quarta-feira, 4 de março de 2009

NEOTESTAMENTÁRIOS DECIDEM NOVO RETIRO PARA OS JOVENS

Haverá NOVO RETIRO EM POXORÉU AGORA EM ABRIL, durante a Semana Santa. Começa dia 10 e termina dia 12 de abril. Podem participar todos os jovens acima de 14 anos que estiverem em comunhão ou se reunindo com a Igreja e que se submetam à disciplina do Acampamento Rio dos Crentes. A Coordenação está a cargo do Pr. Roque Pereira do Nascimento, da Neo de Barão de Melgaço, MT. Taxa de participação: R$ 35,00.
Jovens durante o Retiro de Poxoréu, 2009

POR QUE UM NOVO RETIRO?
A decisão surgiu em 2008. Durante o XXXIV Encontro de Cooperadores, em Poxoréu, MT, o Pr. Nanao Yamamoto, da Neo de Campo Grande, MS, expôs o pensamento a respeito da necessidade de também se utilizar o Acampamento de Poxoréu, MT, para a realização de um Retiro para os jovens durante a chamada “Semana Santa”. Em seu entendimento, o evento não entraria em conflito com o Retiro de Jovens realizado em Campo Grande nessa mesma época, porque a maioria dos jovens de Mato Grosso não tem ido ao Retiro de Campo Grande. Além disso, não haverá nenhum obstáculo para o caso de alguns irmãos desejarem ir ao Retiro do Sul, nem tampouco os de lá virem para o Norte.

Momento de oração no Retiro de Poxoréu, 2009.

Destacou também a importância de se realizar ainda, no mesmo período, um Retiro de Oração, envolvendo todo o grupo de jovens. O Retiro de Oração seria uma grande oportunidade para que todos possam experimentar uma comunhão maior com Deus.

Momento de louvor na classe dos jovens durante o Retiro de Poxoréu, 2009.

O irmão Lucas Torrezan, companheiro de Nanao naquele encontro, falou das experiências de Campo Grande, dizendo que durante o Retiro de Jovens eles realizam gincanas, jogos bíblicos e similares, além dos estudos bíblicos. O irmão Roque, da Neo de Barão de Melgaço, MT, destacou a importância de que o Acampamento de Poxoréu seja mais bem utilizado, principalmente pelo alto investimento que se faz para mantê-lo. É evidente que há um preço a pagar, mas esse preço não é uma despesa extra, e sim um investimento na formação dos nossos jovens. Testemunhou que ele próprio é resultado do trabalho da igreja de Cuiabá com os jovens e, portanto, sabe que vale a pena esse investimento.

Flagrante de uma reunião coletiva em Poxoréu, 2009

O irmão Izaias Resplandes, da Neo de Poxoréu, MT, ressaltou a necessidade de que as atividades de integração dos nossos jovens sejam feitas em períodos mais curtos, para se evitar a dispersão. Quanto mais larga for a distância entre uma e outra atividade, maior também será a dispersão. Se quisermos que os nossos jovens se envolvam com outros neotestamentários para efeito de um futuro relacionamento conjugal e também para um envolvimento com a obra, então precisamos proporcionar situações que tornem isso possível. Os retiros de jovens são bons caminhos para se alcançar tais objetivos.

Alguns jovens cantam louvores ao Senhor no intervalo das reuniões.

O irmão Roberto, da Neo do Santa Laura, Cuiabá, MT, contou uma experiência realizada em sua comunidade, quando fizeram um encontro de jovens em uma chácara, com um tratamento diferenciado, dizendo que isso foi de grande proveito. Disse que os jovens gostaram tanto que já estão organizando outro encontro.

Louvor em Poxoréu, 2009.

O missionário Paulo Moraes, da UMNT, atuando em Jaciara, MT, destacou que os Retiros de Jovens serão importantes para fortalecer esse segmento de nossa irmandade. Durante os Retiros de Família, o tempo de relacionamento entre irmãos é muito pequeno. Nos retiros específicos isso é mais oportuno. Relatou experiências que teve no passado, quando viu os bons resultados do relacionamento com os jovens. Enfatizou que Deus nos têm chamado para que ocupemos o nosso tempo com os demais.

A Família Resplandes, no Retiro de Poxoréu, 2009 com os missionários Isaías e Rosângela.

O irmão Nanao falou de sua experiência dizendo que o mundo de hoje é totalmente diferente do mundo em que viveu o irmão “Antônio Júlio”, da Neo de Cuiabá, MT. A moral dos antigos é bem diferente da moral atual. De forma que não adianta querer fazer a imposição nos dias atuais. O que se precisa é ensinar o correto e estar junto com os aprendizes. É de lembrar que haverá frutos, mas também um preço a pagar. Todavia, vale a pena o investimento nos jovens, com toda a certeza. Destacou ainda que a igreja tem a necessidade de buscar a verdadeira conversão dos “filhos de crentes”, os quais às vezes cresceram em lares crentes, mas que ainda não experimentaram a conversão. Os Retiros de Jovens são boas oportunidades para que isso ocorra.

Retiro de Poxoréu, 2009. Foi maravilhoso! 400 pessoas estiveram presentes.

A irmã Elaine, da Neo de Rondonópolis, MT, falou da experiência no trabalho com os jovens e adolescentes naquela comunidade, dizendo que deve haver uma diferença na forma de se trabalhar com uns e com outros. A linguagem utilizada deve ser diferenciada e a dinâmica também, para que eles possam realmente compreender o ensino e tirar o máximo de proveito deles.



A animação e a alegria dos jovens acontece durante a viagem para Poxoréu. Valeu!!

AGORA, MOÇADA... É Com vocês. O novo Retiro vai acontecer. Vai ser bacana. Vai ser maravilhoso. Vai ser de bênção para todos aqueles que vierem. Aproveitem esse espaço que Deus nos deu aqui em Poxoréu. Nós vamos estar trabalhando e preparando o local para recebê-los. Fale com a liderança da Igreja. Fale com os demais jovens, peça ajuda, peça apoio, ORE A DEUS peça que Ele abençoe a sua vinda. E tudo vai dar certo. Louvado seja o Nosso Deus!

Um comentário:

Rosangela Lins Almeida disse...

Com certeza vamos apoiar e incentivar os nossos jovens a participarem do retiro que será só deles.
Abraços