sábado, 24 de novembro de 2007

Considerações sobre a missão


III – CONSIDERAÇÕES SOBRE A MISSÃO.

Feitas pelo Missionário Isaías Almeida. Inicialmente ele distribuiu um livreto contendo “Orientações para o dirigente e o pregador”, de autoria do missionário Oliver W. Chandler. Em seguida falou sobre a importância de que o tema seja estudado com esses irmãos. Atendendo a solicitação de irmãos, foi proposto e aceito por todos, a realização de um Encontro de Presbíteros e Diáconos em Campo Grande, MS, na Estância Aconchego, nos dias 1 e 2 de maio de 2008. É importante que os presbíteros e diáconos participem do evento. Quanto maior for o número de participantes, melhor. Em seguida o missionário Isaías falou de seu projeto de ir ao Amazonas em 2008 e deixou um convite para os irmãos que desejarem acompanhá-lo. A missionária Rosângela Almeida pediu orações em favor de um casal de irmãos do Amazonas que desejam vir conhecer as igrejas do sul – Válber Farias Abecassis e Josiane Eleutério Coelho. Eles foram muito úteis aos irmãos Isaías e Rosângela, quando organizaram a sua última viagem missionária ao Amazonas.
Em seguida tratou-se da criação e da regulamentação de um Fundo Financeiro para a Saúde dos Missionários da UMNT. Sugeriram-se alguns critérios para que as igrejas cooperem com o fundo, caso desejem. Os irmãos presentes foram questionados se desejavam realmente contribuir com o fundo. Todos manifestaram o desejo de contribuir, optando a maioria por um percentual de 5% (cinco por cento) sobre as receitas da igreja local, o qual será creditado para a UMNT juntamente com a contribuição já realizada para a manutenção da obra missionária.
Aproveitando a oportunidade, Isaías destacou a importância de que os tesoureiros façam relatórios para a Igreja sobre a situação financeira da mesma. Alguns irmãos compartilharam suas experiências. Rondonópolis faz relatórios bimestrais; Poxoréu faz relatório mensal. Outras igrejas têm procedimentos semelhantes. Isaías também orientou no sentido de que não se deixe dinheiro nos cofres dos locais, para que se evitem possíveis aborrecimentos. Foi dito também para que os irmãos não fiquem muito tempo com o dinheiro destinando à contribuição. Que façam as contribuições no domingo para que seja logo recolhido pelos tesoureiros e que quota-parte da missão seja logo encaminhada para a UMNT. Disse que muitas vezes a UMNT faz antecipação da quota-parte trimestral aos missionários. Nesse sentido, é importante que os repasses das igrejas sejam em intervalos mais regulares.
A título de conhecimento e procurando dar maior transparência às atividades da missão, Isaías Almeida informou aos presentes que os missionários firmaram termos de comodato com a UMNT em relação aos imóveis que estão utilizando, a fim de assegurar que no futuro não se tenham experiências desagradáveis a respeito dessa questão.
A respeito do Acampamento de Poxoréu, ficou decidido que será convidado o casal de missionários José Maria e Liliane Iturriaga para cooperarem com estudos durante o Retiro de Famílias de 2008. Também se decidiu que as reuniões durante os próximos retiros serão de 1h e 20 min, distribuídas entre 20 minutos para cânticos e uma hora para estudos. Decidiu-se também que haverá apenas três reuniões, sendo uma pela manhã, outra à tarde e outra à noite. No domingo haverá também a Ceia do Senhor na parte da manhã e, havendo batismos, estes também serão feitos pela manhã. Haverá horários especiais para oficinas específicas.

Finalizando esse tópico, a missionária Rosângela Almeida destacou a importância de que os professores de crianças levem material de apoio para realizar o seu trabalho, haja vista que não é fácil de se obter a concentração das crianças durante uma hora, apenas usando a palavra.

Nenhum comentário: