segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Lembranças de 1983 em Rio dos Crentes

Quantas pessoas! Quantas alegrias! Quantas lembranças! Quantas! Quantas! Irmão Ademar é uma delas.
O irmão Ademar Soares de Lima, hoje nosso missionário UMNT, trabalhando no campo de Tangará da Serra é mais um dos irmãos que sempre esteve presente em Rio dos Crentes durante os últimos TRINTA anos. Os seus ensinos reproduzem a sua forma de ver, de crer e de viver a vida espiritual. É um exemplo para todos nós, neotestamentários, que temos a satisfação de receber os seus estudos em Rio dos Crentes.
 A visão é estremamente romântica. O barracão de palha (a cozinha do Retiro) bem próximo ao Rio. As moças com a água nas canelas. Os talheres, pratos e panelas... Era tudo lavado diretamente no rio. Ainda não tínhamos água canalizada ali. A luz era a dos lampiões a gás.
 As senhoras e senhoritas lavavam a louça e as panelas. Os homens ainda eram bem conservadores e cuidavam das tarefas mais pesadas, como buscar lenha, providenciar camas e bancos para todos, fazer o churrasco, jogar futebol e coisas do gênero.
 Aqui temos o grupo de Poxoréu: irmã Evaneide, dona Maria Resplandes, seu Erasmo Mendes de Moraes, Regina Resplandes, ?, Cida Rodrigues e ?, na fila de trás. Na frente, Antônio Joaquim, Leondinhas, Izaias Resplandes, Zigomar, Enivaldo e seu Leônidas Moraes.
 As meninas que caminham para a pinguela são as filhas de Regina e Zulmira Resplandes: Niraci, Rosemeire, Maria José (Jéssica) e Roseli. Elas moram em Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste, MT.
 O irmão Manoel Francisco Paulo lendo sua Bíblia sentado em sua rede, atada sob as árvores frondosas de Rio dos Crentes.
 O irmão Leônidas Moraes, irmão de seu Erasmo, com sua filinha Deusa. Irmão Leônidas faleceu antes de irmão Erasmo. Parte de sua família vive em Torixoréu, MT.
 Izaias Resplandes com seus filhos Fernando, Mariza e Ricardo Resplandes acompanhando seu irmão Wanderley Freitas de Sousa com seu filho Willian ao Rio dos Crentes. Juntamente, as filhas de irmão Antônio Resplandes: Vanessa, Sarah e Samanta.
 Irmãs se deliciando na refrescância do Rio Areia. Uma delícia!
 Acima, o irmão Antônio Joaquim de Carvalho Sobrinho, filho de irmã Dionízia Resplande e José Sabino. Abaixo, Waldomiro Resplandes de Sousa, filho de Maria Resplandes de Sousa. Toninho e Waldomiro trabalham na construção de um banheiro de palhas de babaçu em Rio dos Crentes.s
 O banheiro (a privada) ficava no meio do mato, longe dos barracões, onde hoje está a zona de camping.
 A região entre o barracão de estudos e o rio era cheia de monturos de pedras de garimpo.
 Acima a jovem Maria Resplande de Carvalho, filha de irmã Dionízia.
 Sentado em frente ao barracão de estudos, o garoto Divino Moraes, filho de Leônidas, sobrinho de irmão Erasmo Moraes.
 Acima, o registro histórico da presença de irmã Jorcelina de Sousa Carrijo, a "Vozinha" como era chamada pelos irmãos, mãe de Maria Resplandes de Sousa, avó de Izaias Resplandes de Sousa. Ela já está com o Senhor.
Acima, mais uma foto do barracão de estudos, o primeiro. Ficava no mesmo local do atual.

Um comentário:

Fernando Resplandes disse...

na primeira foto, a mulher da direita segurando a biblia na mao parece a tia Zulmira, mae do Altamiro. bacana as fotos antigas