segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Zigomar começou sua vida espiritual em Rio dos Crentes


DEUS ODEIA A SOBERBA, MAS APRECIA A HUMILDADE

O missionário Zigomar concluiu o seu estudo sobre lideranças a partir da história do rei Saul.
 A história de Saul é didática, ensinando-nos que Deus não tolera, em absoluto, a soberba e a prepotência, desejando que sigamos o exemplo de Jesus, que sejamos “mansos e humildes de coração”. É de observar que todos os homens, de uma forma ou de outra, tem suas dozes de arrogância e prepotência. Diante, disso, se desejamos ser homens “segundo o coração de Deus”, ao invés de imitarmos o mau exemplo de Saul, devemos envidar esforços, de forma ilimitada para que possamos vencer as nossas inclinações mundanas e carnais, para que, no tempo de sermos avaliados, não venhamos ser aprovados.


De uma forma ou de outra, quase todos nós queremos ser reis, na forma humana da palavra, com poder de fazer o que desejar e sem ter que dar satisfação a ninguém, mas esse não é o plano de Deus para o seu povo. A história de Saul mostra esse tipo humano condenado pelo Senhor.
Amaleque carregava sobre si uma condenação que lhe fora feita pelo Senhor, de que seria destruído por conta de sua covardia, posto que atacara o povo de Deus pela retaguarda, quando este saía do Egito rumo à terra de Canaã (Dt 25:17-19).
Através de Samuel, Deus ordenou a Saul que marchasse contra Amaleque e o destruísse. Tudo. Não era para sobrar nada vivo (1 Sm 15:2-3). E assim saiu Saul e seus homens para cumprir a ordem. Mas, tendo obtido a vitória, não apenas foi condescendente com Amaleque, mas também permitiu que o povo saqueasse os despojos. Com isso desobedeceu a Deus, em que pese dizer que haviam trazido o despojo para oferecer sacrifícios ao Senhor. Todavia, irmãos, a Bíblia nos ensina que o prazer de Deus não está nos sacrifícios, mas na obediência à sua palavra (1 Sm 15:22). Não importam se temos aparentes bons propósitos. O que nos compete é obedecer a Deus, ainda que tenhamos de ficar mal diante dos homens. É justamente nesse ponto que se pode distinguir quem são os verdadeiros servos do Senhor.
A Bíblia não é rara em exemplos a respeito da necessidade de obediência e submissão ao que o Senhor manda. E mostra também como nosso Deus se irrita com a desobediência. Quantos não foram os que morreram no deserto por conta da falta de confiança em Deus. Naquele tempo os hebreus preferiram confiar em um bezerro de ouro feito por mãos humanas em substituição ao Senhor. Noutras oportunidades preferiram a comida dos egípcios ao invés do maná de Deus. E a reação de Deus foi terrível. A morte os atingiu quando se entupiam da cobiçada carne. E quanto a Saul, não satisfeito com tudo o que fizera, chegou ao ponto de consultar uma necromante, ao invés de se arrepender de seus erros, se humilhar de voltar à pratica das primeiras obras, como a Palavra nos recomenda.
Essa é lição: obedecer a qualquer preço e quanto ao resto, não tem qualquer valor. Em síntese dialética essa foi a leitura que tivemos da última parte do estudo bíblico trazido pelo Missionário Zigomar de Oliveira Silva como sua contribuição para esse Retiro dos Trinta. O culto foi dirigido pelo irmão Solivan, da Neo de Rondonópolis, com destacada dependência de Deus.

Nenhum comentário: