segunda-feira, 1 de junho de 2015

Homenagem aos missionários Isaias e Rosângela Almeida

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UM CASAL MISSIONÁRIO!
Lourdes e Izaias Resplandes, ISAIAS e ROSÂNGELA ALMEIDA e, Marnalva e Paulo Moraes
na homenagem prestada aos Almeidas pelos seus 30 anos de vida como missionários

Em homenagem aos missionários Isaias da Silva Almeida e Rosângela Lins de Almeida

Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Isaías 52:7.
O escritor Carlos Drumond de Andrade escreveu um pequeno poema intitulado “No meio do Caminho”, contendo dez versos, dizendo em sete deles que, “no meio do caminho, tinha uma pedra” e diz que nunca se esqueceria desse acontecimento.
Parafraseando esse poeta brasileiro, mineiro de Itabira, eu quero lembrar que milhares de milhares de almas podem agradecer a Deus por ter colocado um missionário em seu caminho, o qual, direta ou indiretamente tornou-lhes conhecidas as “palavras da vida” que Jesus colocou em suas bocas,
com a ordem e que publicassem-nas por todo o mundo. Eu sou uma dessas almas e, em nome de todas, eu digo que também não esqueceremos desses abnegados servos de Deus.
Eu não sou tão velho no meio neotestamentário. Encontrei esse povo em 1976, no município de Rondonópolis, 39 anos atrás. Minha família havia sido alcançada pelo evangelho através do trabalho do Presbítero Manoel Francisco Paulo, um fruto do trabalho pioneiro de Roberto Watson, missionário da UMNT – União Missionária Neotestamentária naquela cidade.
Eu não conheci o pioneiro, mas conheci Manoel Paulo, com quem trabalhei, andei e aprendi os fundamentos da fé cristã. Durante os primeiros anos de minha jornada, Irmão Manoel foi o nosso missionário. Era ele que nos visitava e nos consolava em nossas tristezas; era ele que celebrava as uniões dos novos casais, que batizava e que nos trazia o bom ensino da Palavra de Deus.
E foi através dele que eu conheci Isaias e Rosângela, em 1982. Naquela época, eu e meu irmão Argemiro Resplandes trabalhamos para o Estado de Mato Grosso. E, para que pudéssemos continuar trabalhando, teríamos que fazer uma prova de conhecimentos lá em Cuiabá. Nunca tínhamos ido até lá, mas sabíamos que tínhamos uma pequena igreja naquela Capital. Falamos com irmão Manoel e ele nos mandou procurar o irmão Isaias Almeida. A Igreja ficava no bairro Bosque da Saúde, naquele tempo conhecido como Barro Duro.
Em Cuiabá, fomos para o bairro Barro Duro procurar essa Igreja Neotestamentária. Andamos de igreja em igreja perguntando e, graças a Deus chegamos ao local, onde morava o irmão Antônio Júlio Pinto, um dos atuais pastores daquela igreja. Ele não estava. Foi sua esposa, a irmã Noêmia que nos recebeu. Nós nos apresentamos para ela. Explicamos-lhe que nós estávamos procurando o irmão Isaias Almeida. Então ela nos disse que ele morava no bairro CPA e pediu que um de seus filhos nos levasse até lá.
Ali chegando, fomos recebidos pela irmã Rosângela. Ela foi muito gentil conosco e nos acomodou. Isaías estava para o trabalho e só chegou mais tarde. Quando chegou, conversamos bastante, lanchamos chá com torradas e fomos dormir, pois no outro dia teríamos que fazer a prova. Isaias, que trabalhava no INDEA/MT como Coordenador de Recursos Humanos, também iria fazer a prova.
No dia seguinte, ele nos acordou bem cedo, de uma forma alegre e pitoresca. Revisamos conteúdos, tomamos café e ele nos deixou na escola em que tínhamos que fazer a prova. De lá, voltamos para Poxoréu, satisfeitos com a recepção dos Almeidas.
E foi assim que Isaías e Rosângela Almeida entraram na minha vida, sendo servos bons e fiéis, prestando seu apoio aos necessitados. Nós não os conhecíamos. Eles nos trataram como se já fôssemos velhos conhecidos de muitos anos.
No final daquele mesmo ano, Isaías e um grupo de irmãos da Neo de Cuiabá estiveram em Poxoréu para nos visitar. Naquele tempo nós morávamos em uma chácara e tomávamos banho no rio Areia. Quando eles foram tomar banho conosco, se encantaram com o lugar, entendendo que ali seria ótimo para fazer um Retiro, como já acontecia em Corumbá, MS. Detalhes foram acertados, de tal sorte que, em fevereiro de 1983 foi realizado o I Retiro Neotestamentário de Famílias em Poxoréu, MT. O evento contou com a participação de irmãos vindos de Mato Grosso, Goiás e São Paulo. A Coordenação ficou a cargo de irmão Isaias da Silva Almeida e eu, Izaias Resplandes de Sousa fui o Secretário.
Os acampamentos organizados e realizados pelas igrejas neotestamentárias, com certeza representam uma das mais importantes atividades apoiadas pela UMNT – União Missionária Neotestamentária. Já o Acampamento de Poxoréu é uma obra da qual não há como falar sem destacar a relevância do trabalho de Isaias da Silva Almeida e sua esposa. Eles vestiram a camisa daquele empreendimento, dedicando-se ano, após ano na organização e preparação do evento, bem como em ministrar estudos para os acampantes. Através da mediação de Almeida, por ali passaram a maioria dos missionários da UMNT, cooperando com preciosos ensinamentos para nós.
É de destacar que Isaias da Silva Almeida teve uma participação muito importante durante os últimos 33 anos da história neotestamentária em Poxoréu. No entanto, o ano de 1985 traz um registro especial, dado que, no seu dia 01 de junho, durante a inauguração do local da Rua Osvaldo Cândido Pereira, nº 70, bairro Lagoa I, também foi feita a imposição de mãos sobre esse irmão, o qual, desde então, passou a integrar o rol de missionários da União Missionária Neotestamentária, entidade à qual preside nos dias atuais.
E essa é apenas uma das narrativas que enriquecem a História da Igreja e da União Missionária Neotestamentária no Brasil. Em cada uma que lembramos, renovam-se as emoções pelos benefícios que recebemos e afloram-se novos sentimentos de gratidão, pelo empenho e dedicação de nossos missionários, em prol do povo brasileiro. Sim, do povo do Brasil, mas em particular, em benefício de cada um de nós.
Ao missionário Isaías da Silva Almeida e à sua esposa Rosângela Lins de Almeida, que neste dia 01 de junho de 2015 completam 30 anos de vida missionária, deixamos nossos agradecimentos, nosso afeto, nosso carinho e nosso muito obrigado pela doação de suas vidas a nós. Que Deus, nosso Pai, que está nos céus, possa retribuir a vocês o que vocês fizeram por nós aqui presentes e por muitos mais que não estão aqui hoje, alguns dos quais já estão com o Senhor.
Deus vos guarde bem seu poder!

