domingo, 18 de março de 2018

A pequenez humana




A pequenez humana

Izaias Resplandes

Senhor, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes? Salmos 144:3.
Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Salmos 8:4.

Cada um de nós costuma sempre pensar que é “o cara”. Inclusive, certa frase, nesse sentido, já está virando um ditado popular. Ela pode ser adaptada a diversas situações. Em relação aos advogados, afirma o seguinte:

SABE QUAL O PROBLEMA COM OS ADVOGADOS? ALGUNS PENSAM QUE SÃO DEUSES, ENQUANTO OS OUTROS... TÊM CERTEZA!

A arrogância de se achar que é melhor do que todos os demais está muito mais para ser a regra, do que para ser uma exceção. Essa é uma herança satânica que vem passando de geração a geração. Foi a responsável, tanto pela queda de Lúcifer, quanto pela queda de nossos primeiros pais.

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Isaías 14:13,14.

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:2-6.

Em todo lugar onde vamos, não é preciso esperar muito tempo para vermos manifestações de fanfarronice e falta de humildade. Em uma de suas parábolas, Jesus disse o seguinte:

Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. Lucas 18:10-12.

Quanta arrogância há entre nós. E normalmente, essa desvirtuação tem o objetivo de mascarar uma realidade. A verdade é que aquele que sabe, não precisa dizer que sabe, porque as suas palavras transmitirão não apenas o conhecimento, mas também a autoridade de quem sabe.

E aconteceu que, concluindo Jesus o discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas. Mateus 7:28,29.

É muito interessante o diálogo entre Pilatos e Jesus. É didático e nos ensina muito a respeito dessa dicotomia entre a arrogância e a humildade. Diziam eles:

[E Pilatos] entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem. João 19:8-11.

A Palavra de Deus mostra que não será bom o destino do arrogante. Lúcifer caiu do céu e se tornou Satanás. Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden e perderam a imortalidade. O fariseu arrogante em sua oração não foi justificado.  E quanto a Pilatos, a tradição apócrifa diz que ele se suicidou depois da morte do Imperador Tibério Césarsendo que o seu gesto de “lavar as mãos” e condenar a Jesus não teria sido suficiente para limpar a sua consciência em face de sua própria constatação de que “não via crime nenhum em Jesus”.

Por outro lado, a falsa humildade também é uma forma de exteriorizar a nossa arrogância. Jesus disse:
E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Mateus 20:27.

Por conta disso, já vi muita gente dizendo que é o menor de todos os irmãos. Alguns até acrescentam essa predicado em seu nome. Isso não passa de uma demonstração de soberba. Quem é o menor, deve se comportar e agir como o menor e não dizer que é o menor para reclamar o seu direito de estar sobre os demais, porque “é o menor”.

Certa vez uma mãe se aproximou de Jesus para pedir privilégios em favor de seus filhos. Assim diz o texto:

Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado. E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;Mateus 20:20-27.

A Bíblia é a Palavra de Deus. Mas essa palavra somente tem valor para nós, se nós, de fato, formos capazes de transformar ela em prática quotidiana. Texto por texto, a Bíblia não passa de um livro de teorias. Mas quando nós colocamos esse texto em prática, começando pela nossa própria vida, então esse texto também adquire  vida e se torna na orientação mais preciosa para cada um de nós que tem essa experiência.

Certa vez Jesus fez um discurso para a multidão que afluía para ouvi-lo. E logo após, João registra o seguinte diálogo entre Jesus e seus doze discípulos:

Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos? Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida. Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6:60-68.

A Palavra de Deus de fato é palavra de vida, mas apenas para aqueles que conseguem absorvê-la e para usar em suas ações diárias.

Nós não temos que exaltar as nossas qualidades par ninguém. Cada um tem a sua dignidade pessoal, que não será nem mais e nem menos, só porque a gente desejaria que fosse. Dia a dia, nós devemos lutar para construir a nossa dignidade de servo de Deus.

Servos, sim! Não fomos chamados para sermos senhores, mas para sermos servos. Se ao final da existência, nosso Senhor entender de nos agraciar com algum prêmio, isso não será por conta de nossos méritos, mas apenas pela graça e misericórdia de Deus.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pedro 3:18.

Devemos nos esforçar para aperfeiçoarmos as nossas vidas de conformidade com os ensinamentos da Palavra de Deus, buscando crescer na graça de servir, na graça de ser servo e tentar amortecer esse ranço satânico de querermos ser senhor, criador e Deus, quando não passamos de simples servos, meras criaturas e insignificantes homens.

E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um vermezinho! Jó 25:6.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16.

Deus nos abençoe!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto. Sábias palavras de encorajamento. Deus abençoe.