sábado, 7 de abril de 2012

Missionário Isaías convoca NeoJovens Voluntários para "Quebrar o Côco" do Bom Serviço

A noite de ontem foi maravilhosa. O missionário Isaías da Silva Almeida (com a esposa, na foto ao lado), desenvolveu o tema: "Chamados para Servir", enfocando a vida de Moisés, Jesus e José.
Dando início à sua preleção, o irmão tomou de um Côco de Castanha do Brasil (antiga castanha do Pará) e convocou dois voluntários para a tarefa de "quebrar o coco". Sami e Jailson aceitaram o desafio. Pegaram a pelota da empreitada, sairam para o pátio e, em segundos ecoou pelo salão um BLAFT. Logo depois eles queriam entregar as castanhas ao preletor. Mas ele recusou receber e mandou que servissem as moças e também os homens que quisessem. E eles começaram a servir. Todavia foram chamados na regulagem para que observasse o estado das castanhas. Elas estavam com casca e tudo. Não seria possível degustá-las naquele estado. Então eles tiveram que se virar para descascar todas aquelas castanhas. E aí, sim, depois de um tempo razoável eis que entraram no salão com um prato repleto de castanhas deliciosas, que foram bem servidas para todos os presentes. Estavam um delícia. Que bela dinâmica, irmão missionário. Que venham outras dessa natureza.
Antes de iniciar a reflexão temática, irmão Isaías treinou com os NeoJovens a memorização de Isaías 6:8. Definiu o verbo servir. E aí abordou o chamado das personagens já destacadas. Foram lidos vários textos, dentre os quais: Ex 3:6-12; 13:6; 6:12; e At 7:22, destacando os dramas que enfrentam todos aqueles que são chamados, tais como Resistência dos destinatários, Incapacidade do mensageiro, impotência diante das dificuldades. Acentuou a mensagem de Deus para o mensageiro, dizendo que antes de tudo, este deve se apresentar a também Àquele que o enviou, procurando as lideranças locais, mostrando seu projeto, seus desejos e suas idéias. Foi lido Ex 3:16-19.
Segundo irmão Isaías Almeida, "servir ao Senhor" é uma obra que necessita de muita consagração. O inimigo se opõe acidamente, oferencendo alternativas para desviar o foco do trabalho. No caso dos hebreus, o Faraó disse-lhes que eles não precisariam sair do Egito para oferecerem sacrifícios ao seu Deus; eles podiam fazer isso ali mesmo, no Egito onde estavam. Cf. Ex 4:22-25; 5:1-9, 17-21.
Em relação a Jesus, Ameida observou os comentários do Mestre sobre o servo inútil, a partir de Jo 13:14-16, 1 Pe 2:21, Lc 22:24-27 e Lc 17:7-10. Destacou a benção de ser fiel com Hb 6:10, que seria o contra-exemplo do servo inútil, ou seja, é o que acontece com o servo útil. Cantamos o hino 371: Vamos nós trabalhar, somos servos de Deus...
Por último falou de José na casa de Potifar, onde foi assediado pela mulher desse importante homem da corte do faraó egípcio. Almeida destacou que o papel do servo é trabalhar e trabalhar, dando o melhor de si, sendo fiel ao seu patrão. Foram lidos Gn 3728-36 e 39:5, 2, 6, 9.
Encerrando a noite de estudos, foram lidos os seguintes textos: At 16:1-5; Cl 3:22-25; Ef 6:5-9; Tt 2:9 e 1 Pe 2:18.
Que os jovens sigam esses bons exemplos de servos fiéis.


Nenhum comentário: