domingo, 3 de dezembro de 2017

A longa vida

A longa vida

Izaias Resplandes

Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei. Ezequiel 18:32,

A ideia de Deus para a vida não é a mesma ideia que nós temos dela.  Deus é eterno e o seu desejo  sempre foi que nós também pudéssemos viver eternamente.  Quando ele criou Adão e Eva, lá no paraíso, no Jardim do Éden, Ele pensava que eles viveriam lá para sempre, se alimentando com os frutos da Árvore da Vida que também havia sido plantada por Ele naquele local.  Infelizmente não foi o que aconteceu. O homem preferiu seguir os caminhos do pecado e morreu.  No entanto,  mesmo tendo o homem cometido o pecado e, por consequência, se tornado merecedor da morte como castigo, Deus providenciou um meio para que ele pudesse viver eternamente, caso assim o desejasse. Ele criou um plano de salvação para o homem, que fizesse com que esse passasse da morte para a vida.

E o plano de Deus não mudou. Aliás, Deus é imutável e tudo o que diz respeito a Ele, também. Davi registra, por exemplo, a esse propósito da imutabilidade divina, o seguinte: Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu. Salmos 119:89.

Deus nunca deixou de querer que nós vivamos eternamente. O plano de salvação que Ele elaborou e executou é um plano para todas as épocas, passadas, presentes e futuras.

De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26.

Mas como nós só conhecemos a vida terrena, a nossa ideia de vida também é limitada. Moisés, inclusive, fez um registro nesse sentido e que se encontra nos salmos, onde ele diz que os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. Salmos 90:10.

E parece que é assim mesmo. A pessoa mais idosa da minha família nesse momento é Tia Ana Conceição de Sousa. Ela nasceu no dia 02 de dezembro de 1930. Portanto, neste 02 de dezembro de 2017, completou 87 anos de vida. E embora ela se esforce para ser uma pessoa alegre e presente no seio da família, a gente percebe as dificuldades que ela enfrenta com o peso dos anos. Quantas vezes eu a ouvi dizendo que já viveu o bastante. Mas é claro que não concordamos com isso. Para nós, 87 anos é um grão de areia diante da eternidade. E é essa a ideia que deve ficar na nossa mente e em nosso coração.

A vida pode ser eterna, para sempre. Assim disse Jesus.


Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24.

E mais uma vez vamos destacar o plano para a nossa salvação. O apóstolo João destaca os termos principais desse plano. Diz ele:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.

Jesus veio ao mundo para executar o plano de Deus para a nossa salvação, um plano que foi anunciado a Adão e Eva logo depois que eles pecaram, quando o Altíssimo julgou a serpente, que era o Diabo, Satanás. Assim disse o Senhor à serpente:

Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:14,15.

Jesus veio ao mundo e morreu por nós, por nossos pecados. O apóstolo destaca essa grande prova de amor, dizendo:

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8.

E então, meus queridos… Nós devemos valorizar ao máximo essa vida que Deus nos deu, cuidando de nós todos os dias, de nossa saúde, de nossa alimentação, de nosso corpo. É nosso dever valorizar a vida e crer que a eternidade para nós não é mais uma conjectura, mas uma realidade conformada pela fé que temos.

Ainda não sabemos de fato o que seja a eternidade, porque as nossas experiências são de vidas limitadas. Mas, sim. Haveremos de viver para sempre porque a vida é desejável e porque Deus deseja que nós assim o vivamos.


Portanto, meus queridos, tenhamos o máximo de zelo e responsabilidade com a nossa vida, pois ela é o maior presente que o Criador deu à criatura.

E às nossas tias Anas de Sousas, de 87 anos ou mais, eu peço a Deus que lhes dêem alegria, saúde, força e vigor, porque elas são pessoas muito especiais para as nossas famílias. E também peço essas mesmas bênçãos de longevidade para todos nós.

Viva a vida! Deus nos abençoe!

Um comentário:

umnt disse...

Viva a vida, e devemos viver esta vida em Cristo Jesus. Nele temos tudo para sermos feliz e viver bem! isa2