Prof. Izaias Resplandes de Sousa

Igreja de Poxoréu - MT

5 comentários:

umnt disse...

Obrigado, Izaías e Lurges Resplandes, Paulo César e Nalva Moraes, pela vinda a Campo Grande, para nos prestigiar neste lindo evento na Igreja Planalto de Campo Grande,MS
Agradeço também a sua narração a nosso respeito e com respeito na página do blog.
Que o Senhor Seja glorificado e que eu com a Rô possamos dedicar mais anos da nossa vida a favor de Sua Obra.
isa2

Zigomar disse...

Parabéns irmãos Isaias e Rosangela Almeida! Vocês merecem o que nós não somos capazes de oferecer-lhes; mas, confiamos em Deus que até aqui os guardou, conduzindo vossos passos, que Ele, na Sua generosidade os abençoe com as bênçãos celestiais!

Ivon Pereira da Silva disse...

Não tenho facilidade em escrever, e não sei por onde começar minha gratidão e da minha família ao casal de missionários que completa 30 anos de serviço a UMNT. Falar do primeiro contato com Isaías foi de medo, depois, respeito e mais tarde de admiração e reconhecimento por tudo que me ensinou e continua me ensinando. Um dia ele me deu um tapa um tapa mesmo, quando foi pagar um peixe ao falecido irmão Aristeu este ainda não convertido, e o preço do peixe era inferior a nota dado por ele e ofertou ao falecido o troco como se fora algo sem importância, fiquei remoendo isso por muito tempo, até o dia que o Aristeu na inauguração da igreja de Barão de Melgaço estava dando testemunho da sua vida e pude ver claramente o que enxerga o verdadeiro homem de Deus, que naquele tempo para mim parecia loucura estava muito claro na sua conversão. Poderia contar outros fatos para relembrar alguns que foram profetizados e quando acontecidos fiquei sem palavras. Tenho medo quando ele profetiza. Isaías e Rosângela exemplos para todos nós. Deus o abençoe sempre.

umnt disse...

Queridos, obrigada pelas palavras e não só por elas, mas pela ação de cada um de vocês, abençoando as nossas vidas e ministério. Louvo ao Senhor por ter nos chamado para a Sua Obra. Glorifico ao Seu nome por cada vida resgatada e por essa grande família, unida pelo sangue do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Rô Almeida

Josiane Abecassis disse...

Também nos faltam palavras para agradecer a Deus a existência desse casal, que tem grande importância em nossa vida. Amigos, irmãos, pais do coração, pessoas maravilhosas, que criaram uma ponte do Amazonas ao resto do mundo Neo Testamentário, me lembro como se fosse hoje nosso primeiro contato, as conversas, brincadeiras, viagens às Congregações do Interior, nossa viagem ao Centro Oeste, "e que viagem", nosso fiel motorista e escudeiro, rs, uma loucura dirigir para nós por 18 cidades seguidas... Irmão Isaías e Irmã Rosângela, queremos que saibam a importância que vocês tiveram e tem para o Ministério Neo Testamentário no Amazonas, obrigada por nos apresentar aos nossos irmãos maravilhosos, todos os que conhecemos pessoalmente, via internet, noticiário, Grupos de WatsApp e etc. Muito Obrigada por cada esforço feito em prol ao Reino de Deus, por cada vez que vocês deixaram o conforto de sua casa e a companhia de seus filhos e agora do neto, para nos dar o suporte espiritual tão necessário! Amamos vocês! Com toda a alma! Válber, Josiane, Ana Paula e Queren Hapuque.