sexta-feira, 9 de março de 2012

BOLETIM MÉDICO.


A Elaine fez no dia de ontem um processo de cateterismo na bexiga e rim chamado DUPLO J.
 Estive no hospital hoje as 18:00  para visitá-la na sala de recuperação. Ela passa bem e continua tomando medicação. Pelo que os médicos disseram, até terça feira ela deverá estar internada para saber quando e como será retirada a outra pedra que se encontra no rim esquerdo, se será feita por corte ou por laser.  
















COMO FUNCIONA ISSO?

cateter duplo j
O cateter apresenta as duas extremidades em forma parecida com a letra J, daí o seu nome. O Duplo J apresenta furos em seu trajeto que permitem o escoamento da urina.
cálculo renal cateter duplo j
Uma ponta fica dentro do rim e a outra dentro da bexiga. Portanto, mesmo que haja obstrução em algum ponto do ureter, independente da causa, o duplo J garante a permeabilidade da via urinária. Este cateter pode permanecer por várias semanas até que o urologista ache seguro retirá-lo.
cateter duplo j no sistema urinário
Após a colocação do duplo J pode haver dor lombar e abdominal, ardor ao urinar e sangramentos na urina durante alguns dias. Se houver febre, dor excruciante ou sangramento exuberante com coágulos, deve-se contatar o urologista para uma reavaliação.
A retirada do cateter é um procedimento simples e feito por via endoscópica com um cistoscópio. Entra-se pela uretra com esse endoscópio e puxa-se o cateter para fora. Se não houver complicações como aderências ou deslocamentos do duplo J, a retirada é um procedimento rápido, e algumas vezes até indolor.
Em geral, o tratamento adotado pela maioria dos médicos é conservador, com a administração de antiinflamatórios e grande ingestão de líquidos para tentar "empurrar" a pedra para fora.
Segundo muitos destes urologistas (e alguns nefrologistas), cálculos menores que 5mm (0,5cm) saem espontaneamente e somente cálculos a partir deste tamanho devem ser tratados, normalmente com o uso da litotripsia (LECO).

Na opinião unânime de todos os especialistas que colaboram neste site, isto é um absurdo, pois sabendo-se as dores e os riscos de lesões que uma pedra a partir de 2mm pode provocar em uma pessoa, deve-se sim buscar tratamento para todas as pedras existentes e diagnosticadas.
Apenas o aumento da ingestão de líquidos não garante uma solução para o problema e ainda pode gerar traumas e sequelas ao sistema urinário.

Como se formam os cálculos renais?

Imaginem um copo d'água cheio. A água é clara e transparente. Se jogarmos um pouco de sal, este se diluirá, ficará em suspensão e tornará a água um pouco turva. Se continuarmos a jogar sal no copo, a água ficará cada vez menos clara, até o ponto em que o sal começará a precipitar no fundo do copo. Isso acontece quando a quantidade de solvente (água) não é suficiente para dissolver todo o soluto (sal).
CÁLCULO RENAL - PEDRA NOS RINS
Cálculo renal
Este é o princípio da formação dos cálculos. Quando a quantidade de água na urina não é suficiente para dissolver todos os sais presentes, estes retornam a sua forma sólida e precipitam nas vias urinárias.

Portanto, a formação de cálculos ocorre por falta de solvente (água) , por excesso de soluto (sais), ou mesmo por ambos.

A maioria dos casos tem como origem a pouca ingestão de líquidos. Pessoas com passado de cálculos ou com história familiar forte, devem urinar pelo menos 2L por dia. Como ninguém vai ficar coletando urina para medir o volume, uma dica é acompanhar a cor da urina. Ela tem que ter odor fraco, ser amarelo bem claro, quase transparente. (leia: URINA COM CHEIRO FORTE E MAL CHEIROSA)

Leia o texto original no site MD.Saúde: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal http://www.mdsaude.com/2009/01/calculo-renal-pedra-nos-rins.html#ixzz1ofHpZguZ



Um comentário:

Rosangela Lins Almeida disse...

Que o Senhor siga guiando os médicos e afofando o leito da Elaine.
Zigo obrigada pelas informações claras e precisas. Quando temos ciencia da real situação ficamos mais tranquilos.Parabéns pelas informações. Seguiremos orando.
Que o Senhor fortaleça e sustente voce e as crianças.Um grande abraço na nossa amada companheira. Rô