sábado, 21 de abril de 2018

Os recomeços da vida cristã


Os recomeços da vida cristã

Izaias Resplandes de Sousa

No princípio de nossas vidas, nós nascemos. O nosso nascimento foi o resultado da conjugação das forças do Criador com as forças de nossos pais.
Deus potencializou os nossos pais para gerar filhos com as mesmas características deles. Assim diz o Gênesis:
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:27,28.
Adão foi feito do pó da terra. Enquanto pó era sem vida. A vida de Adão foi dada por Deus. É assim a Escritura:
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7.
Da mesma maneira que Deus soprou o fôlego da vida em Adão, Ele também o faz com todos os homens que vêm ao mundo. Ele sopra neles o seu espírito e eles são feitos almas viventes. E tanto é assim, que se Deus retirar dos homens o seu espírito, eles morrem. É assim a Palavra:
Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito e o seu fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. Jó 34:14,15.
E a Palavra ainda diz mais:
E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12:7.
Nossos pais planejaram ou não a nossa vinda ao mundo, mas a nossa vida somente teve início quando recebemos o espírito de Deus em nosso corpo, ainda no ventre materno. E assim foi o começo de nossa existência.
Quanto ao fim de nossa vida terrena, também há duas possibilidades. Nós podemos esperar que a nossa vida se encerre após o cumprimento de nossa missão, ou podemos ir contra esse plano divino e abreviarmos a nossa existência, como fez Judas. Vejamos a Escritura:
E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem. Apocalipse 14:13.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20.
Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. Mateus 27:3-5.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:51,52.
Eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2 Timóteo 4:6-8.
E assim pode ser o fim de nossa existência.
As regras para a nossa vinda ao mundo e também para a nossa partida dele estão claramente definidas; Mas, entre o começo e o fim de nossa existência acontecem muitas coisas, como disse Shakespeare, através de um de seus personagens: “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”.
As tantas coisas que acontecem em nossa existência, entre a nossa vida e morte, poderiam ser consideradas como momentos de vida, com começo e fim. E assim, se visto dessa forma, nós sempre estaríamos passando por recomeços e fins.
A cada instante de nossa existência podemos estar fazendo um recomeço, que pode se caracterizar por um aprimoramento ou uma regressão dos momentos já vividos.
O aprimoramento de nossa vida equivale um novo nascimento. Um renascimento que deveríamos repetir a cada momento e a cada passo de nossa existência. Vejamos uma parte da conversa entre Jesus e Nicodemos no relato do evangelista João, que assim escreve:
Jesus disse a Nicodemos: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:3-7.
É muito importante compreendermos que temos diversas possibilidades de experimentarmos o renascimento.O evangelista João, ao falar da missão de Jesus, o Verbo de Deus, assim escreve:
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:10-13.
A vida pode recomeçar. O apóstolo Paulo, ao falar de sua vida  de pré e pós-conversão, assim relata:
Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Filipenses 3:1-16.
O renascer de cada instante descortina para nós um leque de possibilidades que não podemos desprezar. Há quem se acomode e perde o interesse pelo renascimento, mas irmãos queridos, não devemos fazer isso de forma alguma. Deus nos potencializou de uma forma maravilhosa. Eu diria que, se prosseguirmos de transformação em transformação, de forma positiva, através do aprimoramento de nossa existência, um dia poderemos ser, de fato homens à imagem e semelhança de Deus. Esse é o projeto de vida estabelecido pelo Criador. É assim que o apóstolo Paulo nos ensina:
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1, 2.
As nossas possibilidades na vida são infinitas, mas há quem despreze tudo isso e que simplesmente para, estaciona e não avança. E aqueles que fazem essa opção é como se estivessem antecipando o fim de sua existência.
Nós temos mandados para buscar o crescimento, mas muitos se tornam negligentes em relação a essa questão. Pedro diz: Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pedro 3:18.
O apóstolo escreve a Timóteo dizendo: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15.
O autor de Hebreus lamenta o fato de não poder tratar com os irmãos sobre as questões mais profundas da Palavra. Lamenta a falta de disponibilidade para ouvir e compreender as coisas mais difíceis. Vejamos isso…
Muito temos que dizer, de difícil interpretação [a respeito de Jesus], mas vós vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. Hebreus 5:11-14.
Paulo lamenta não poder falar aos irmãos como crentes espirituais, que houvesse crescido e amadurecido por meio das diversas experiências que tinham passado. Vejamos isso…
E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 1 Coríntios 3:1-3.
Nós temos que crescer através de cada experiência e aperfeiçoar a nossa vida para servir melhor ao nosso Deus. Perfeito serás, como o Senhor teu Deus. Deuteronômio 18:13.
A Palavra de Deus, segundo o apóstolo Paulo, foi deixada para nos preparar e aperfeiçoar às práticas das boas obras, as obras de Deus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16,17.
Essa é a mensagem de hoje. Deus quer que nós crescemos e nos aperfeiçoemos. Ele quer que nós vamos colocando em prática aquilo que já temos aprendido. É assim a Palavra:
Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei; e que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir. Deuteronômio 31:12,13.
As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Filipenses 4:8,9.
Que Deus nos abençoe!


Nenhum comentário: