sábado, 15 de dezembro de 2012

Por que um crente deve estudar?



 Izaias Resplandes
Estudar, buscar o conhecimento e aprender a sabedoria é orientação da Santa Palavra. É dever do crente.
Ef 4:13 é um texto que ilustra o limite da busca pelo conhecimento. O limite é o conhecimento de Jesus; é a unidade (com todos sabendo todas as coisas); é a estatura de Cristo. Há quem diga que não é necessário buscar o conhecimento para se falar da Palavra de Deus. Que o Espírito Santo nos ensina o que devemos dizer. Mas isso é uma verdade parcial. Cf. Rm 8:26; Mc 13:11; Lc 12:11.
Em situações extremas, em que somos pegos de surpresa, sem termos tido a oportunidade de nos preparar adequadamente, sim, o Espírito intervém, mas quando deixamos de nos preparar sob o pretexto de que o Espírito vai nos dizer o que devemos falar, isso é pecado contra Deus. Cf. Lc 4:12. Estudar é uma necessidade. É um mandamento. Cf. 2 Tm 2:15; Jo 5:39; 2 Pe 3:18; PV 6:6.
O problema com o estudar não está na atividade em si, mas nos motivos que têm levado muitos irmãos a estudar. Em Ef 4:12 temos a instrução a respeito dos objetivos do estudo.Devemos estudar para nos qualificar à realização da obra do ministério, a edificação do Corpo de Cristo. Já Ef 4:14 complementa os motivos do estudo: que não sejamos enganados por aqueles que sabem e não nos ensinam, ou por aqueles que inventam conhecimentos. Em resumo, o estudo deve ser para nos qualificarmos para a obra e para que não sejamos enganados.
Mas nem sempre são esses objetivos que nos animam. As vezes, nós estudamos e nos formamos, não para servirmos melhor ao Senhor, mas para atender os nossos interesses pessoais: ganhar mais dinheiro, arrumar um emprego melhor, progredir na vida. Isso normalmente afasta a pessoa do redil, fazendo com que ela tenha uma atitude cada vez mais distante dos assuntos da igreja, até o dia em que se distancia de vez e não volta mais. Devemos estudar por amor aos demais, para servir melhor ao próximo, para contribuir mais eficazmente com a edificação do Corpo de Cristo. Demos estar atentos nas lições paulinas de Fp 2:4, 21; e 1 Co 10:33; 13:5.
O aprendizado deve ser por amor ao próximo e não apenas em proveito próprio. Quanto mais aplicarmos o que temos aprendido em prol dos demais, mais próximos nós nos tornamos da perfeição e do exemplo modelado por Cristo; e quanto mais nós nos omitimos, nos desinteressamos e deixamos de servir, mais nós nos distanciamos de nosso Senhor.
Se entendermos porque devemos estudar, então estamos prontos para avançar em nossos estudos em prol do crescimento no conhecimento. Cf. Cf. Hb 6:1; 2 Pe 3:18.

3 comentários:

Zigomar disse...

Que bom quando vemos pessoas que agem, usando suas capacidades para beneficiar a Obra de Deus. Com certeza, quando vemos pessoas que se esforçaram tanto para estudar, a fim de adquirir sabedoria e competência e depois aplicam essa sabedoria adquirida para benefício da igreja, da irmandade, da obra do Senhor, isso se torna numa grande riqueza para os que são beneficiados. A Bíblia diz que se alguém necessita de sabedoria peça a Deus que a todos dá liberalmente, mas, é preciso ação; coragem para estudar, para buscar, de outra maneira não vamos aprender. O fato de pedir a Deus já é uma busca. Que Deus dê a você meu irmão, que muito tem se esforçado para conseguir estudar, e tens sido um vencedor nesse esforço, nessa busca, porque tens realmente colhido os frutos desses estudos e não tens ficado apenas para si; mas os tem repassado e muitos de nós, irmãos da igreja, temos sido beneficiados pelos teus conhecimentos. Que todos possamos procurar conhecer e não apenas aceitar o que nos é ensinado, sem estudar, analisar, pesquisar, meditar, enfim. A própria Palavra diz: o meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento. Os. 4:6.
"Quando morremos, nada pode ser levado conosco, com a exceção das sementes lançadas por nosso trabalho e do nosso conhecimento". Dalai Lama.
Abraço e Deus o abençoe sempre, porque sei que seguirás aplicando teus conhecimentos para nos assistir e, pelo que te conheço, seguirás sempre estudando e consequentemente, sempre aprendendo.

Prof. Izaias Resplandes disse...

Bom dia, irmão Zigomar. Obrigado por suas palavras de incentivo. Eu sei que, particularmente, nós somos beneficiados pelo que aprendemos ao longo da vida, com nossos estudos formais e informais... Mas o verdadeiro benefício é ver que, de alguma maneira podemos ser úteis na obra do Senhor. Estudar somente para nós, vale muito pouco. Estudar para os outros... Nisso está a virtude. Pensar nos outros... Nissso consiste a obra. Abraços a você, querido, que está aí no sul, pensando nos outros, preocupado com a salvação e o crescimento espiritual dos outros. Tenha um bom domingo com sua família.

Unknown disse...

Irmão
Estudar para ganhar melhor pra prover o melhor pra a sua família e também contribui pra a obra e até ser canal de benção pra outros é válido também