolver o dom de servir, de ficar satisfeito com os últimos lugares, de saber esperar pelos demais.
Pr Sebastião dos Santos, Prof. Izaias Resplandes e Pr Nanao Yamamoto
É claro que não devemos recusar ser honrados, quando as pessoas quiserem honrar-nos. Por exemplo, se o responsável pela organização de um evento determina que se sirvam primeiro aos idosos, mesmo que eles estejam fortes e possam esperar, vamos respeitar a vontade. O evento é dele e, nesse caso, ele dita as regras. O que questionamos não é o ato de ser honrado ou de receber honrarias, mas o de exigir tais privilégios. Se eu, apesar de ser idoso, sou forte e posso esperar, não é certo que eu exija o privilégio só porque a lei diz que o idoso deve ter preferência. Acima da lei dos homens, está a lei de Deus. E a lei de Deus não nos manda buscar privilégios para nós. Ela nos orienta a buscar vantagens para os outros, a trabalhar em favor dos demais e não apenas em benefício próprio. Em relação a nós mesmos, assim diz a Palavra:
Pastores Sebastião dos Santos e Délcio Vesenick
Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 1 Timóteo 6:7-9.
Quem muito quer, pode acabar ficando sem nada. Quem quer muita honra, pode acabar sendo humilhado. Podemos e devemos buscar privilégios para outras pessoas que a gente vê que precisam deles, independente da idade. E se realmente são idosos e precisam, sim, devemos virar um leão na defesa do direito dessas pessoas. Mas nós, pessoalmente, se não necessitamos, contentamos em esperar a nossa vez, mesmo que sejamos idosos. Pode ser que alguém pense o contrário, mas é possível que estes que estão atropelando os verdadeiros necessitados para buscar privilégios para si, sem necessitar de verdade, venham ser deixados de fora no reino, porque não possuem o espírito de Cristo, que é de servir, de dar a vida, de se privar de seus direitos e de sempre atuar em favor de seus amigos. É assim a Palavra de Deus.
Diácono Nelson da Silva Queiroz, Pr. Ivon Pereira e Honório Luiz da Silva Neto
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9.
É de ver que não é porque eu prego a Palavra que eu já tenha uma vaga certa no Céu. Eu não tenho apenas que pregar a Palavra de Deus; eu tenho que vivê-la de verdade. Quantos vivem apenas da aparência cristã, mas não são verdadeiros cristãos! E por isso ficarão de fora do reino dos céus. Assim Jesus disse sobre isso:
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7:20-23.
Que não sejamos apenas teóricos, mas que sejamos, dia a dia, praticantes da Palavra de Deus. E quanto a ser salvo, isso não depende de nós. A salvação é um dom de Deus. Devemos viver para agradar a Deus, fazendo o que Ele determina em sua Palavra. Na verdade, quanto mais pensarmos e fazermos pelos outros, mas estaremos agindo no Espírito de Cristo, o que é agradável a Deus. Esse é o ensino. Que Deus nos abençoe e nos ajude a torná-lo uma realidade em nossas vidas. Amém!

2 comentários:

umnt disse...

Como eu gostaria que este artigo fosse lindo por adolescentes, Jovens e adultos, assim aprenderemos mais um pouco do respeito e educação.
isa2

Noemi Piris Jara. disse...

Muito bem escrito, falando verdades...Super interesante e como ja dissem,se podem compartilhar assim os jovens podem ler!
Muito clara com relação a palabra de Deus!
Deus abênçoe irmãos!